A Redenção do Povo de Deus

Reflexão Evangélica

O Povo de Deus


"E eu vos tomarei por meu povo, e serei vosso Deus; e sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas dos egípcios;"
(Êxodo 6.7)

A Redenção do Povo de Deus



Sabemos que povo é o conjunto de indivíduos que possuem uma característica importante em comum. Deus decidiu que tomaria as tribos dos filhos de Jacó por seu povo. Quando falamos de Israel não estamos falando de um povo qualquer, precisamos estar conscientes que se trata da nação que o Senhor mesmo chamou de seu povo, estamos tratando do Povo de Deus. A igreja também é povo de Deus, mas segundo um entendimento mais profundo compreendemos que na verdade a Igreja é o Povo de Cristo, e sendo Cristo de Deus, nós (a igreja de Cristo) também fazemos parte do povo de Deus, porém por excelência Israel é o Povo de Deus.

O versículo citado acima pode ser tomado como resumo do livro de Êxodo, que trata especialmente de um assunto: A Redenção de Israel.

Ao pesquisar no dicionário sobre o significado da palavra Redenção encontramos que é equivalente a Salvação, Resgate, Libertação e Auxílio. Vamos pensar um pouco sobre isto:

Redenção significa:


Salvação: Deus estava salvando o povo das mãos de Faraó, das tristezas do Egito e de uma vida de escravidão.

Resgate: Sequestraram a liberdade dos filhos de Israel, e Deus estava disposto a realizar o resgate imediatamente.

Libertação: Egito representa o mundo, e todos os seus mecanismos que buscam nos afastar de Deus. Quando falamos em libertação devemos observar que Deus não queria apenas tirar Israel do interior do Egito, mas principalmente tirar o Egito do coração dos Israelitas.

Auxílio: Deus não diz "Faça isto" e logo após nos abandona a própria sorte. Ele nos auxilia em todo o tempo para suprir todas as nossas necessidades por sua imensa graça e bondade.

Hoje a escravidão é algo menos visível, e pouco tolerado abertamente, porém continua existindo, e até com mais força, pois se trata de uma escravidão dissimulada. Homens são escravos de outros homens por um pouco de dinheiro ou poder. Homens são escravos de suas paixões, e servos de sua cobiça. As cargas do engano, da vaidade, e do medo estão se acumulando diariamente, mas Deus está vendo tudo. Se nós quisermos, se dermos ouvidos a voz de Deus, iremos contemplar sua libertação e nos alegraremos com a liberdade que alcançaremos na Redenção que nos é oferecida.

Não é fácil sair do Egito, ir para uma terra que conhecemos apenas de "ouvir falar", não é algo simples, no entanto, nesta caminhada podemos estar certos de que Deus está indo não somente a nossa frente, mas Ele segue viagem também no coração de todo aquele que ouve as Suas Palavras.

Quando Deus decide salvar, Ele resgata, liberta e auxilia continuamente, foi assim com Israel, o Povo de Deus. E é assim que Deus age também em nossos dias - pois Ele não mudou - Deus quer nos tomar por seu povo, através de seu filho Jesus Cristo. Se dermos ouvido as Suas Palavras não seremos somente salvos da ira, resgatados do pecado, libertos da opressão e auxiliados por Deus, mas muito mais do que isto: Faremos parte do Povo de Deus que está caminhando para a Terra Prometida, daqueles que estão voltando para a Casa de Deus.

Perguntas para Reflexão:


1) Estou disposto a deixar o Egito e ir para a Terra Prometida?

Reflexão na Prática


Dê ouvidos a Palavra de Deus.

Leia hoje o capítulo 6 de Êxodo.

Gilliard Lima

Seleção de Reflexões Evangélicas

Confira agora esta seleção de Reflexões Evangélicas!

- Reflexão Bíblica publicada originalmente no site FraseseReflexoes.Net -

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.