Por que Judá foi a tribo escolhida?


Porque Judá foi a tribo escolhida?


Por que Judá?



"Judá, a ti te louvarão os teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de teus inimigos; os filhos de teu pai a ti se inclinarão."
(Gênesis 49.8)

Por que Judá foi a tribo escolhida?


Eis os filhos de Jacó na ordem em que eles nasceram: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Dã, Naftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom, José, Benjamim. A benção pertence por direito ao primogênito. Porém dos filhos de Jacó alguns deles tiveram atitudes que desonraram seus pais, e por consequência a benção que eles haviam de receber não ficou sobre a vida deles. Foi o que ocorreu com Rúben, com Simeão e também com Levi, que agiram de maneira vergonhosa fazendo com que a benção que seria deles passasse a Judá.

Judá e seus descendentes se tornaram o caminho de Deus em meio aos homens para levar a Salvação até a humanidade. Por meio de sua linhagem nasceu Jesus, o Cristo. Cada filho de Jacó passou a representar uma tribo em Israel, pois seus descendentes se multiplicaram a tal ponto que se contavam aos milhares, mas a tribo de Judá marcou a história de Israel. A marca foi tão grande que hoje os conhecemos por Judeus, ou seja todos os israelitas são chamados pelo nome da tribo de Judá.

Certo é que Deus tem todo conhecimento e poder para agir da maneira que desejar, mas cabe aqui ressaltar que Rúbens, Simeão e Levi não alcançaram as maiores bençãos pois não estavam com um coração segundo o Coração de Deus. E por isto tomaram decisões erradas. E as decisões erradas os levaram para longe da benção de Deus.

Fato é que nós também estamos em semelhante situação. A todo tempo temos a oportunidade de escolher entre o bem e o mal, entre o certo e o errado, entre a benção e a maldição. Cada um colhe o que semear, pois Deus não se deixa escarnecer. (Gálatas 6.7) Hoje podemos fazer o que é certo, ou não. Se agirmos de acordo com a vontade de Deus, expressa, explicada e esmiuçada em sua Santa Palavra, certamente colheremos suas bençãos, não somente sobre a nossa vida, pois ela transbordará e alcançará todos os que nos rodeiam. Façamos pois a boa escolha, pois Deus já tem nos chamado para fazermos parte daqueles que serão escolhidos para herdar a vida eterna.

Não deixe a benção passar, passe longe do pecado e vá para perto de Deus, estar com Ele é a maior de todas as Bençãos!

Perguntas para Reflexão:


1) Estou tomando a decisão certa hoje?

Reflexão na Prática


Leia hoje o capítulo 49 de Gênesis.

Gilliard Lima

Seleção de Reflexões Evangélicas


Confira agora esta seleção de Reflexões Evangélicas!


- Reflexão Bíblica publicada originalmente no site FraseseReflexoes.Net -

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.