A Voz de Deus

Ouvindo a Voz de Deus

Ouvindo a Voz de Deus


"E, quando Moisés entrava na tenda da congregação para falar com ele, então ouvia a voz que lhe falava de cima do propiciatório, que estava sobre a arca do testemunho entre os dois querubins; assim com ele falava." (Números 7:89)

A Voz de Deus



Deus falava com Moisés como um homem fala ao seu amigo. Hoje Deus ainda fala desta maneira? Vejamos primeiramente alguns outros momentos em que Deus falou com o homem de uma maneira especial:

No Paraíso Deus falava com Adão e Eva. Abrão conversou com Deus muitas vezes. Samuel ouvia a Voz de Deus. Isaías, Ezequiel, Jonas, Jeremias e inúmeros outros profetas do antigo testamento ouviam as instruções de Deus e repassavam ao povo.

Mas será que Deus só falava com o homem no passado? Somente no antigo testamento bíblico? Certamente que não! Exemplos claros são os apóstolos Pedro e Paulo que inúmeras vezes ouviram a Voz de Deus. Isto para citar apenas dois homens. A verdade é que Jesus já havia deixado claro que Deus iria não somente falar com seus servos, mas também fazer morada dentro deles.

"Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim." (João 15:26)

"O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós." (João 14:17)

Deus não mudou, Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Ele continua falando com o ser humano. Agora, pode ser que alguém esteja em dúvida, pensando: porque então eu não ouço a Voz de Deus?

E a resposta está na própria Palavra de Deus:

"Entretanto, porque eu clamei e recusastes; e estendi a minha mão e não houve quem desse atenção, Antes rejeitastes todo o meu conselho, e não quisestes a minha repreensão, Também de minha parte eu me rirei na vossa perdição e zombarei, em vindo o vosso temor. Vindo o vosso temor como a assolação, e vindo a vossa perdição como uma tormenta, sobrevirá a vós aperto e angústia.
Então clamarão a mim, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, porém não me acharão." (Provérbios 1:24-28)

Precisamos estar atentos para não entristecer o Santo Espírito de Deus, pois Ele fala conosco continuamente enquanto nós damos ouvidos a Sua Voz, porém quando nós O ignoramos Ele irá ficar em silêncio, clamaremos e Ele não nos responderá.

Uma das maneiras que Deus fala com o homem é através da Bíblia, outra forma que Deus fala é audivelmente dentro de nosso ser, em nosso coração, Ele também pode falar por visão ou ainda em sonhos, pode falar através de uma profecia e por meio de um acontecimento ou experiência, Deus fala de muitas maneiras, mas o que ocorre na maior parte dos casos é que ou ignoramos a Sua Voz, ou estamos com os ouvidos agravados pelo pecado.

Muitas vezes passamos por períodos onde Deus fala em nosso coração e nós não valorizamos Suas Palavras, e depois ficamos um tempo sem entender porque Deus não fala mais conosco, e a resposta é: porque não estamos dando ouvidos a Sua Voz.

E como podemos então corrigir isto? Como voltar a ouvir Deus falando conosco? O primeiro passo é buscar a Palavra de Deus, ler e meditar no que Deus deixou escrito para nós, na Bíblia Sagrada. este é o primeiro passo. O segundo é falar com Deus, tirar um tempo de qualidade para conversar com Ele. E o terceiro é: Confessar, diante de Deus, nossa falha em ouvir a Sua Voz, em prestar atenção no que Ele estava dizendo, se arrepender, de coração, por ter ignorado a Voz do Senhor Deus.

Se agirmos assim, certamente Ele nos ouvirá, perdoará nossa falha e voltaremos a desfrutar novamente tanto de sua presença, quanto da Sua Voz, Plena de Amor e Sabedoria.

Gilliard Lima

Perguntas para Reflexão:


1) Estou valorizando a Voz de Deus? Dou atenção a Sua Palavra? Estou buscando continuamente dar ouvidos a Voz de Deus?

Reflexão na Prática


Leia hoje o capítulo 7 do livro de Números.


- Reflexão publicada originalmente no site FraseseReflexoes.Net -

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.