14 de outubro de 2011








Em toda caminhada iremos encontrar pedras a bloquear o caminho, algumas pequenas que se conseguirem um espaço em nossos calçados, irão, mesmo sendo pequenas, nos causar grande desconforto, são as chamadas “pedra no sapato”. Outras nos fazem olhar para cima e perguntar: quem foi que colocou esta montanha aqui?

A maneira como lidamos com um problema é determinado por nossa capacidade de olhar para ele de diversos ângulos. E ainda pela nossa atitude diante dele. Alguns olham para o problema como um ser grande e poderoso passando a venerá-lo. Ou ainda como um companheiro inseparável, alguém que vai fazer parte de sua vida, e jamais tentará destruí-lo, afinal o problema é seu amigo.
A maioria de nós lida com o problema como um arquiinimigo, alguém que não tem nada de bom, que possui tudo o há de mais desprezível, e que poderá estar te atacando a qualquer momento, então o melhor é destruí-lo ou imobilizá-lo.
Na verdade a melhor maneira de agirmos diante de um problema é vê-lo como um degrau. Um degrau na escada do sucesso, do desenvolvimento profissional, do crescimento como ser humano. Quando avançamos em direção a ele desta maneira, estaremos aptos a aprendermos o máximo possível para enfrentarmos os próximos problemas.
Resumindo: Com sabedoria e determinação podemos aprender a chutar as pedras no caminho. E cada dia seremos capazes de chutar pedras maiores, pois a habilidade se aperfeiçoa na prática que busca a perfeição.
Se realmente aprendermos a "chutar pedras", posicionando elas onde precisam estar, poderemos adquirir uma pontaria suficiente para enviar elas para um local que possa mais a frente nos servir de degraus para melhores lugares. Traduzindo: Transforme os seus problemas em oportunidades de crescimento, seus defeitos em pontos de partida para seus pontos fortes. Acredite, você só tropeça em pedra que faz parte do seu caminho, e se este é o seu caminho você vai chegar lá!




Este texto faz parte do livro "O que eu quero é... passar em um concurso" escrito por Gilliard Lima, para conhecer mais clique aqui.