Quem irá passar no concurso? Veja aqui uma rápida reflexão sobre esta questão.


21 de abril de 2012




Ebook disponibilizado gratuitamente!
Passar em um Concurso!
Por Gilliard Lima
Continuação do ebook "Passar em um Concurso": [ver índice]




 Quem passará no concurso?









Vamos fazer uma profunda reflexão sobre esta pergunta: Quem passará no concurso?
Certamente quem tirar a melhor nota! Certo, sim normalmente é assim. 
Quem tirará a melhor nota? Quem marcar as respostas corretas, ou seja, quem souber mais sobre os assuntos tratados na prova.
E quem saberá mais? 






  • Quem possuir um maior conhecimento prévio sobre o assunto tratado, antes mesmo do lançamento do edital.
  • Quem tiver aprendido mais sobre o assunto após o lançamento do edital.
  • Quem estudar o material correto.






Sobre a primeira resposta não podemos obter grande vantagem se o tempo que dispomos é pequeno, pois se trata de conhecimentos gerais sobre assuntos variados. Na segunda resposta podemos trabalhar de maneira ampla, bem como a terceira, da maneira que segue abaixo:


O primeiro material a ser estudado é o edital, se  você dominar tudo o que está no edital, você certamente irá passar, e mais ainda, terá uma boa colocação. Normalmente quem fica nas melhores colocações não chega a gabaritar a prova, apenas erra menos, algo em torno de 10% a 30%.

Após ter estudado o edital, e saber exatamente o que irá “cair” na prova, passe a busca do material, não comece a estudar ainda, não chegou a hora, não vale a pena desperdiçar energia em algo tão importante. Encontre o material, compre, pesquise na internet, digite o nome do edital juntamente com a palavra apostila em algum site de busca e certamente encontrará muita informação. Há inclusive material em áudio para você ouvir.




Lembre-se: Quem irá passar é aquele que estudar o material correto, e para isto não é necessário dinheiro, apenas saber procurar, e a internet é um excelente lugar.
Mas não basta possuir o material correto. Há um item que é indispensável. O primeiro lugar será de quem tiver aprendido mais sobre o assunto. Antes e depois do lançamento do edital. Antes na maioria das vezes é um pouco complicado, mas depois é fácil. Se você já tem o material, vamos ao próximo passo: A aquisição do conhecimento.

Utilize as técnicas aqui propostas e adicione as que vamos expor a seguir:- Marcas na mente: 




Pegue duas canetas de  cores diferentes e comece sua leitura. Vamos supor que você escolheu as cores vermelho e preto. Quando encontrar uma palavra que desconhece, sublinhe com a caneta vermelha, não pare a leitura  pois pelo contexto acabará descobrindo o significado, assim que completar cerca de cinco palavras em vermelho pare, pegue o dicionário e busque o significado de cada uma das cinco palavras. 
Se não tiver um dicionário compre um, podemos encontrar mini-dicionários por menos de R$ 5,00, vale a pena o investimento. 
A  cada parágrafo lido, escolha uma palavra, a mais importante do parágrafo, a que mais expressa a informação que o parágrafo estava querendo passar e sublinhe de preto (ou qualquer outra cor que tenha escolhido). Não deixe nenhum parágrafo sem uma palavra sublinhada, se necessário sublinhe duas por parágrafo.
Após terminar de ler o texto passe todas as palavras sublinhadas em preto para uma folha em branco e carregue em sua carteira nos próximos dias.
Escreva então no centro da folha o assunto principal do texto que pretende fixar. A partir deste assunto principal se pergunte quais os sub-tópicos mais importantes, escreva cada um deles ao redor do assunto principal dando um pequeno espaço para desenhar um seta que irá partir em direção aos subtópicos. Novamente a partir dos sub-tópicos tente criar outras ramificações de forma a explicar em poucas palavras as relações entre os assunto mais importantes.
Ao terminar armazene em lugar seguro, porém, de fácil acesso, e anote em sua agenda para procurar dentro de uma semana para dar uma rápida olhada e novamente repetir o processo. Faça isto por cerca de quatro vezes com mapa do saber que você criar.

 - Cartão do conhecimento:

Para esta técnica recorte uma cartolina de maneira a possuir vários cartões que possam ser colocados em sua bolsa ou carteira. Faça uma leitura de um texto e anote as sete palavras que mais lhe chamaram atenção no texto, não anote mais do que sete para não tomar muito tempo. 
Guarde em sua carteira/bolsa ou em outro lugar que possa sempre estar a mão, ou que sempre esteja sendo alvo da sua atenção. Diariamente selecione, tirando ao acaso, alguns dos cartões e tente explicar para você mesmo o que significa, ou representa, cada uma das palavras.
É importante também anotar quando o assunto já está suficientemente estudado para não mais se deter nele. Quando verificar que já dominou o assunto de um cartão deixe ele guardado em local separado, e só o revise quando estiver mais perto da prova.

 - Crianças superdotadas:

Para realizar esta técnica você precisará de um lugar onde possa estudar  sem interrupções. Imagine então que você tem a sua frente uma criança super curiosa que quer saber sobre o que está estudando. Ela quer aprender tudo o que você puder lhe ensinar. 
Então comece a explicar para esta criança imaginária (na verdade para você mesmo), cada parágrafo que for lendo, mas lembre-se que deve falar em uma linguagem que a criança possa compreender, e por mais curiosa que ela seja não conhece termos técnicos, nem mesmo coisas muito complicadas. Então é sua tarefa como bom educador lhe explicar da maneira mais simples possível.
A criança imaginária  provavelmente não irá aprender muita coisa, mas você terá grande chance de passar no concurso! 
O retorno desta técnica, bem como de todas as outras acima citadas é garantido. Elas estão baseadas nas mais recentes descobertas na área de aprendizagem e funcionamento do cérebro, bem como em observações e prática deste autor que vos escreve. 
Se você ainda tem dúvida, experimente. Você não irá se arrepender disto.

 






 Estou torcendo por você







Ao receber a notícia de sua classificação, me envie um e-mail [g92111000@gmail.com] contando como foi a sua conquista, ficarei muito feliz pela consideração e espero poder ter ajudado de alguma maneira. 
No mais, estou a disposição para maiores esclarecimentos e dúvidas com relação  ao material aqui apresentado.
Um abraço e bom trabalho (em seu novo emprego). 






Gilliard Lima




Estou disponibilizando neste blog o livro "O que eu quero é... Passar em um Concurso!" para leitura online.




Para ter acesso ao índice e ler todo o livro clique no link abaixo:

 Ebook: Passar em um Concurso! - Por Gilliard Lima

Caso queira adquirir a versão impressa do livro clique aqui:


Procurando por Dicas para Concurso?

Artigo publicado originalmente em Ebook: Passar em um Concurso!
Todos os direitos reservados.