Tempo de Paz

Reflexões Evangélicas

Sossego, Paz e Tranquilidade


"E sossegou a terra quarenta anos." (Juízes 5:32)

Frases de Reflexão


Sossego, Paz e Tranquilidade. Calmaria. Descanso. Serenidade.

Ficar despreocupado - livre das preocupações - é algo muito bom.

Ter um momento de quietude - sensação de dever cumprido - de que tudo está caminhando bem, que podemos ter esperança, é o sonho de muitos e a realidade de poucos. E para a maioria é difícil até imaginar - em nossos dias - como seria viver uma vida tranquila.

Acordamos com o sentimento de que o dia está terminando e falta muito ainda para fazermos. Almoçamos com a agilidade de um leão. Corremos para nossa rotina sem parar por um momento para nos perguntarmos: porque? para quê? onde espero chegar? onde desejo chegar? o que é que estou fazendo?

Mesmo agora na leitura - a maioria de nós - lê atropeladamente como se a informação mais importante estivesse na última linha.

Eu posso lhe garantir: A informação mais importante não está na última linha!

Vamos então observar alguns fatos relevantes que podem nos ajudar a ter mais Sossego, Paz e Tranquilidade em nossa vida:

Viva Momentos. Não Viva Segundos.

Assim como cada frase de um livro tem seu valor, propósito e objetivo, a vida também precisa ser experimentada com entendimento.
A vida nada mais é do que uma sucessão de momentos, de tempos, estações. Assim como não podemos ler bem um livro letra por letra também não podemos viver bem a vida se tentarmos administrar cada segundo do dia.

O objetivo da vida não é nos ensinar a ser um cronômetro humano, mas a ser mais humano e menos máquina do tempo. Máquina do tempo é o relógio que conta cada segundo e não vive nenhum deles. Máquina do tempo é o museu que vive o passado continuamente. Ser humano é sentir o que está - de fato - acontecendo a sua volta e viver o tempo que se chama hoje em toda sua plenitude.

O Tempo Foi Criado Para Você

O tempo não foi criado pelo homem, mas para o homem.
Foi criado antes do homem para nos acolher e nos ensinar, para administrarmos e usufruirmos.
O tempo foi criado para nós, e não o contrário.

É certo que não podemos deixar o tempo passar sem valorizar cada momento, mas o que é um momento?

Momento é um tempo de duração indeterminada que tem como principal mérito conter uma experiência relevante.

Um momento só é realmente "um momento" quando se torna eterno, inesquecível, memorável. Somente quando nos dedicamos a ele com a convicção que o mais importante não é entrar em desespero por seu resultado final, mas sentir e viver ao máximo o tempo que nos envolve.

A única realidade que podemos viver se chama Hoje

Não deixe de viver hoje por acreditar que apenas o futuro importa, aproveite ao máximo a sua experiência de vida hoje e o seu futuro será incrivelmente melhor do que você imaginou. Não deixe de viver hoje por estar preso no que já passou, as correntes do passado são ilusórias, elas prendem todo aquele que se deixa convencer por seus argumentos carregados de sentimentos negativos.

Diga Não a Escravidão!

Alguém pode imaginar que o tempo escraviza o homem, mas a verdade é que o homem escraviza a si mesmo. Não é a falta de tempo nosso grande inimigo, nosso inimigo é - acredite - nossa falta de prioridade.

O povo de Israel por diversas vezes se viu debaixo da escravidão, e não conseguia fazer o que queria, mas tinha que fazer o que outras pessoas desejavam, eles não estavam sem tempo, estavam sem prioridade, sem direção.

Estavam longe de Deus, e sempre que estamos longe de Deus deixamos de dar valor ao que realmente importa.

Quando por fim eles lutaram contra aqueles que os havia vencido com coragem e determinação conseguiram sacudir o jugo que estava sobre eles e tiveram sossego. Não há sossego, nem paz, nem tranquilidade sem luta. É necessário coragem para se levantar contra a escravidão que o mundo nos força a suportar. É preciso determinação para vencer a luta contra nosso desejo de se conformar.

Nossos inimigos

Alguns dos nossos inimigos são:

A Falta de Perdão que corrói o tempo que poderíamos estar vivendo.

A Inveja e o Ciúme que drenam as nossas forças e nos levam a pensamentos e lugares que nunca iríamos se não estivéssemos tomados por estes sentimentos.

A Cobiça que nos leva a tentar obter rapidamente o que foi construído por outra pessoa com o investimento de muitos momentos. (A verdade é que tudo que é obtido desta forma terá um alto preço, cobrado na moeda do tempo. O Ladrão, o Adultero e o Caluniador tem a vida encurtada e seus bons momentos roubados de muitas maneiras.)

A Ganância que nos faz sacrificar nossa vida por uma ilusão.

A Ingratidão que ignora o que há de bom e passa o tempo na busca dos motivos para lamentar.

O Orgulho que nos impede de ver quem realmente somos, que nos impede de aprender, que nos impede de receber algo de bom.

A Mentira que nos obriga a investir tempo representando um papel de falsidade, aperfeiçoando uma mascara que por fim haverá de cair.

A Ira que destrói em segundos o que foi necessário muito tempo para construir.

Nossa Vitória

Certamente não faltarão inimigos para aqueles que querem vencer, porém, se lutarmos com fé e discernimento venceremos.
Se vencermos, teremos enfim o merecido presente: sossego, paz e tranquilidade.

Gilliard Lima

Reflexão


Tenho Vivido Minha Vida em Cada Momento que ela Acontece?

Vivo hoje, ou estou fugindo para o futuro?

Vivo hoje, ou estou preso no passado?

Luto contra os inimigos que tentam me escravizar para roubar o meu tempo?

Leitura Bíblica Diária


Leia hoje o capítulo 5 do livro de Juízes


Reflexão publicada originalmente no site FraseseReflexoes.Net

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.