A Busca de Deus - Gênesis 3


Reflexão EvangélicaReflexões Evangélicas


"E chamou o Senhor Deus a Adão e disse-lhe: Onde estás?"
Gênesis 3.9

A Busca de Deus e a fuga do homem


É importante que olhemos para a história do primeiro homem entendendo que ele representa ali toda a humanidade. Quando ele erra, todos erramos com ele. Mas por que todos erramos com ele? Simplesmente porque se qualquer um de nós estivéssemos no lugar dele também falharíamos, pois temos sim o poder de decidir o que fazer, mas geralmente decidimos por desobedecer, desde criança.

Adão havia pecado, ou seja: falhado em obedecer, e agora estava diante de um terrível problema: estava com medo de Deus. Buscou se esconder, pois não queria ter que admitir que havia errado. Ele que antes se alegrava ao se encontrar com o Senhor agora não mais desejava sua presença, havia compreendido a diferença entre o certo e o errado, o bem e o mal, havia perdido a inocência. Antes Adão e Eva eram como uma criança que brinca, agora eles eram como adultos com todos os sentimentos mortais que os acompanham. É por isto que Jesus disse que para entrar no Reino dos Céus nós precisamos nos tornar novamente como crianças, porque é exatamente isto que perdermos: a pureza da alma.

Perdemos a inocência


Eles agora "imaginam coisas", suspeitavam de tudo, e acima de tudo: estavam envergonhados. Sabiam que haviam cometido um erro, mas não sabiam se havia conserto. No entanto, sabiam que haveriam consequências e por outro lado não estavam dispostos a sofrer as consequências. Se preciso fosse iriam se voltar um contra o outro para tentar fugir da condenação.

Quando finalmente o momento chega, o momento que antes era o mais aguardado: o momento do encontro com Deus, eles estão apavorados e escondidos aguardam o que Deus fará. E o que Deus fez? Deus chamou.

Chamar é um verbo que denota o desejo de que alguém responda, que se aproxime, que venha até onde a pessoa que chamou está.

Deus disse a Adão: Onde estás?


É certo que Deus sabia onde Adão estava. Sabia que ele estava escondido, que estava com medo, que estava no erro. Porém Deus queria que Adão reconhece que ele estava assim, pois sem reconhecermos onde estamos não podemos saber nem para onde estamos indo, nem para onde queremos ir.

E Adão reconheceu que temeu, que havia se escondido, pois ouvira a voz de Deus, mas infelizmente não fez o que seria correto: Ele não reconheceu que havia errado. Este é o ponto. Ele não reconheceu que havia errado. Ele jogou a culpa na mulher, e também em Deus dizendo: "A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi." (Gênesis 3.13) Fica claro que ele não se considerava culpado, se a mulher não o tivesse induzido ao erro, ou se Deus não tivesse lhe dado a mulher por companheira, ele estaria bem.

Por que Jesus teve que morrer na cruz?


Muitos não entendem o porquê da necessidade de Jesus Cristo morrer em uma cruz para salvar a humanidade. Mas está tudo aqui, tudo bem explicado para quem quer entender. O Filho do Homem veio ao mundo para corrigir o que estava errado e reconstruir o que fora quebrado. Jesus veio para buscar o que se havia perdido. E o que era? A nossa inocência.

Ele passou por tudo isto para cumprir as Palavras de Deus, e para nos dar um choque de realidade, para que pudéssemos fazer o que Adão não fez: admitir o próprio erro. Esta é a maior de todas as nossas falhas. É o maior aprendizado, a mais forte lição que precisamos aprender nesta terra: aprender a admitir que é o erro, a falha é nossa e não é culpa de mais ninguém, apenas minha. Apenas minha culpa.

Por que preciso aceitar a Jesus?


Quando aceito Jesus Cristo como Salvador estou dizendo que entendo que Ele teve que morrer pelo meu pecado. Por minha falha. Estamos através desta atitude confessando que erramos. E ao fazer isto estamos cumprindo com justiça nosso papel na terra. Acredite: Tudo neste mundo tentará te levar a ter justificativas para os seus erros, mas quando estivermos diante de Deus nada poderá nos justificar, a não ser o Sangue de Cristo.

Esta não foi a atitude de Adão. Esta não é - na maior parte do tempo - a nossa atitude.



Deus esta procurando aqueles que vão escolher parar de se justificar. Aqueles que vão parar de jogar a culpa nos outros. 

Deus esta procurando aqueles que querem voltar a ser como crianças. Inocentes. Não por não terem pecado, mas sim por terem recebidos o perdão e estarem justificados mediante o sangue de Jesus. 

Deus ainda está chamando: Onde Estás?

Perguntas que geram Reflexão


1) Sou do tipo que erra e diz que foi culpa de outra pessoa eu ter errado?

2) Estou me escondendo de Deus?

3) Aceito receber a responsabilidade por minhas falhas, ou fico tentando dividir ela com os outros?

Reflexão que gera Atitude


1) Quando for falar vigie suas palavras para ver se não está apenas tentando se justificar.

2) Não aceite mais a atitude de colocar a culpa em outras pessoas em sua vida.

3) Se volte para Deus e assuma seus erros, aceitando o sacrifício de Cristo como único e suficiente para cobrir suas falhas.

4) Busque não se esconder mais de Deus, pois Ele sabe onde você está, e está buscando por você.

"Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido." (Lucas 19.10)

Gilliard Lima


Veja mais Reflexões Evangélicas!


- Reflexão Bíblica publicada originalmente no site FraseseReflexoes.Net -

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.