Como controlar meus pensamentos?

É possível ter completo controle do que está pensando?
Como controlar sua mente?
Você está parado, mas sua cabeça corre a mil por hora. Aparentemente faz silêncio total, mas seus pensamentos gritam desesperados. E um deles de vez em quando diz timidamente:

Como controlar meus pensamentos?

Qual será o segredo, a chave para colocar os pensamentos em ordem e parar com esta bagunça? Ou ainda, existe uma maneira de conseguir pensar apenas sobre o que se deseja pensar, sem se distrair, realizando algo com foco e concentração?

Vamos buscar uma resposta:


Primeiro passo: Entenda sua mente!

Imagine seu cérebro como um gigantesco programa de televisão, onde bilhões de participantes estão competindo. As regras do jogo normalmente são simples e práticas, porém não são definitivas. O grande premio: a sua atenção. Fama e sucesso na arena do seu cérebro, é tudo o que eles desejam.
Veja quais possivelmente são as regras que estão em vigor em sua mente:


1 - Falem sobre coisas que emocionam o dono do programa.
Os competidores - que poderíamos chamar aqui de neurônios - tem cada um deles uma palavra e irão um após o outro gritando uma palavra, quem conseguir uma palavra que emocione mais o dono do programa - você - irá receber mais atenção. Então por que eles deveriam falar de matemática, ou sobre gratidão, se os assuntos que mais chamam a sua atenção são injustiças, raiva, tristeza e desilusão?  
O que podemos aprender aqui: Pare de dar atenção apenas a assuntos ruins, não aceite premiar estes competidores trapaceiros que só lhe oferecem coisa sem nenhum proveito, coisas que irão lhe fazer mal. Comece a olhar para aqueles pensamentos que falam de coisas boas, de sucesso, de vitória, de gratidão, de certezas, de possibilidades.
Mude a regra para: Falem sobre coisas que motivem o dono do programa.


2 - Mantenham o assunto atual a todo custo
Os competidores vão buscar a todo custo não mudar de assunto, se o assunto for injustiças que sofri, eles irão continuar firmes neste tema, não vão sair dele de jeito nenhum, sempre haverá alguém que saiba uma palavra que ajude a defender o assunto atual, desde que ele seja emocionante e capaz de captar sua atenção. E para isto vão conseguir formular justificativas mil, de maneira a não perder o jogo.
O que podemos aprender aqui: Não aceite quando o tema não muda, é o dia inteiro a mesma coisa, não aceite. Não vale a pena, estão trapaceando, só alguns deles estão se destacando, isto não é justo, todos os pensamentos devem ter direitos iguais, e não apenas aqueles que apelam para temas vergonhosos como sexo, violência, difamação e mentira. Quando o primeiro deles se levantar dizendo algo como: "é que..." você deve eliminar este participante, diga para ele: você está fora! Está querendo permanecer no mesmo assunto, isto é injusto com os outros pensamentos!
Mude a regra para: Mantenham o assunto apenas quando necessário.


3 - Quem faz aliança ganha mais atenção
Com o objetivo de se tornar famoso muitas vezes os neurônios formam times, eles combinam que sempre que um deles tiver oportunidade irão ficar jogando um para o outro, alguns times são gigantescos, com mais de um milhão de participantes que só aceitam passar a vez para um do mesmo time.
O que podemos aprender aqui: novamente estão tentando controlar você, e estas alianças estão longe de ser benéficas, ao invés de obter soluções bem pensadas você obtém apenas aquelas mesmas idéias, soluções e pensamentos, pois o "grupinho" está no controle. Então comece a identificar estes grupos, tente pensar sobre o que está pensando, e quando notar que é aquele grupo de pensamentos novamente, dê um xeque-mate, passe a vez deles, e eles vão aprender com o tempo a não ser tão "fominha" e deixar os outros participarem também.
Mude a regra para: Quem faz aliança com todos ganha mais atenção.


4 - Quem responde primeiro leva tudo
Esta é uma regra muito boa, pena que esteja sendo usada para trapacear: é normal que o primeiro a acertar leve tudo, pois afinal de contas ele acertou, porém o que se tem visto no campo do seu cérebro é o seguinte, conforme eles vão acertando - ou mesmo quando erram, mas dizem algo que você queria ouvir - vão ficando maiores, eles são alimentados pelo seu olhar, isto mesmo, se você fixa o seu olhar em um determinado pensamento durante alguns dias, logo ele estará mais forte e rápido do que todos os outros. O problema é que conforme eles crescem vão ficando orgulhosos então quando surge uma pergunta eles gritam tão alto que você não ouve mais ninguém e aí você pensa que só ele respondeu, quando os outros concorrentes foram abafados por ele. 
O que podemos aprender aqui: que nem todas as vezes nos devemos ouvir apenas o primeiro pensamento e já ir resolvendo tudo sem ouvir o segundo, terceiro, quarto, e quinto colocado, pois eles podem ter uma resposta melhor. Não se precipite, não assuma que o que gritou mais alto e primeiro é o que está certo, aguarde a chegada dos outros e veja o que trouxeram, afinal de contas eles também chegaram, e de alma maneira terão seus argumentos.
Mude a regra para: Os primeiros colocados dividem o prêmio.

Segundo passo: Mude as regras do jogo!

Faça alterações nas regras, conforme as dicas acima, não aceite a mesmice de sempre que sempre te leva a lugar algum, mude sua maneira de pensar e terá mudado sua vida.
Depois de tudo isto talvez você esteja se perguntando:
Certamente não é fácil, mas é possível?
A resposta é: sim, é possível!
E como podemos saber que é possível?
Porque a Palavra de Deus afirma que nós devemos levar todos os nossos pensamentos cativos aos pés de Jesus, ou seja, não devemos nos sujeitar aos nossos pensamentos, mas eles precisam se sujeitar a nossa vontade. E Deus sempre nos pede algo que podemos oferecer. Então vamos lá, comece agora a domar cada um deles, não dando muita atenção aos que só falam de coisas ruins, não aceitando que eles formem grupinhos e falem só das mesmas coisas, nem se precipitando em aceitar o que o primeiro diz como verdade. E no final você estará controlando seus pensamentos!

Gilliard Lima

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.Filipenses 4:8

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.