Os Conselhos de Deus


Os Conselhos de Deus


Sabedoria para a Família



"E saiu Diná, filha de Lia, que esta dera a Jacó, para ver as filhas da terra."
(Gênesis 34.1)

Os Conselhos de Deus


Jacó havia adquirido um terreno na cidade de Siquém, e ali se estabelecerá. Diná saiu então para passear e conhecer as filhas daquela terra. Nesta visita Diná foi humilhada de maneira cruel. Ao voltar para casa e relatar o ocorrido, logo seus irmãos o souberam e a irá deles foi despertada a tal ponto que acabaram por saquear e matar todos os homens daquela cidade.

Começamos esta reflexão desta maneira para que o leitor possa dimensionar corretamente a importância de dar ouvidos aos Conselhos de Deus no que está relacionado a família, pois podem evitar tragédias. Vamos ver alguns deles:

De quem você está se aproximando?

Quando uma pessoa entra na sua vida, ela será sempre motivo de benção ou de maldição. Jacó imaginou que por haver conseguido um bom negócio com o pessoal daquela cidade - ao comprar um lote de terra por cem peças de dinheiro - estaria comprovado que estava no lugar certo, porém os acontecimentos que encontramos neste capítulo de Gênesis provam o contrário.

Com quem você está negociando?

Negociar com o inimigo pode ser o erro mais fatal, pois ainda que ganhe [na negociação], estará perdendo na vida.

Filhos são Herança

"Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão." (Salmos 127.3)

Se alguém tem uma herança cuidará para que esta não se perca, seus filhos não podem se mantidos em "rédea curta" por toda vida, mas é importante alertar eles para que saibam como reagir em um mundo que jaz no maligno.

"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." Provérbios 22:6

Lugar de benção

Quando saímos da casa de nossos pais precisamos estar cientes que estamos nos expondo as tempestades deste mundo. Se sairmos para constituir um lar debaixo das bençãos de Deus estamos no caminho certo, porém se sairmos por outros motivos poderemos colher frutos de tristeza e dor. Antes de sair, precisamos da benção de nossos pais.

A Ira dos filhos de Jacó

Irar é como uma faísca, se comparada ao incêndio que irá gerar. A pessoa que se deixa dominar pela irá acredita cegamente que está certa, que está completamente certa, e que nada poderá mudar o fato que está certa, até que de repente descobre que está completamente errada, pois o resultado da sua ira é maior do que o ato que deu início a ela.

"Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus." (Tiago 1.20)

Que possamos pedir a Deus continuamente sabedoria para agir nesta terra, especialmente no que diz respeito a nossa família, para que ela possa sempre estar segura, abençoada e protegida, por meio dos sábios Conselhos de Deus para nossas vidas.

Perguntas para Reflexão:


1) Estou buscando os Conselhos de Deus na Sua Palavra?

Seleção de Reflexões Evangélicas


Confira agora esta seleção de Reflexões Evangélicas!

Gilliard Lima
- Reflexão Bíblica publicada originalmente no site FraseseReflexoes.Net -

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.