Coração de Pedra

Coração de Pedra

Coração Endurecido


"Porém o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o Senhor tinha falado."
(Êxodo 7:13)

Coração Endurecido



Ninguém pode discordar que uma má alimentação ao longo do tempo causa sérios prejuízos, não é mesmo? Pois bem, assim como o corpo pode ser alimentado o nosso coração também é capaz de receber bons ou maus alimentos. Um coração que se alimenta de bons sentimentos crescerá forte, bom e saudável, por outro lado um coração que almoça soberba e de sobremesa saboreia a vingança está colocando sua saúde em risco.

Faraó havia alimentado o seu coração diariamente, por toda sua vida, com sentimentos destrutivos - orgulho, ira, inimizade, idolatria, feitiçaria, adultério e contenda - e agora sua "saúde emocional" não estava nem um pouco em dia. Alguém já perguntou: porque Deus endureceu o coração de Faraó? E a resposta é: Deus não se deixa escarnecer, aquilo que o homem semear, isto ceifará. (Gálatas 6.7) Por diversas vezes no livro de Êxodo lemos que Faraó endureceu o seu próprio coração, por sua própria natureza o coração do homem já é duro, o que o faz "amolecer" é o agir do Santo Espírito de Deus convencendo o homem de seu mal caminho, mas o que irá ocorrer se o homem entristecer Aquele que o convence do erro? Certamente O afastará de tal forma que seu coração ficará entregue ao mal caminho.

O coração do homem é duro, mas o agir de Deus pode mudar o seu coração. Ele está batendo e aguardando que alguém ouça a sua voz, por isto diz: "Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." (Apocalipse 3.20) Se alguém lhe abre a porta receberá dEle um novo coração. "Dar-vos-ei um coração novo e em vós porei um espírito novo; tirar-vos-ei do peito o coração de pedra e dar-vos-ei um coração de carne." (Ezequiel 36.26)

Não foi o que aconteceu com Faraó, seu coração estava endurecido, e as Palavras do Deus de Israel não dava ouvidos, de maneira que seu coração se tornou tal qual eram os seus falsos deuses: "Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens. Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem. Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram. Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam." (Salmos 115.4-8)

O que faz a diferença na vida do homem para que ele tenha ou não um coração de pedra? Simples: Se a boca fala do que está cheio o coração, o coração se enche do que o homem dá ouvidos. Se ele se encher da Palavra de Deus estará saudável e forte, se não der ouvidos a voz de Deus, não se importando com a opinião dEle estará entregue aos seus próprios sentimentos perversos.

"E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm; Estando cheios de toda a iniqüidade, fornicação, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia; Os quais, conhecendo o juízo de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem." (Romanos 1.28-32)

Façamos agora a melhor escolha que é: dar ouvido a voz de Deus. E o mais Ele fará!

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." (Provérbios 4.23)

Perguntas para Reflexão:


1) Estou dando ouvido a voz de Deus?

2) Tenho guardado o meu coração dos maus sentimentos?

Reflexão na Prática


Leia hoje o capítulo 7 de Êxodo e se fortaleça na Palavra de Deus.

Gilliard Lima

Seleção de Reflexões

Confira esta Seleção de Reflexões Evangélicas!

- Reflexão publicada originalmente no site FraseseReflexoes.Net -

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.