O que Esperar do Futuro? Gênesis 18

O que Esperar do Futuro
O que Esperar do Futuro

Semeando e Colhendo - A Justiça de Deus


"E chegou-se Abraão, dizendo: Destruirás também o justo com o ímpio?"
(Gênesis 18.23)

A Justiça de Deus e a responsabilidade do homem


"Disse mais o Senhor: Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito," (Gênesis 18.20)

São tantas questões, tantas perguntas que um homem pode fazer a Deus, e nós já imaginamos certamente quando o encontrarmos o que queremos perguntar. Aguardamos ansiosamente por esta oportunidade. Abraão teve esta oportunidade, e a pergunta que ele fez foi: "destruirás também o justo com o ímpio?"

Abraão poderia perguntar muitas coisas, poderia falar sobre seu sobrinho, poderia dizer a Deus que livrasse seu sobrinho Ló, pois ele morava na cidade que Deus estava para destruir por conta da multidão de seus pecados. Mas Abraão perguntou: "destruirás também o justo com o ímpio?"

Abraão fez uma pergunta que já sabia a resposta, logo após ele diz: "Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja como o ímpio, longe de ti. Não faria justiça o Juiz de toda a terra?" (Gênesis 18.25) Abraão conhecia o Deus que servia, e ele sabia que Deus é Justo Juiz de toda a terra, por isto ele clamou desta maneira, mas e nós: conhecemos o Deus que servimos? Conhecemos sua justiça?

Deus é Justo. Isto é fato. Não se discute, não se põe em debate esta questão. Agora o COMO Deus executa a sua justiça é um assunto por demais interessante para que deixemos passar a oportunidade de nos aprofundamos neste ponto, vejamos alguns versículos importantes da Palavra de Deus sobre este tema:

O Arrependimento do homem

"E, convertendo-se o ímpio da sua impiedade, e praticando juízo e justiça, ele viverá por eles." (Ezequiel 33.19)

O homem que se converte, confessando e deixando seus pecados irá alcançar perdão, se ele crer que Jesus é o Filho de Deus que se entregou por seus pecados alcançará misericórdia e Vida Eterna.

O Retrocesso do homem

"Desviando-se o justo da sua justiça, e praticando iniqüidade, morrerá nela." (Ezequiel 33.18)

Se o homem que recebeu a verdade de Deus voltar atrás e escolher cair novamente nas garras do pecado, tendo amado mais o mundo e as mentiras do Diabo, por fim será tragado pela morte eterna.

A caminhada do homem

"Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará." (Gálatas 6.7)

Tudo o que o homem faz, de bom e de mal, estão diante de Deus, e ao tal homem sobrará como recompensa colher os frutos do que semeou.

Se semear o que é mau, colherá o que é mau, se semearmos pecado, colheremos destruição e morte.

Se semear o que é bom, colherá o que é bom, se semearmos vida e paz, esta também será nossa colheita.

Temos todos os dias a oportunidade de escolher o caminho a seguir, o que desejamos fazer.

O que queremos colher? 

A responsabilidade pela colheita está em nossas mãos, em nossas sementes.

O que podemos esperar do futuro?

Olhemos para o que temos semeado, é um espelho que reflete tudo que podemos esperar para o futuro. Certamente não há espelho melhor do que a semente que está em nossas mãos hoje.

As cidades de Sodoma e Gomorra semearam o pecado e colheram o seu salário, que é a morte. Abraão intercedeu por estas cidades baseado na Justiça de Deus: "Disse mais: Ora, não se ire o Senhor, que ainda só mais esta vez falo: Se porventura se acharem ali dez? E disse: Não a destruirei por amor dos dez." (Gênesis 18.32)

Precisamos ficar atentos, pois sabemos que Deus é Amor, e Ele confirma isto ao dizer nesta passagem 'Não a destruirei por amor dos dez'. Porém o Amor de Deus e a Justiça de Deus coexistem pacificamente juntos. Deus continua sendo 100% Amor ao ser 100% Justiça, e sendo assim é importante estarmos sempre alertas, pois ele não muda, nem mudará, ele continuará nos buscando com Amor e nos tratando com Justiça, de acordo com o que temos feito nesta terra.

Perguntas que geram Reflexão


1) Eu tenho reputado Deus por Justo Juiz de toda a Terra?

2) O que eu tenho semeado?

3) O que eu tenho colhido?

4) O que eu quero colher?

Reflexão que gera Atitude


1) Leia o capítulo 18 de Gênesis.

2) Olhe agora para como tem sido seu dia, hoje e ontem, o que você plantou (fez, pensou, falou, planejou, incentivou) nestes dois dias? Este é um bom palpite sobre qual será a sua colheita. Pare um minuto para pensar nisto.

Gilliard Lima


- Reflexão Bíblica publicada originalmente no site FraseseReflexoes.Net -

Clique aqui e receba estas Frases e Reflexões no seu email!

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.