Andar com Deus - Gênesis 5


Reflexão Evangélica
O arrebatamento de Enoque


Clique aqui e receba estas Frases e Reflexões no seu email!



"E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou."
Gênesis 5.24

O Arrebatamento de Enoque


Este é um texto muito abençoado da Palavra de Deus que nos fala sobre um homem que tanto agradou ao Senhor que Deus o tomou para sí, ou seja: Deus o escolheu para morar junto dEle eternamente. Qual o segredo de Enoque? O que ele fez para alcançar tamanha dádiva? A resposta está no versículo citado acima: Enoque andou com Deus. Mas o que significa esta afirmação? Você já parou para pensar nisto?

Como pode o homem andar com Deus?


Andar com Deus é sobretudo andar ao lado de Deus. Estar do lado de Deus e não contra Ele.

Jesus disse: "Porque quem não é contra nós, é por nós." (Marcos 9.40)

Como podemos não estar contra Deus: Fazendo a vontade dEle. Então para andar com Deus é necessário que estejamos fazendo a vontade dEle. E Enoque vivia assim, fazendo a vontade de Deus. E nesta busca tanto agradou ao Criador que por fim foi levado por Ele para estar eternamente na sua presença. Sem ter provado a morte.

Para que possamos fazer o que é agradável a Deus, é importante frisar, precisamos fazer isto não por obrigação, ou por simplesmente acreditarmos que este é o único caminho, mas agirmos desta maneira por prazer, por amor a Deus.

Faze-me andar na vereda dos teus mandamentos, porque nela tenho prazer. (Sl 119.35)

Enoque foi o primeiro, porém segundo a palavra de Deus, não será o único. Temos uma promessa de Deus que Ele haverá de resgatar os que nos últimos dias estiverem andando com Ele.

"Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor." (I Tessalonicenses 4.16,17)

Nós - que cremos em Jesus Cristo - aguardamos este momento, porém precisamos ficar alertas para que possamos estar andando com passos firmes em direção aos céus. Na mesma carta citada acima temos algumas dicas de como devemos estar andando, veja:


Clique aqui e receba estas Frases e Reflexões no seu email!



Andando de Maneira a Agradar a Deus


A maneira que nós andamos pode agradar ou desagradar a Deus. Andar em Amor, em Fé e com nossa Esperança em Deus é o Andar que Agrada a Deus.

"Finalmente, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus, que assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que possais progredir cada vez mais." (I Tessalonicenses 4.1)

Agradando a Deus seguindo os seus Mandamentos


Jesus disse que seriamos seus amigos se fizéssemos o que ele nos mandou.

"Porque vós bem sabeis que mandamentos vos temos dado pelo Senhor Jesus." (I Tessalonicenses 4.2)

Mandamentos expressam a Vontade de Deus


Os Mandamentos de Deus são a expressão da Sua Vontade. E Deus deseja que nós sejamos como Ele: Santos em toda nossa maneira de viver.

"Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da fornicação; Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra; Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus. Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação." (I Tessalonicenses 4.3-5,7)

A Vontade de Deus é que estejamos firmados no Amor


Jesus testificou por diversas vezes que o seu mandamento para nós era que nós nos amássemos uns aos outros. Que este era o seu mandamento para nós. "Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros." (João 15.17) "Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis." (João 13.34) "O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei." (João 15.12)

Sabemos que Deus é Amor, logo, a melhor maneira de andar com Deus é Andar em amor. Amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a ti mesmo é a única forma segura de Andar com Deus. E, consequentemente, reservamos nosso lugar no Arrebatamento da Igreja. Como está escrito: "E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave." (Efésios 5.2)

Se você quer andar com Deus tenha em mente que precisará dar um passo de cada vez.
E como podemos dar um passo nesta caminhada?

- Aceitando que Deus está certo;
- Acreditando em Deus;
- Perdoando pequenas e grandes ofensas;
- Fazendo o bem para as outras pessoas, independente das recompensas que terá por esta ação;
- Ajudando outras pessoas a crer no amor de Deus através da sua vida;
- Falando e vivendo o Amor de Deus;

Perguntas que geram Reflexão


1) Com base no que estudamos o que entendemos que Enoque fazia para Andar com Deus?

2) Tenho amado a Deus acima de tudo? Com todo meu entendimento? Com toda minha alma? Com todas as minhas forças?

3) Tenho amado as outras pessoas? Estou amando aos outros como a mim mesmo?

4) Entendo que Andar com Deus significa Andar em Amor? Amor para com Deus e Amor para com o próximo?

Reflexão que gera Atitude


1) Faça um propósito de todos os dias dar alguns passos com Deus.

2) Leia hoje o Capítulo 5 do Livro de Gênesis, e veja como um homem em meio a muitos outros pode se destacar simplesmente por andar com Deus.

"Quanto, porém, ao amor fraternal, não necessitais de que vos escreva, visto que vós mesmos estais instruídos por Deus que vos ameis uns aos outros;" (I Tessalonicenses 4.9)

Gilliard Lima


- Reflexão Bíblica publicada originalmente no site FraseseReflexoes.Net -

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.