Guerra da Mente

Reflexão
Reflexão sobre a Mente

Não é fácil entender o que se passa em nossa mente. A cada segundo uma quantidade incalculável de pensamentos emergem e se fazem conhecer. É interessante que mesmo diante da alta tecnologia muito pouco se sabe sobre o que se passa na mente humana. No entanto não precisamos de tecnologia para entender que nossa mente está em constante guerra, uma guerra - por vezes - silenciosa, uma guerra contínua pelo bem mais valioso no campo da mente: a sua atenção.

Lembra quando você está tentando se concentrar e algo insiste em saltar em sua mente? Quando uma música não sai da sua cabeça? Ou ainda quando você não consegue se libertar de uma ideia, passa o tempo todo pensando em um só assunto, a ponto de outras pessoas dizerem que você só fala nisto? Pois é, a guerra tem ganhadores e perdedores, e não é diferente em sua mente.

Quando você vê um pensamento se fortalecer e constantemente irromper em sua consciência saiba que é porque ele está vencendo. Mas nem sempre isto é bom, muitas vezes quem está perdendo somos nós, ficando reféns de nossos próprios pensamentos. Para que tenhamos uma ideia persistente ao ponto de várias vezes ao dia sermos "tomados de assalto" por ela é necessário que antes ela tenha sido alimentada, e talvez até mesmo agora, neste exato instante, você esteja alimentando ela.

Para entender melhor imagine que sua mente é um planeta, e que ele se divide em várias nações, e cada nação representa uma importante grupo de pensamentos. Estas nações estão constantemente em guerra, isto é fato. Eles buscam receber ativações sinápticas, e isto é o que os alimenta. Em outras palavras: A sua atenção é o alimento tão desejado e disputado por estas nações. Algumas delas são boas, outras nem tanto. Algumas lhe fazem bem, outras lhe levam para onde não quer ir. Como podemos então agir para tomarmos novamente o controle de nossa mente?

Faça aliança com todos os pensamentos que são bons, puros e dignos. Não aceite aqueles que buscam o seu mal.

Como cristão, eu pessoalmente levo meus pensamentos aos pés de Jesus, e nas mãos dEle os entrego, de maneira que sei que dia após dia derrotarei com a ajuda de Deus os pensamentos que insistem em tentar roubar meus sonhos, matar minha esperança e destruir minha felicidade. Antes, fortaleço em minha mente as "nações" que me trazem esperança, que ampliam minha fé e me levam a amar com mais sinceridade.

Realmente uma coisa é certa: O que permito que entre em minha mente e no meu coração é o que ei de me tornar.

"Sobretudo o que se deve guardar guarda o teu coração, pois dele procedem as saídas da vida" Pv 4.23

Gilliard Lima


--- Artigo publicado originalmente no site FraseseReflexoes.Net ---

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.