A Escola de Deus


A Escola de Deus


A Escola de Deus



"E Esaú tomou suas mulheres, e seus filhos, e suas filhas, e todas as almas de sua casa, e seu gado, e todos os seus animais, e todos os seus bens, que havia adquirido na terra de Canaã; e foi para outra terra apartando-se de Jacó, seu irmão; Porque os bens deles eram muitos para habitarem juntos; e a terra de suas peregrinações não os podia sustentar por causa do seu gado."
(Gênesis 36.6,7)

A Escola de Deus


Deus sabe o motivo. O motivo pelo qual você está no lugar em que está hoje. Talvez longe da sua terra natal, ou ainda longe de pessoas que lhe são caras. Deus tem propósitos em nossas vidas que vão além do que nós imaginamos.

O Criador nos ensina através de fatos comuns do nosso dia a dia.

Quando Jesus - o Filho de Deus - esteve fisicamente entre nós Ele utilizou parábolas para nos ensinar, ou seja, utilizou fatos simples da vida, falou "na nossa língua", para nos explicar as coisas celestiais. Quando Ele deseja nos abrir o entendimento, e o coração, para uma determinada verdade, o que faz é utilizar tudo o que nos cerca como instrumentos de ensino na sua gigantesca sala de aula. E se no lugar onde estamos não for o melhor lugar para nos ensinar, Ele nos levará onde for necessário, pois o mais importante na vida é o que aprendemos através dela.

Com Esaú e Jacó não foi diferente. Primeiramente Jacó foi para longe da casa de seus pais. Aprendeu lá lições preciosas. Voltou para sua terra. Agora Esaú se apartava de Jacó. Cada lugar tem um propósito específico para nossas vidas, não tem como estar em um lugar e não ser de alguma forma mudado por ele. Veja alguns exemplos:

Se você está em um lugar perigoso ficará mais atento, mais alerta, vigilante.
Se estiver em um lugar calmo sentirá a diferença. Jesus por vezes levava os seus discípulos para um lugar mais tranquilo para poder ensinar eles melhor.
Se estiver em meio a pessoas que estão revoltadas contra Deus, sofrerá por conta do que vê. Lembra da história de Ló?

O lugar muda nossa reação, muda nossos pensamentos e nossa visão. Sabendo disto podemos viver de duas maneiras: Viver despreocupadamente apenas sofrendo as consequências das escolhas que fazemos, ou - o que é melhor - nos mantermos vigilantes quanto ao que precisamos aprender neste lugar, e nos perguntando constantemente: Aonde Deus quer me Levar?

Não se esqueça: Deus tem um propósito em tudo que faz, as escolhas dEle para nós são perfeitas. As nossas escolhas - infelizmente - não são. Se estivermos no local certo vamos colher o cumprimento das promessas de Deus para nossas vidas. Se estivermos no local certo vamos estar na Presença de Deus.

"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus,
daqueles que são chamados segundo o seu propósito."
(Romanos 8:28)

Cada lugar é uma sala de aula. A Terra é uma imensa sala de aula. Cada lugar tem uma lição. Seu trabalho, sua escola, sua cidade e sua casa. Cada um deles quer lhe ensinar algo. O bom aluno se esforçará por aprender bem e rápido, pois sabe que não poderá chegar ao avançado se não passar pelo básico. E a quem está reservado a recompensa maior? Certamente aquele que se esforça por obter maior compreensão a respeito da Verdade. Que nós possamos ser bons alunos na Escola do Senhor.

Perguntas para Reflexão:


1) Você já se perguntou qual o propósito de Deus para a sua vida no lugar em que você está hoje?

2) Estou disposto a mudar de lugar, se esta for a vontade de Deus?

3) O que tenho aprendido onde estou hoje?

Reflexão na Prática


Leia hoje o capítulo 36 de Gênesis.

Seleção de Reflexões Evangélicas


Confira agora esta seleção de Reflexões Evangélicas!

Gilliard Lima
- Reflexão Bíblica publicada originalmente no site FraseseReflexoes.Net -

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.