O Chamado de Deus

O Chamado de Deus

O Chamado de Deus


"E vendo o Senhor que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui."
(Êxodo 3.4)

O Chamado de Deus



Eis que chegado é o tempo do cumprimento da promessa.

Deus ouviu o clamor dos filhos de Israel no Egito, viu sua aflição e conheceu suas dores (Êxodo 3.7), e buscava agora um homem para ser um canal de benção para eles, e o nome do escolhido de Deus foi Moisés. Diante disto Deus o chamou: Moisés, Moisés. E ele respondeu: Eis-me aqui.

Chama a atenção neste texto que Moisés não sabia ao certo o assunto que se falaria, mas sua resposta foi de prontidão: Eis-me aqui. Ou seja, ele estava dizendo para Deus: Queres falar com Moisés? Fala que eu estou aqui pronto a escutar.

Moisés ouviu o chamado de Deus, este é o primeiro ponto. Moisés respondeu ao chamado de Deus, este é o segundo ponto. Moisés correspondeu ao chamado de Deus, este é o ponto principal da mensagem. Não basta ouvir, precisamos responder, e mais ainda, mesmo tendo dúvidas - e Moisés teve várias - precisamos buscar corresponder ao chamado de Deus.

Alguém pode dizer: mas Deus não me chamou até hoje desta maneira. Sim, isto pode ser verdade, mas Deus tem nos chamado de muitas formas, hoje temos em mãos uma carta escrita pelo Espírito de Deus - na época de Moisés ainda não estava escrita - a todos os homens, e se é a todos os homens é para mim e para você também. Esta carta - a Bíblia - tem muitos chamados aos quais podemos recusar ou dizer: Eis-me aqui!

Vejamos alguns exemplos:

No livro de Tiago, capítulo 4, versículo 17 lemos que "Aquele, pois, que sabe fazer o bem e o não faz comete pecado.", em outras palavras: Este é um chamado para fazer o bem!

Em Provérbios 3.5 está escrito: "Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.", um chamado para acreditar na Sabedoria de Deus, e não em sua própria sabedoria.

Lucas 12.31 diz: "Buscai, antes, o Reino de Deus, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.", um chamado para priorizarmos nossa vida com Deus.

Poderíamos aqui citar milhares de versículos, cada um deles com seu chamado, mas isto não é necessário, pois você mesmo pode agora abrir sua Bíblia, e ver cada um dos chamados, o importante é: Deus tem nos chamado constantemente, são muitos os chamados, e fica a pergunta: Qual tem sido minha resposta para os chamados de Deus? O que tenho respondido? Tenho agido de acordo com as resposta que dou a Deus? Veja que Moisés buscou se inteirar bem do chamado que Deus estava lhe fazendo e logo depois atendeu ao chamado não somente com palavras, mas com ação.

Façamos, pois, como Moisés, a resposta certa é "Eis-me aqui", e a atitude certa é "Agir de acordo com o chamado que recebemos". Busquemos então não somente responder ao chamado de Deus, mas acima de tudo: Corresponder ao chamado de Deus para nossas vidas, e seremos - assim como Moisés - alguém que fez a diferença no meio do seu povo.

Quem corresponde ao chamado de Deus se torna em um canal da benção de Deus para os homens.

Perguntas para Reflexão:


1) Tenho buscado conhecer diariamente os chamados de Deus para minha vida?

Reflexão na Prática


Fale com Deus e aceite os seus chamados, leia mais a Palavra de Deus a cada dia e Ela te fortalecerá. Leia hoje o capítulo 3 de Êxodo.

Gilliard Lima

Seleção de Reflexões Evangélicas

Confira agora esta seleção de Reflexões Evangélicas!

- Reflexão Bíblica publicada originalmente no site FraseseReflexoes.Net -

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.