Louvar ou Murmurar?

Louvor x Murmuração

Louvor x Murmuração


"Então cantou Moisés e os filhos de Israel este cântico ao SENHOR, e falaram, dizendo: Cantarei ao SENHOR, porque gloriosamente triunfou; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro. (...) E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber?"
(Êxodo 15.1,24)

Louvor x Murmuração



Louvar e Murmurar são palavras antagônicas, porém andam sempre uma perto da outra. Diante de toda situação de incerteza nos deparamos com as duas. Louvar ou Murmurar? Louvamos a Deus quando nos lembramos do que Deus tem feito, do que Ele tem nos prometido e principalmente quando nos lembramos de Quem Ele É. Murmuramos quando nos esquecemos de tudo isto ao enfrentar uma situação difícil, ou mesmo ao enfrentar uma situação fácil, pois Murmurar não é questão apenas das circunstâncias externas, mas também de como está nosso coração.

Louvar é bendizer, elogiar, enaltecer. Murmurar é maldizer, criticar e desmerecer. Em toda crise podemos agir de uma ou outra maneira, mas como sempre cada escolha tem suas recompensas. Quem adora recebe o cumprimento das promessas, quem murmura recebe o salário dos ingratos: o fim da benção. Quem louva recebe bençãos sem fim.

Murmurar é evidência da falta de fé, da incredulidade. Louvar é um ato de fé, de acreditar, de dar crédito, honra, mérito. Murmurar é duvidar, Louvar é confiar.

O Povo de Israel saiu vitorioso do Mar Vermelho, Deus acabara de derrotar o forte exército egípcio, e os israelitas se perguntavam quem os poderia vencer. Na verdade, eles só seriam vencidos por eles mesmos, pois tinham um Deus extremamente poderoso, e ninguém os poderia derrotar, a não sua própria incredulidade. O grande inimigo que eles tinham agora era sua própria incapacidade de acreditar nas Palavras de Deus, e de se lembrar de tudo que Deus já havia feito, e do que haveria de fazer por cada um deles.

Nós também passamos por momentos em que depois de havermos vencido tudo começamos a enfrentar lutas internas que buscam nos afastar do caminho da fé, da esperança e do amor a Deus. E é nestes momentos que precisamos nos lembrar de que Tudo Deus já tem nos dado gratuitamente, o mais Ele mesmo fará, basta que confiemos firmes, e em breve Ele nos dará ainda mais motivos para louvar e engrandecer o nome do nosso Maravilhoso Deus.

Perguntas para Reflexão:


1) Tenho louvado ou murmurado?

Reflexão na Prática


Leia hoje o capítulo 15 de Êxodo.

Gilliard Lima

Seleção de Reflexões

Confira esta Seleção de Reflexões Evangélicas!

- Reflexão publicada originalmente no site FraseseReflexoes.Net -

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.