Cadê Você?

Cadê Você

Cadê Você


"Então disse o Senhor a Moisés: Estende a tua mão para o céu, e virão trevas sobre a terra do Egito, trevas que se apalpem."
(Êxodo 10.21)

Cadê Você



Já imaginou uma treva tão densa que possamos apalpar? Que possamos tocar de tão perto que ela está? É o tipo de escuridão que faz com que não vejamos "um palmo a frente do nariz". Quando isto acontece passamos a depender apenas da palavra, de falar e ouvir. Para saber onde alguém está precisamos apelar para o: "Cadê Você?". Realmente é uma situação muito complicada. O homem não foi feito para a escuridão. Desde pequeno gostamos de estar em ambientes que tenham luz, porque traz maior segurança, mais visão, mais bem estar. Deus nos criou para estar na luz, tanto é que antes de haver nos feito Ele Criou a Luz.

Agora um fato que não podemos negar é que quem está em um quarto escuro experimenta durante um pouco de tempo a sensação de estar cego. A cegueira nos impede de ver a luz tanto quanto a escuridão. Quando Deus enviou trevas sobre a terra do Egito fez com que eles experimentassem fisicamente o que já estavam experimentando espiritualmente. Eles eram cegos espirituais e não conseguiam ver o agir de Deus mesmo diante de inúmeras demonstrações do Seu Poder. Faraó, por não conseguir ver com nitidez mudava a todo momento de decisão, em um dia ele dizia: Sim, podem ir. No outro voltava atrás: Não, não podem mais.

"Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna." (Mateus 5:37)

Faraó estava endurecido. Com um Coração de Pedra. Acreditava cegamente que tinha uma visão perfeita, e esta é a primeira "dica" que temos de que não estamos vendo muito bem. Nossa natureza não reage bem quando alguém nos diz que não estamos vendo direito, pois não podemos crer que não vemos tudo que há para ser visto, mas a verdade é que nossa visão - por mais apurada que seja - tem suas limitações e no final das contas nunca enxergamos tudo. Apenas algumas coisas alcançam nossa visão e uma menor parte delas chegam ao nosso entendimento.

Quanto a Faraó e ao seu povo, cabe aqui ressaltar que eles chegaram a um tal ponto de obscurecimento em seu entendimento que viviam apalpando a escuridão, pois durante muito tempo adoraram a falsos deuses, e um deles era o Sol que o Senhor Deus havia criado. Sempre que passamos a dar glória a criação de Deus e deixamos de glorificar O Criador nós estamos entrando em um caminho que nos levará a escuridão espiritual.

Ao trazer trevas sobre os egípcios Deus estava demonstrando que Ele era superior a este falso deus Sol que eles adoravam.

Não podemos nos deixar enganar, Deus pode trazer trevas, e normalmente Ele o fará quando a Luz da Verdade for rejeitada, quando o homem amar mais os prazeres, as mentiras e os enganos - desprezando a Palavra de Deus - estará semeando trevas em sua própria vida. Na verdade, o que os homens mais gostam é de "sombra e água fresca", e o que é a sombra senão uma mistura de luz com trevas? Gostar da sombra é natural do ser humano, mas precisamos nos atentar para o fato que a Palavra de Deus é uma Luz perfeita que ilumina nossa vida e não deixa sombras, nem mesmo de dúvidas, para que possamos ser um SIM para Deus em toda extensão do significado desta palavra!

"Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te. Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." (Apocalipse 3:15-20)

Talvez você esteja se sentindo como se estivesse no escuro, e não consegue ver uma saída, mas lembre-se que mesmo se estivermos cegos Deus ainda tem uma solução, ele quer nos dar o colírio que nos possibilita voltar a enxergar. Ele está chamando: Cadê Você? Basta dar ouvido a voz de Deus.

Que a Luz da Palavra de Deus ilumine todo o interior do nosso coração e resplandeça em meio as trevas nos fazendo ver, acima de tudo, o que é importante, o que é eterno.

Perguntas para Reflexão:


1) Acredito que minha visão é perfeita?

Reflexão na Prática


Leia hoje o capítulo 10 de Êxodo.

Gilliard Lima

Seleção de Reflexões

Confira esta Seleção de Reflexões Evangélicas!

- Reflexão publicada originalmente no site FraseseReflexoes.Net -

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.