Ele está Ouvindo

Deus Ouve

E ouviu Deus


"E aconteceu, depois de muitos dias, que morrendo o rei do Egito, os filhos de Israel suspiraram por causa da servidão, e clamaram; e o seu clamor subiu a Deus por causa de sua servidão. E ouviu Deus o seu gemido, e lembrou-se Deus da sua aliança com Abraão, com Isaque, e com Jacó;"
(Êxodo 2.23-24)

Ele Ouviu o Clamor



Moisés foge do Egito e vai para o deserto. Os filhos de Israel continuam no Egito debaixo de uma dura servidão. Lá eles clamaram a Deus por causa da servidão. E Deus os ouviu. Meditando no segundo capítulo do livro de Êxodo algo fica muito claro: Deus está ouvindo. Alguém pode pensar que não, mas o Todo Poderoso não criou os homens e se esqueceu deles. Deus está ciente de tudo que se passa aqui embaixo. Algumas vezes nos incomodamos com o silêncio de Deus, e passamos a acreditar que ele não está vendo - pensamos que ele não ouve nosso clamor - mas isto não é verdade. Deus está vendo tudo.

Ele tem olhado por nós e é a sua incomparável sabedoria que o impede de agir na hora nós que desejamos. Ele sabe o momento certo.

Olhando para a história dos hebreus podemos nos perguntar:

Por que Deus não os tirou de lá antes?
Por que Deus permitiu que eles sofressem na terra do Egito?
Por que eles tiveram que sair da terra de Canaã nos tempos de José?

As respostas estão todas na Palavra de Deus. Se buscarmos com atenção vamos entender não somente por qual motivo Deus agiu daquela maneira com os Israelitas, mas também entenderemos melhor como Deus tem agido conosco. Muitos "porquês" parecem sem resposta durante toda uma vida, e ficam sem resposta simplesmente por que não tomamos a atitude de buscar as respostas na Palavra de Deus.

Durante a leitura deste livro de Êxodo - nas próximas reflexões - iremos aos poucos ver as respostas para as perguntas acima, no momento vamos nos ater a uma rápida reflexão sobre a primeira delas: Por que Deus não os tirou do Egito antes?

Sabemos que Deus é justo, e na sua justiça ele tem colocado limites para a maldade do homem, e é por isto que muitas vezes tem sido extremamente paciente com os erros dos homens, pois apenas os castiga após os seus erros alcançarem certa medida. Isto se aplica a indivíduos e também a nações. Os cananeus eram homens pecadores diante de Deus, que faziam coisas terríveis, até mesmo a seus filhos recém nascidos eles sacrificavam em rituais de adoração a demônios, isto para citar apenas uma das abomináveis atitudes destes povos. Os Egípcios por outro lado não estavam muito longe, porém Deus em sua sabedoria estava tratando com três povos: Israelitas, Egípcios e Cananeus, e para ser justo com os três é que esperou o momento certo.

O momento certo para dar livramento aos filhos de Israel, Humilhar o extremo orgulho Egípcio e Castigar os corruptos Cananeus.

Precisamos entender que sabedoria não é resolver um problema, sabedoria é não gerar problemas quando se cria uma solução. Deus em sua Sabedoria não somente resolve um problema, mas resolve vários ao mesmo tempo, e principalmente: não cria outros problemas com sua solução. Para isto, é claro, tudo precisa acontecer no tempo certo, no tempo de Deus, pois sabemos que para todo propósito há um tempo.

Se você está aguardando algo e ainda não chegou, continue clamando, Deus está ouvindo. Não duvide, creia, pois Ele ouve até o seu gemido, quanto mais suas palavras. Se algo não aconteceu ainda não desista, pois bem pode ser que o momento da sua benção esteja bem perto, e eis que vem, confia pois, e descansa, que o teu Deus é Forte e Poderoso, e o mais importante: Ele é Sábio, e sabe o momento certo para te dar vitória.

Perguntas para Reflexão:


1) Estou clamando a Deus por minha benção?

Reflexão na Prática


Comece hoje a clamar a Deus, se não estiver fazendo isto até agora. Mas lembre-se clamar não é apenas orar, pense em como clamou o povo israelita, como gemeu de dor durante o período de escravidão. Se for realmente importante você irá se "derramar" diante de Deus em seu clamor.

Leia hoje o capítulo 2 de Êxodo e vamos juntos um capítulo por dia até o fim.

Gilliard Lima

Seleção de Reflexões Evangélicas

Confira agora esta seleção de Reflexões Evangélicas!

- Reflexão Bíblica publicada originalmente no site FraseseReflexoes.Net -

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.