O Triângulo da Motivação: Como Realizar Grandes Projetos?


Frases

Frases


"O que te motiva é o seu destino,
chegar até ele é a sua missão."

O que é necessário para fazer uma fogueira? Segundo alguns estudiosos basta estarmos atentos ao chamado Triângulo do Fogo: calor, comburente e combustível, três elementos indispensáveis para haver fogo. Se um deles faltar não há combustão. O calor é a chave que dá a partida, seja através de um isqueiro ou de um fósforo. O comburente mais comum é o oxigênio, sem ele o fogo se apaga. O combustível costuma ser a lenha. Tudo isto bem arrumado pode resolver muitos problemas no meio da mata - e também pode criar problemas se não for bem feito...

Quando falamos em motivação temos um cenário muito parecido com a fogueira, muitos discutem se podemos motivar ou não outra pessoa, ou se cada um é responsável por sua própria motivação, mas a verdade é: nenhum dos dois está errado.
Como a fogueira a motivação também depende de três elementos, vejamos agora O Triângulo da motivação:

Calor: É o incentivo, o que te faz começar a andar em direção a uma meta. O calor é a parte da motivação que depende de alguém além de você, alguém que o inspire. Os verdadeiros líderes sabem exatamente do que estamos falando, eles estão sempre prontos a acender a fogueira, a fazer algo diferente que traga motivação as pessoas.

Comburente: na fogueira é o ar - o oxigênio - na motivação é o ambiente, um ambiente desmotivador não ajudará a fogueira a queimar, por fim a apagará. Sempre que possível fique longe de um ambiente em que paira a negatividade e o "não vai dar certo".

Combustível: Este é o segredo da fogueira, o combustível da motivação é você, são suas qualidades de vencedor: determinação, força de vontade, paciência, persistência e resiliência.
Quando você tem um bom combustível, a fogueira não se apaga diante de um tempo ruim, ou da falta de quem o motive, você continua queimando, continua motivado a vencer. Se soubermos selecionar nosso melhor combustível, não a lenha verde que só faz fumaça, mas a lenha seca que vai queimar e gerar mais calor, teremos uma bela fogueira. Mas como podemos escolher a lenha de nossas fogueiras? Escolhendo nossos motivos, se eles forem fortes, se forem bons motivos a motivação não vai nos deixar.

Temos apenas uma diferença - muito importante - entre a fogueira e a motivação que é a seguinte: Se a fogueira se espalhar teremos certamente um grande problema, mas se a motivação não se espalhar aí é que estaremos em meio a um problema dos grandes!

Motivação não nasce, ela está presente em todos nós, a motivação acontece quando nos unimos por uma causa, quando passamos a caminhar em apenas uma direção, e para isto precisamos de um bom ambiente, de um bom líder, e acima de tudo: do desejo de fazer acontecer. Para a motivação acontecer precisamos estar preparados, pois a recompensa da motivação é a conquista da vitória.

Gilliard Lima



Veja mais frases e reflexões!


------------------ Artigo publicado originalmente no site FraseseReflexoes.Net------------------

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.