Atitudes e Palavras - Gênesis 30


Atitudes e Palavras


Influenciar e ser Influenciado



"Então lhe disse Labão:
Se agora tenho achado graça em teus olhos, fica comigo.
Tenho experimentado que o Senhor me abençoou por amor de ti."
(Gênesis 30.27)

Suas Atitudes e Palavras


Não podemos negar um fato: Estamos todos conectados. Olhe bem, não estou falando da internet, e sim da conexão que há entre os seres humanos. Os seus atos e palavras alcançam outras pessoas, e estas por sua vez alcançam outras, e assim sucessivamente até que todos estejam interligados.

O que isto significa?

Que em maior ou menor grau você sempre está influenciando as outras pessoas. A sua vida pode ser o motivo de felicidade ou de tristeza para muitas outras pessoas. Você pode edificar vidas, ou destruir vidas. E este poder está escondido na sua atitude, nas suas palavras e nas suas decisões.

Imagine o seguinte: você está rodeado por pessoas que possuem um bom coração e continuamente buscam fazer o bem para as outras pessoas. Queira você ou não será impactado pelo exemplo destas pessoas. Diante disto só haverá dois caminhos: Ou você se tornará mais parecido com eles, ou ficará cada dia mais diferente deles. Não tem como manter contato, e não ser gradualmente transformado.

O que as pessoas do seu convívio fazem é o que você terá mais chance de fazer. Não há como negar. Você pode até não agir da mesma maneira que eles, mas será uma exceção a regra. E se isto for verdade, eles estarão sendo transformados por sua maneira de agir. Todos queremos fugir desta realidade, afinal de contas ninguém quer admitir que pode ter que mudar algo, todos querem parecer que estão prontos e não precisam de nenhum "retoque". (Eu - pessoalmente - me acostumei a atender o telefone com a seguinte expressão: "Pronto!", mas estou realmente pronto? Acredito que estamos todos em "fase de construção")

Na verdade, nossas atitudes e palavras não são verdadeiramente nossas, mas sim um aglomerado de pensamentos e atos que aprendemos a imitar observando os outros. E hoje repetimos aquilo que admiramos e evitamos o que desprezamos. Porém mesmo que tenhamos observado milhares de vezes alguém agir de determinada maneira sempre teremos a oportunidade de agir de maneira diferente.

Nós sempre temos opções, o que ocorre, na maioria das vezes, é não enxergarmos nossas opções.

Uma consequência interessante da verdade mencionada nesta reflexão é que quando alguém está Andando com Deus acabará por ser influenciado por Ele. Passará a ter atitudes e palavras mais parecidas com as atitudes e palavras de Deus. Uma das características que rapidamente reconheceremos como "de Deus" é a capacidade de abençoar outras pessoas. Deus derrama suas bençãos sobre todos, bons e maus, ricos e pobres, homens e mulheres, grandes e pequenos. Deus é um abençoador por excelência! Então quem anda com Deus acaba por se tornar também uma pessoa que abençoa os outros. Foi exatamente isto que aconteceu com Jacó, ele se tornou uma benção para seu tio Labão, que acabou por reconhecer isto quando notou como havia prosperado durante o tempo que Jacó havia estado ao seu lado.

Quando queremos ficar mais parecidos com alguém precisamos andar com esta pessoa. Se há alguém que vale a pena seguir é o nosso Deus, que é perfeito e modelo em tudo que precisamos aprender e melhorar. Sejamos, pois, imitadores de Deus, seguindo seus passos para que possamos ser também fonte de bençãos para todos que nos rodeiam, e de alguma forma - tendo algo de bom a oferecer - oferecer as outras pessoas um bom exemplo a seguir, e ainda mais: influenciar as outras pessoas de uma maneira positiva.

Perguntas para Reflexão:


1) Eu sou uma boa influência?

2) Sou fonte de bençãos para outras pessoas?

3) Estou parando para pensar nestas perguntas ou só passando os olhos por elas?

4) Vamos ler juntos hoje o capítulo 30 do livro de Gênesis que inspirou esta reflexão para entender melhor esta mensagem?

Gilliard Lima
- Reflexão Bíblica publicada originalmente no site FraseseReflexoes.Net -

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.