A arte de Liderar - Parte 1



Dicas para Passar em Concurso

Liderar é uma arte, antes de ser uma ciência. Também é uma ciência, mas acima de tudo é uma arte. Nesta série de artigos sobre o tema iremos abordar os aspectos mais importantes de como desenvolver a nossa habilidade na liderança, desde pequenos detalhes até os itens mais imprescindíveis. Quero te convidar a partir de agora a participar desta surpreendente viagem onde iremos encontrar e aperfeiçoar o líder que existe em cada um de nós.

Vamos iniciar falando sobre três definições a respeito do que NÃO é liderar.

- Liderar não é mandar.

O chefe manda, o líder orienta. Líder pensa junto, e resolve junto. A decisão de um bom líder, muitas vezes, parece ser o desejo de todos, no entanto, é a orientação do líder que levou a todos a entender o melhor caminho. Líder não manipula, nem é manipulado. O bom líder Orienta.

- Liderar não é cobrar.

Liderar é incentivar, tornar as pessoas responsáveis por seus próprios destinos. Quem cobra é quem não recebeu o que deveria. O verdadeiro líder, não aguarda vencer o prazo para cobrar. Ele acompanha o processo, e incentiva a finalização e a superação. Ele não deixa na dúvida, é claro a respeito de suas expectativas.

- Liderar não é ser o melhor em tudo.

É acreditar nas pessoas, e que cada uma delas possui algo que você não tem, e que é esta característica que irá completar a equipe e fazer ela produzir. Ele não tem baixa estima, ele cura a baixa estima. Ele não sufoca talentos, mas aperfeiçoa talentos. O bom líder pode não ser o melhor em tudo, mas certamente é o melhor professor para futuros lideres.

Nas próximas matérias estaremos detalhando questões como Reconhecimento, Visão, Feedback, Metas, Equipe motivada e muito mais, venha e confira!

Veja outros artigos sobre Liderança

Gilliard Lima

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.