Quem tem o Poder de Delegar? Confira a resposta nesta reflexão.


7 de julho de 2014
O Poder de Delegar

O Poder de Delegar


"E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqüenta, e maiorais de dez;"
(Êxodo 18.21)

O Poder de Delegar



Quando Jetro, o sogro de Moisés, foi lhe fazer uma visita, possivelmente não imaginou que iria compartilhar com Moisés sua experiência e iria ser de grande ajuda para o seu genro. Ele trouxe algo que até hoje muitos consideram "inovador". Uma mudança drástica na maneira de pensar, que a maior parte dos servos de Deus não recebem tão bem como Moisés recebeu. O que Jetro comunicou a Moisés foi a necessidade de Delegar.

Delegar é mais do que repassar uma tarefa - Isto é mandar - Delegar é acreditar, instruir e compartilhar responsabilidades. Delegar é no final das contas exercitar a humildade, pois somente quando entendemos que não somos melhores do que os outros podemos acreditar que os outros também tem capacidade de fazer algo de bom. Não delegar é um sinal claro e forte de orgulho.

Nem todos tem o poder de delegar, pois para isto é necessário vencer o próprio orgulho, que nos faz acreditar que somos a melhor pessoa para cumprir com determinada função. Que ninguém pode fazer algo com tanto zelo e cuidado quanto nós. Isto é orgulho, e quem está tomado por este sentimento não tem o poder de delegar. Este, felizmente, não era o caso de Moisés.

O que acontece quando um líder não delega? Ele ficará cansado, sobrecarregado, incapaz de realizar tudo que gostaria, e limitado, principalmente limitado - na sua área de atuação. Veja só: Um líder que não delega terá 24 horas por dia. Isto é fato. Agora um líder que delega terá muito mais do que isto, pois se multiplicará em seus liderados. Se ele delegar para mais uma pessoa então já serão 48 horas, e o alcance estará limitado apenas a quantidade de pessoas que forem alcançadas.

Veja que Jesus - é claro - sabe muito bem disto, e Ele, em sua infinita sabedoria, decidiu delegar: "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém." (Mateus 28.19-20) Ele sabia que não somos perfeitos, mesmo assim resolveu nos confiar uma missão muito importante, a mais importante missão que pode haver nesta terra: levar as Boas Novas do Evangelho da Paz.

Delegar é o segredo para levar qualquer propósito além. Sem isto não podemos fazer mais, por mais que nos esforcemos.

Que nós possamos cumprir com nossa missão e ao mesmo tempo não ter um coração orgulhoso que nos faça acreditar que somos os únicos homens capazes sobre a face da terra, e assim estaremos sempre realizando o melhor para este maravilhoso Deus que merece nossos maiores esforços em fazer o bem em todo tempo. Que Ele mesmo possa nos instruir e dar a cada dia mais sabedoria para vivermos nesta terra.

Perguntas para Reflexão:


1) Acredito mesmo que sou mais capaz do que todo os outros seres desta terra?

Reflexão na Prática


Leia hoje o capítulo 18 de Êxodo.

Gilliard Lima

Seleção de Reflexões

Confira esta Seleção de Reflexões Evangélicas!

- Reflexão publicada originalmente no site FraseseReflexoes.Net -