Mudando o Nome - Gênesis 17

quem pode mudar de nome
Mudando o Nome

"E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome;
porque por pai de muitas nações te tenho posto;"
(Gênesis 17.5)

Dois Nomes, Duas Histórias

Abrão x Abraão


Abrão, que significa "Grande Pai" ou ainda "Pai Exaltado", passou a se chamar Abraão, "Pai de uma multidão".

Deus mudou o seu nome e foi exatamente neste momento que Deus mudou a história deste homem.

Agora ele já não mais seria conhecido por este nome, não mais seria motivo de riso para muitas pessoas (ou você pensa que não era motivo de riso alguém se chamar Grande Pai e na maior parte de sua vida não ter nenhum filho?), pois bem, ele agora teria motivos para muito riso, pois Deus iria alegrar o seu coração com seu filho Isaque (que, a propósito, significa "Riso"). Abrão finalmente iria ter um grande motivo para sorrir.

Mas antes, antes de se alegrar sobremaneira, havia algo a ser feito: Ele precisava entender que Deus não queria apenas abençoar a vida dele, mas fazer dele uma benção para todas as famílias da Terra. Deus desejava fazer uma aliança, um concerto com toda a descendência que haveria de nascer, para que ela se constituísse em um povo especial, separado para boas obras, escolhido para ser benção.

Deus desejava colocar neste povo algo que o distinguisse de todos os outros, uma marca, um sinal de que era um povo especial. Deus então instituiu a circuncisão. Todo macho, todo homem, receberia uma marca ao oitavo dia de nascido e assim se saberia que este era um descendente de Abraão, o "pai duma multidão".

Deus não apenas estava começando um novo capítulo na história de Abraão, mas também estava dizendo a Abraão que a partir daquele momento a história dele não seria apenas a história de Abraão, mas a história de Abraão, da Descendência de Abraão e do Deus de Abraão.

Quando Deus quer mudar nossa história o que Ele faz é mudar o nosso nome, mas talvez você diga: "Deus nunca mudou o nome de ninguém que eu conheço", mas eu posso lhe provar que Ele já fez isto muitas vezes, e até pode ser que tenha feito com você, vejamos:

O que é um nome? é a forma como as pessoas chamam alguém, você me dirá. E como chamam um homem que está perdido? De homem perdido! Sim chamam uma pessoa por seu nome, mas também chamam através de inúmeros outros adjetivos, e nem sempre são bons, olhemos para alguns deles: "drogado, mentiroso, viciado, fofoqueira, espancador, infiel, ladrão, preguiçoso", só para citar alguns nomes, que as pessoas utilizam, que são extremamente ruins. O que acontece quando um homem que era chamado assim tem sua vida transformada por Deus? Ele recebe um novo nome, passa a ser chamado por nomes bem melhores, veja alguns: servo de Deus, benção, trabalhador, amigo leal, pregador, irmão, irmã, bom esposo, mulher virtuosa, filho amado, e muitos outros ainda melhores que estes.

O seu nome não é apenas aquele que foi registrado no cartório, mas também é como você é chamado, como é conhecido pelas pessoas. Pode ser algo bom, ou algo ruim. Mas todo mundo tem um nome pelo qual é conhecido. Talvez a própria pessoa desconheça exatamente como é chamada, pode ser que algumas vezes seja apenas calúnia, mas todos temos nomes. E o que Deus quer fazer é mudar o nosso nome. O que Deus deseja é nos dar um novo nome, um novo nome significa também uma nova história, uma nova reputação, significa retirar de sobre nós o que nos fazia ser motivo de riso, e a partir de então utilizar o que estava contra nós para nos fazer sorrir novamente, retirando de nós toda lágrima. Este é o objetivo de Deus, que é conhecido por muitos nomes, entre os quais Bom, Fiel, Verdadeiro, Justo e Santo. Também é conhecido por Deus de Amor, pois o que tinha de mais valioso renunciou para confirmar em testamento eterno que haveria de dar o seu sobrenome a todos que O escolhessem por Pai.

Assim como a circuncisão dos descendentes de Abraão, a marca dos servos de Deus de nosso tempo não é algo visível para todos, é algo intimo, escondido, ela está no coração dos escolhidos, daqueles que aceitaram a Cristo, e são Filhos de Deus, ou seja daqueles que são guiados por seu Santo Espírito. A marca da nova aliança no sangue de Cristo, ou seja a marca que possuem aqueles que confessaram seus pecados, seus erros, suas falhas e aceitaram ser justificados por Jesus, em seu sacrifício para pagar o preço do pecado em nosso lugar. A marca de Cristo.

Deus é o Pai Exaltado, que desejou uma multidão de filhos, e por isto nos enviou seu Filho Jesus para que por meio deles pudéssemos receber a marca de Cristo, e o nome de Cristãos, e de Filhos de Deus, para começar com Ele uma Nova Vida. Foi por meio de Abraão, e seu descendente - Jesus Cristo - que ganhamos a oportunidade de ter um novo nome, e foi assim que tudo começou. Certamente os mistérios da sabedoria de Deus que envolvem este capítulo das Sagradas Escrituras são inúmeros, e estamos apenas tocando nas bordas deles, mas um deles certamente é: Deus muda o nome do homem, e muda a história do homem também, basta que ele creia e permaneça fiel, dando ouvidos a Voz de Deus e Esperando em Suas Promessas com a certeza que no tempo determinado o que há de vir virá e não tardará, pois Fiel é o que prometeu, o qual também o fará.

Deus cumpriu suas promessas a Abraão e quer cumprir as que Ele tem lhe feito, para que todos venham a te conhecer por um novo nome, por um nome muito melhor.

Perguntas que geram Reflexão


1) Qual é o nome que eu tenho?

2) Qual o nome que os homens me dão?

3) Qual o nome que Deus deseja me dar?

4) Tenho a marca de Cristo?

5) Deus já mudou o meu nome?

Reflexão que gera Atitude


1) Leia o capítulo 17 de Gênesis pedindo a Deus mais discernimento para entender como Deus age na nossa vida.

2) Busque entender qual é o seu nome hoje, como você é conhecido pelas pessoas e como Deus quer que você seja conhecido. Qual o nome que ele quer te dar.

Gilliard Lima


- Reflexão Bíblica publicada originalmente no site FraseseReflexoes.Net -

Clique aqui e receba estas Frases e Reflexões no seu email!

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.