Declaração de Amor

Declaração de Amor

Declaração de Amor


"E, quando oferecerdes sacrifícios de louvores ao Senhor, o oferecereis da vossa vontade."
(Levítico 22:29)

Declaração de Amor



O versículo destacado acima tem lições preciosas, vejamos o que ele diz:

"E, quando (...)"

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu." (Eclesiastes 3:1)

O início deste versículo nos diz "Quando oferecerdes sacrifícios de louvores ao Senhor", e com o termo "Quando" nós podemos aprender que o louvor cabe a todos nós, pois caso alguns estivessem liberados desta oportunidade a palavra seria diferente, iriamos ler: "SE oferecerdes sacrifícios de louvores ao Senhor", mas não é isto que está escrito.
"Quando" nos diz que em determinado momento haveremos de apresentar sacrifícios de louvores a Deus, também nos diz que é algo que se espera que seja realizado de tempo em tempo.

"Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor." (Salmos 150:6)

"(...) oferecerdes sacrifícios de louvores (...)"

Aqui temos três palavras que possuem um significado profundo: Oferta, Sacrifício e Louvor.

Oferecerdes: Ofertar é dar um presente, entregar uma dádiva, presentear alguém. Normalmente presenteamos as pessoas que amamos, e presentear é uma maneira de expressar o quanto se valoriza a pessoa presenteada. Oferecer algo a Deus é uma maneira de dizer que a amizade de Deus é muito valiosa para nós.

Sacrifícios: Sacrificar nos dá ideia de algo que tem um custo, um preço, algo difícil e até mesmo doloroso. Quando a oferta é de sacrifício então entendemos que é uma oferta valiosa, que não foi fácil, fruto de uma renúncia. Renúncia é a maior e mais completa expressão do amor, o amor se torna claramente visível no momento da renúncia.

Louvores: Louvor é expressar gratidão, admiração ou reverência a alguma pessoa exaltando suas qualidades e atitudes. Louvar a Deus é mais do que externar palavras é externar um sentimento. Louvor é a união da Razão e da Emoção que sob a unção do Espírito Santo faz nascer a Adoração.

"oferecer sacrifícios de louvores" é entoar Elogios a Deus, não somente com palavras, mas também pelo contínuo testemunho, Renunciando ao pecado, para dar em cada momento um Presente de Obediência a Deus.

"Então disse Araúna a Davi: Tome, e ofereça o rei meu senhor o que bem parecer aos seus olhos; eis aí bois para o holocausto, e os trilhos, e o aparelho dos bois para a lenha. Porém o rei disse a Araúna: Não, mas por preço justo to comprarei, porque não oferecerei ao Senhor meu Deus holocaustos que não me custem nada. Assim Davi comprou a eira e os bois por cinqüenta siclos de prata." (2 Samuel 24:22,24)

"(...) ao Senhor (...)"

Senhor é uma palavra de distinção, sua origem também significa "mais velho", no passado ser o mais velho também significava ser o mais respeitado, o mais respeitável, o mais sábio, o mais educado e experiente. Senhor é aquele que está acima, tem o direito de ser honrado, reverenciado. Ao ler o texto "ao Senhor" entendemos também que não há outro a quem possamos direcionar nossa oferta, a não ser ao único e verdadeiro Deus, Eterno, merecedor de honra e louvor.

"(...) o oferecereis da vossa vontade."

Não se trata de uma obrigação, mas de uma atitude de gratidão, de um anseio natural no coração de quem tem recebido as bençãos de Deus e reconhecido que só o Senhor é Deus. Louvar a Deus é exercitar o livre arbítrio optando por permanecer ao lado de Deus. Em outras traduções encontramos esta parte do versículo também traduzido por "oferece-lô-eis de modo a serdes aceitos." e não está de forma alguma diferente do que lemos acima, pois para sermos aceitos devemos oferecer a Deus uma oferta agradável, gerada espontaneamente em nosso coração.

"E, quando oferecerdes sacrifícios de louvores ao Senhor, o oferecereis da vossa vontade."
(Levítico 22:29)

Agora, ao ler este versículo entendo que em todo tempo, constantemente, oferecerei a Deus, meu Senhor, o melhor Louvor que o Seu Santo Espírito me inspirar, com todo amor que, através de sua Misericórdia e Graça, Ele tem despertado em meu coração. Louvar a Deus é fazer uma Declaração de Amor ao Todo Poderoso.

Perguntas para Reflexão:


1) Louvar a Deus faz parte do meu dia a dia?

Reflexão na Prática


Leia hoje o capítulo 22 de Levítico.

Gilliard Lima

Seleção de Reflexões

Confira esta Seleção de Reflexões Evangélicas!

- Reflexão publicada originalmente no site FraseseReflexoes.Net -

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.