Dicas selecionadas para quem quer passar em concurso.


2 de dezembro de 2008

Dicas para Passar em Concurso


Listo abaixo 7 atitutes que fazem a diferença tanto para passar como para melhorar a colocação:

.Faria primeiro uma lista das minhas potencialidades.
Temos o costume de citar em primeiro lugar as nossas fraquezas, mas antes disto precisamos listar as nossas qualidades, potencialidades, habilidades e potencialidades. Em qual matéria temos mais facilidade. Se possível pare e anote.
..Verificaria qual a matéria mais detesto?
Qual a que você mais detesta? Certamente é a que tem mais dificuldades também. Então anote ai também, e vamos prosseguir.
...Leria o edital antes de fazer a inscrição.
Nos editais encontramos muitos detalhes importantes, que podem nos fazer inclusive decidir que não é interessante participar de um concurso, ou que em certas datas não poderemos estar presente devido a outros compromissos (quem sabe até mesmo outro concurso na mesma data!)
Quantas matérias preciso estudar. Muitas pessoas começam a estudar sem saber exatamente o que vai cair, isto é perder tempo. E o tempo é precioso para quem deseja passar em um concurso.

....Definiria prioridades.
Não se pode fazer tudo, imagine fazer tudo ao mesmo tempo. E ao fazermos muito ao mesmo tempo corremos o risco de não conseguirmos fazer nada muito bem feito!
Aquelas pausas para o lanche de 3 em 3 minutos, aquela dúvida entre estudar e sair para dar uma voltinha (que acaba durando horas), esses tipos de atitudes tem um nome: falta de prioridade. Para termos algo maior amanhã precisamos renunciar algo hoje. Ok? Priorizar é necessário para passar!
.....Criaria Flash Card
Flash Card é uma técnica excelente de memorizar informação. Você recorta um cartão (pode ser de cartolina mesmo), escreve uma pergunta em um dos lados dele e a resposta no outro. Pronto! Basta tentar se lembrar do que está escrito do outro lado. Depois de um tempo praticando, você acaba por assimilar a matéria de uma maneira surpreendente. Em breve estaremos publicando uma matéria especifica sobre o assunto.
......Definiria três metas:
1º - Ser aprovado!
Afinal, se não for para passar de que vale fazer? Temos que ter como o nosso primeiro objetivo ser aprovado!
2º - Ficar bem colocado!
Passar apenas não leva ninguém para o trabalho, é importante passar bem colocado, quem se contenta com qualquer coisa, então qualquer coisa já está bom.
Alguém pode dizer, sendo aprovado já está bom. Diga: "Ficando entre os primeiros, já está bom!"
3º - Dominar no mínimo uma das matérias!
Se não puder ficar tranquilo em pelo menos uma matéria, significa que não vou ficar tranquilo em nenhuma matéria! Ou seja vou ficar simplesmente apavorado. E isto não é modo de se participar de um concurso, ou vestibular. Por causa disto (do apavoramento) é que temos os famosos "Brancos".
E branco significa saber e não conseguir lembrar do que sabe que sabe! Terrível, não?
Então mãos a obra, de preferência fique craque na matéria que tem mais dificuldade!
.......Acessaria A FraseseReflexoes todo dia  :)
Afinal, aqui você encontra matérias super interessantes, os concursos que estão saindo e ainda por cima técnicas para memorizar tudo o que precisar! Continue acompanhando, a cada dia estamos com mais novidades especialmente para você!
Em breve estaremos com uma série de artigos direcionados ao tema: Concurso e vestibular: Como passar?
Não deixe de acompanhar as matérias abaixo, muita informação importante para quem está se preparando para prestar concurso ou vestibular.
Gilliard Lima