Deus é Justo

Deus é Justo

Deus é Justo


"Nem ao pobre favorecerás na sua demanda."
(Êxodo 23.3)

Deus é Justo



Deus é Justo. Alguns imaginam que Deus faz Sua Justiça com padrões humanos, mas não é bem assim. Deus não compensa, Deus Recompensa, e isto faz muita diferença. Olhe bem: segundo o parecer humano seria bom - se um rico e um pobre estiverem pleiteando uma causa - pender a balança para o lado do pobre, porém não é isto que Deus quer. Deus não quer que o pobre seja favorecido injustamente, mas sim que se estabeleça de maneira justa todas as questões.

Agora pense bem: nem mesmo ao pobre Deus quer que haja favorecimento de maneira injusta. Se olharmos para uma situação muito de perto corremos o risco de deixar de ver a realidade. Quer um exemplo? Você está tão perto do Planeta Terra que não consegue ver o todo, não consegue ver tudo que ela é. Quem mora no deserto vê a terra como um grande deserto, e quem mora na ilha a vê como um grande oceano.

Olhando para as Obras de Deus podemos ver que Ele age com extrema sabedoria em todas as situações, e o que alguns homens apontam como injustiça da parte de Deus nada mais é do que uma incapacidade de enxergar a realidade como ela é, uma incapacidade de ver o todo, de olhar todos os fatos e julgar de maneira correta. Se tivéssemos uma visão melhor teríamos também decisões melhores, mas nossa visão é curta não enxergamos os acontecimentos do passado, não conhecemos direito a história que estamos ajudando a construir.

"Quando os crimes não são castigados logo, o coração do homem se enche de planos para fazer o mal. O ímpio pode cometer uma centena de crimes e até ter vida longa, mas sei muito bem que as coisas serão melhores para os que temem a Deus, para os que mostram respeito diante dele. Para os ímpios, no entanto, nada irá bem, porque não temem a Deus, e os seus dias, como sombras, serão poucos." Eclesiastes (8.11-13)

Se agirmos com justiça, fazendo o que é certo, a recompensa será também certa, pois Deus é Justo. Ele mesmo recompensa cada um segundo as suas obras. As bençãos de Deus virão - certamente - sobre todos aqueles que o temem, sobre aqueles que seguem os passos do seu Criador.

"E servireis ao Senhor vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de vós as enfermidades." (Êxodo 23.25)

Perguntas para Reflexão:


1) Entendo que não é justo favorecer quem quer que seja por meio de uma injustiça?

Reflexão na Prática


Leia hoje o capítulo 23 de Êxodo.

Gilliard Lima

Seleção de Reflexões

Confira esta Seleção de Reflexões Evangélicas!

- Reflexão publicada originalmente no site FraseseReflexoes.Net -

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.