Vencendo a Malícia

Vencendo a Malícia

Vencendo a Malícia


"E ser-me-eis santos, porque eu, o Senhor, sou santo, e vos separei dos povos, para serdes meus."
(Levítico 20:26)

Vencendo a Malícia



O que é Malícia? "Tendencia para fazer o mal; má índole; maldade; Aptidão ou inclinação para ludibriar (enganar); que possui astúcia ou se comporta de modo ardil; manha. Esperteza; Comportamento maldoso; Zombar; Satirizar; astúcia."

E na prática, como ela se apresenta? São pensamentos, palavras, ações e olhares maldosos. Mas não é apenas isto. É também provocar sensualmente, buscar chamar a atenção. Atrair. Usar estratégias e artimanhas para por em prática planos que na essência contrariam os Mandamentos de Deus.

"Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. Não matarás. Não adulterarás. Não furtarás. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo." (Êxodo 20:12-17)

A malícia tem sua fonte no coração do homem, Jesus disse: "Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias." (Mateus 15:19)

A malícia é a semente do pecado, por ela o homem se contamina e quando cresce suas raízes envolvem o coração do homem de tal forma que ele agoniza espiritualmente, sufocado por seus próprios pecados.

"Quem poderá dizer: Purifiquei o meu coração, limpo estou de meu pecado?" (Provérbios 20:9)

Certamente todos somos pecadores, e temos lutado - ou não - contra a malícia. No entanto, se servimos a um Deus Santo, precisamos atentar para o fato que Ele irá separar para si aqueles que o agradam, aqueles que tem buscado se separar do mal. Pode ser que tenhamos perdido muitas batalhas até hoje, pode ser que nosso olhar, nossas palavras, nossos sentimentos estejam semeando malícia por toda parte em nosso coração, mas aqui vai uma boa notícia: Jesus tem a solução para nos dar vitória nesta questão. E a solução está disponível para todos, na Palavra de Deus, veja:

"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (João 8:32)

A verdade da palavra de Deus é a única solução para o coração do homem, ela é a água que pode lavar, limpar e restaurar a saúde de nosso coração. Nossos sentimentos precisam ser lavados, e não há outra água que os possa purificar, a não ser a Palavra de Deus.

"para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra," (Efésios 5:26)

E como se dará isto? Através da leitura, reflexão, estudo e busca - Todos os Dias - das verdades contidas em cada frase, em cada versículo, em cada capítulo e livro da Bíblia. Aqui está a nossa vitória sobre a Malícia. Eis as suas armas para vencer, então a partir de hoje Lute! Deus será contigo!

"Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado." (João 15:3)

Perguntas para Reflexão:


1) Estou meditando diariamente na Palavra de Deus?

Reflexão na Prática


Leia hoje o capítulo 20 de Levítico.

Gilliard Lima

Seleção de Reflexões

Confira esta Seleção de Reflexões Evangélicas!

- Reflexão publicada originalmente no site FraseseReflexoes.Net -

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.