Crer ou Não Crer

Crer ou Não Crer

Crer ou Não Crer


"Então disse o Senhor a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis?"
(Êxodo 16:28)

Crer ou Não Crer



Todas as vezes que leio o pentateuco me deparo com a extrema incredulidade dos filhos de Israel. E todas as vezes fico perplexo, pois posso ver que não é uma característica unicamente deste povo, mas do ser humano. Temos uma capacidade extraordinária para esquecer do que é bom. Diariamente vemos o povo de Israel rejeitar as palavras de Deus. Porque isto acontecia? Porque isto ainda acontece? Qual é o motivo para o homem rejeitar as Palavras de Deus? A resposta é simples: Incredulidade, eles não obedeciam por não acreditarem em Deus.

- Mas eles já não haviam visto Deus abrir o mar? - você dirá, e a resposta é: Sim! Eles tinham visto Deus abrir o mar e derrotar completamente os egípcios. Mas eles ainda não acreditavam em Deus.

- Nossa, mas que povo incrédulo. - é verdade, eles foram incrédulos ao extremo, os mais incrédulos seres que já passaram por esta terra, e na realidade eles foram "iguaizinhos" a todos nós, seres humanos.

- Não, eu não sou assim! - Pois bem, entendo que ninguém queira imaginar que pode ter sido "alguma vez na vida" "um pouco" incrédulo, mas vejamos este assunto um pouco mais a fundo.

O que exatamente aconteceu com o povo de Israel?

Eles foram libertos da escravidão, receberam a oportunidade de caminhar para uma nova terra, para seu verdadeiro lar, um lugar de delícias, onde poderiam desfrutar de uma vida melhor, porém devido a incredulidade muitos foram impedidos de entrar, mesmo tendo visto o agir de Deus por diversas vezes.

O que exatamente acontece com os homens quando aceitam a Jesus Cristo?

Eles são libertos da escravidão, recebem a oportunidade de caminhar para uma nova terra, para o verdadeiro lar, o reino dos céus, lugar de delícias, onde poderão desfrutar de uma vida melhor e eterna, porém devido a incredulidade muitos serão impedidos de entrar, mesmo tendo visto o agir de Deus por diversas vezes.

- Será? - Alguém pergunta, mas Jesus responde:

"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus." (Mateus 7.21)

E quem faz a vontade de Deus, senão aquele que nEle crê?

Nós muitas vezes temos visto o poder de Deus em nossas vidas, respondendo desde pequenas e rápidas petições, até longas e doloridas orações. Temos provado do seu amor, e dos seus cuidados, no entanto, o que acontece quando uma pequenina pedra surge no meio da estrada? Nos revelamos os mais incrédulos seres desta terra. Agimos, falamos e pensamos como alguém que nunca viu o Poder de Deus em ação, não é mesmo? Triste realidade.

Porém a realidade está aí para ser alterada, e se altera sempre que nos levantamos com atitudes diferentes. Uma nova ação levará a uma nova realidade. Sabemos que se fizermos o mesmo que sempre fizemos até agora, iremos colher os mesmos resultados. Agora é a hora de mudar esta realidade, de fazer algo diferente, de acreditar.

Não faça como fizeram os israelitas naquele deserto, tenha uma atitude diferente, ouça a voz de Deus com atenção, pois nada do que Ele fala é irrelevante. Dê atenção as Palavras de Deus, pois Ele está olhando atentamente por você.

Perguntas para Reflexão:


1) Tenho agido como um incrédulo?

2) Tenho falado como um incrédulo?

3) Tenho pensado como um incrédulo?

Reflexão na Prática


Leia hoje o capítulo 16 de Êxodo.

Gilliard Lima

Seleção de Reflexões

Confira esta Seleção de Reflexões Evangélicas!

- Reflexão publicada originalmente no site FraseseReflexoes.Net -

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.