A Face de Deus

A Face de Deus

A Face de Deus


"Moisés, Arão, Nadabe, Abiú e setenta autoridades de Israel subiram e viram o Deus de Israel, sob cujos pés havia algo semelhante a um pavimento de safira, como o céu em seu esplendor. Deus, porém, não estendeu a mão para punir esses líderes do povo de Israel; eles viram a Deus, e depois comeram e beberam."
(Êxodo 24.9-11)

A Face de Deus



Muitas pessoas que não acreditam em Deus tentam criar dúvidas sobre a inerrância da Bíblia através dos versículos acima. Hoje vamos esclarecer alguns pontos e fortalecer nossa fé com base na verdade da Palavra.

Primeiramente vejamos alguns outros textos:

"Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito que está no seio do Pai, esse o revelou." (João 1.18)

"Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém." (1 Timóteo 6:16)

Olhando para estes textos bíblicos alguns podem ficar confusos, pois aparentemente dizem o contrário do que está escrito em Êxodo 24.9-11. O que não podemos nos esquecer é que Deus não nos escreveu versículos, Deus nos enviou uma carta, que chamamos de Bíblia. Uma Carta de Amor, com milhares de linhas, pois o Amor de Deus por nós é muito grande. Sabemos que Deus não nos enviou uma carta apenas, mas também seu próprio filho, por nos amar. Acontece que se nós focalizarmos nossa atenção em apenas uma ou duas linhas estaremos limitando também nosso entendimento. Quer um exemplo bem prático? Neste paragrafo que você está lendo agora tem duas sequências de palavras que estão destacadas em vermelho, olhe para elas por um momento.

A primeira diz que "Deus nos enviou uma carta" e a segunda diz que "Deus não nos enviou uma carta". Se olhássemos apenas para estas duas frases isoladas iriamos dizer que estão se contradizendo, porém ao ler todo o parágrafo acima com discernimento entendemos que não há contradição alguma. E este o erro que estão cometendo aqueles que pegam versículos isolados em busca de contradição que - de fato - não existe. Precisamos olhar para o todo da Palavra de Deus e não apenas para pequenos trechos isoladamente.

Quanto a questão proposta bastaria olhar para alguns outros versículos para entender melhor o que está escrito:

O Anjo do Senhor


O que muitas vezes o homem viu foi o Anjo do Senhor, que inclusive levava o nome de Deus, O Representando:

"Eis que eu envio um anjo diante de ti, para que te guarde pelo caminho, e te leve ao lugar que te tenho preparado. Guarda-te diante dele, e ouve a sua voz, e não o provoques à ira; porque não perdoará a vossa rebeldia; porque o meu nome está nele. Mas se diligentemente ouvires a sua voz, e fizeres tudo o que eu disser, então serei inimigo dos teus inimigos, e adversário dos teus adversários. Porque o meu anjo irá adiante de ti, e te levará aos amorreus, e aos heteus, e aos perizeus, e aos cananeus, heveus e jebuseus; e eu os destruirei." (Êxodo 23.20-23)

Tantas outras vezes vemos textos citando ver a Deus face a face, no entanto o que eles estavam vendo era o Anjo do Senhor. Não acredita? Pois veja a relação direta que podemos obter ao ler Êxodo 3, o momento da chamada de Moisés:

"E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia. E Moisés disse: Agora me virarei para lá, e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima. E vendo o Senhor que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui. E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa." (Êxodo 3.2-5)

O homem não pode ver a Face de Deus


"Não poderás ver a minha face, porque o homem não pode ver a minha face e viver." (Êxodo 33.20)

Eles não viram a Face de Deus, inclusive o que mais foi citado foi o lugar onde estavam os pés de Deus: "(...) sob cujos pés havia algo semelhante a um pavimento de safira, como o céu em seu esplendor."

Moisés que FALAVA com Deus "face-a-face" também não pode ver a Face de Deus, conforme o mesmo versículo acima. Apenas viu a Sua Glória depois de haver Deus passado por ele:

"Disse mais o Senhor: Eis aqui um lugar junto a mim; aqui te porás sobre a penha. E acontecerá que, quando a minha glória passar, pôr-te-ei numa fenda da penha, e te cobrirei com a minha mão, até que eu haja passado. E, havendo eu tirado a minha mão, me verás pelas costas; mas a minha face não se verá."

"Êxodo 33.21-23"

Conclusão


Nenhum homem viu a Face de Deus, porque se Deus permitisse que isto acontecesse este homem morreria. Porém muitos viram o Anjo do Senhor e vislumbraram rapidamente uma pequena parte da Glória de Deus. O que sabemos com certeza é que para aqueles que permanecerem fieis uma promessa foi feita a este respeito, que em breve se cumprirá:

"Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos." (1 João 3.2)

"Pois agora vemos como por um espelho em enigma, mas então face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, assim como fui plenamente conhecido." (I Co 13.12)

Promessa esta que está também confirmada no último capítulo da Bíblia, nas últimas linhas da Carta de Deus aos homens:

"Ali não haverá jamais maldição. Nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão, e verão a sua face; e nas suas frontes estará o seu nome." (Apocalipse 22.3,4)


Perguntas para Reflexão:


1) Conheço a Bíblia como um todo ou apenas pequenas partes dela?

Reflexão na Prática


Leia hoje o capítulo 24 de Êxodo.

Gilliard Lima

Seleção de Reflexões

Confira esta Seleção de Reflexões Evangélicas!

- Reflexão publicada originalmente no site FraseseReflexoes.Net -

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.