3 Passos para se Libertar das Dívidas

Libertar das Dívidas

Dívidas: Não Faça Parte Deste Mundo!


Dívidas podem ser aterrorizantes. Quem é que gosta delas?

Uma das grandes aflições do ser humano é ter uma dívida que não pode pagar. Isto preocupa, aflige, escraviza o homem. Há quem diga que isto não é nada, normalmente quem fala assim não passa pelo que a maior parte dos brasileiros está passando. Enquanto muitos estão lutando sem esperança, muitos outros já se entregaram completamente. Um povo endividado é um povo escravizado, aquele que toma emprestado se torna servo de quem empresta. (Provérbios 22.7) Como podemos então vencer a escravidão das dívidas?

Primeiro um conceito importante:
Dívida é o resultado de nosso empenho em fazer parte deste mundo. (polêmico, eu sei, mas verdadeiro!)

Vamos buscar a solução para este problema em três passos:


1º Passo: Abra os olhos e Mude!

Já ouviu falar em dar muros em ponta de faca? Não deve ser nada bom! Pois o problema é que dificilmente reconhecemos as "facas" que estão atrapalhando nossa vida [e nos causando muita dor]. Normalmente temos dificuldade em aceitar que uma mudança é necessária [mesmo que estejamos passando por um momento difícil]. Nos perguntamos: se algo deu certo por tanto tempo, porque mudar? Uma hora tudo voltará ao "normal" e dará certo como antigamente. Infelizmente não funciona assim! Temos que aprender que as estratégias de ontem não resolvem os desafios de hoje, e a cada dia precisamos estar alertas, buscando novas soluções para os novos problemas.

Algumas pessoas não aceitam a mudança, mesmo que estejam no fundo do poço, continuam cavando no mesmo lugar, acreditando que somente ali poderão encontrar o que procuram. Não há nada que se possa fazer por alguém que não aceita receber instrução, pois somente o conhecimento da verdade pode nos libertar do engano de uma mentira.

O conhecimento é o segredo para alcançar o que desejamos, conhecer como algo funciona vale ouro, conhecer as necessidades das pessoas vale ainda mais!

Fique atento, as oportunidades estão gritando e pulando ao seu redor, Abra Bem Os Seus Olhos e Ouvidos!
Veja além do que seus olhos estão acostumados a ver, ouça mais do que seus ouvidos estão "cansados" de ouvir.
O que você precisa para vencer está ao alcance de suas mãos!


2º Passo: Acredite e Lute!

Todo aquele que desiste já perdeu. Lutar é a prova de que acreditamos na possibilidade da vitória. Quem não acredita logo irá se render.
Se você está lutando é porque continua acreditando. Continue Assim, não desista!

A dúvida não é um benefício, é um veneno, destrói suas possibilidades de sucesso, não permite que você vá além do que os seus olhos podem ver, suas mãos podem tocar e seus pés podem alcançar. Dar um passo maior que a perna não é bom, mas se você der um passo de cada vez poderá alcançar muito mais do que pode imaginar.

Se você encontrar uma solução, acredite. Quando você acreditar, Lute! Quando lutar lute para vencer! Quem luta para vencer luta até o fim!

Uma boa ideia somente será realmente boa para aquele que acreditar nela, para todos os outros será sempre apenas uma ideia.
Ideias não são reais até o momento em que alguém acredita nelas e as transforma em realidade.


3º Passo: Valorize o que é eterno!

Nossas dívidas - na maior parte do tempo - surgem de nossa "capacidade extraordinária" de olhar para que é passageiro e esquecer o que dura eternamente, e por fim parece que o que "compramos" dura apenas um momento e passa, mas a dívida não tem fim: nada passa tão devagar como o tempo necessário para terminar de pagar uma conta.

Não é fácil se libertar das dívidas, mas também não é impossível. O segredo é priorizar o que realmente é importante, o que não dura apenas um momento. O Segredo é Priorizar o que é Eterno. Descobrir que não é uma viagem que torna o momento inesquecível, mas a companhia. Não é um presente o que mais agrada (por mais que agrade muito), mas a consideração de quem entrega o presente. É certo que bons momentos, muitas vezes, tem um custo, mas as melhores coisas desta vida não tem preço, não podem ser compradas. Não acredita? Vou citar três exemplos, para provar esta verdade: Uma Amizade Sincera, O Amor Verdadeiro, o Perdão Completo.

Não vale a pena ganhar tudo neste mundo e perder tudo na eternidade. Jesus nos ensina esta verdade. As riquezas desta vida são apenas um pequeno e breve teste que todos os homens são submetidos com a finalidade de revelar quem são eles realmente. Não é apenas para saber se somos liberais, mas também se somos responsáveis e bons administradores ou se na verdade somos irresponsáveis, avarentos e insensatos. Dinheiro não é algo banal, porém não é o principal.

Se colocarmos nossa esperança no dinheiro ficaremos parecidos com ele: sempre estaremos nas mãos das pessoas, andando por este mundo de um lado para o outro, sendo trocado por qualquer coisa, valorizado em um momento e sem valor em outro tempo.

Se colocarmos nossa esperança em Deus ficaremos parecidos com Ele: cheios de sabedoria e atitude, tendo tudo, porém sem nada ostentar, completamente grato por tudo o que já possui.

É certo que a semente da eternidade deve ser regada a cada dia, assim como a libertação das dívidas é através do trabalho. Trabalhemos, pois, com coragem e dedicação, acreditando que Deus pode nos abençoar, Ele certamente nos dará escape em todas as dificuldades e aflições desta vida.


Conclusão

Nossa busca por ter mais deste mundo em nossa vida nos endividou. Para sair desta prisão precisamos da ajuda de quem não é deste mundo, de alguém que conhece a realidade do mundo, mas não está preso nele, para que por meio de Sua Experiência possamos encontrar o escape: Jesus Cristo, sim Jesus é a saída. Se olharmos para Jesus com os olhos bem abertos veremos que muito do que buscamos até hoje não era realmente importante, só foi importante porque creditamos importância.

Mas afinal de contas: o que É Realmente Importante? Realmente Importante é A Amizade Sincera, o Amor Verdadeiro e o Perdão Completo. E isto não precisamos ter dinheiro para comprar, pois também não está a venda. É de graça, para aquele que entende que há um Deus no Céu que deseja recompensar todos aqueles que Acreditam nEle e olham com carinho para Seu Filho.

Então neste momento eu te convido a esquecer por um segundo suas dívidas e fazer um simples exercício em três passos:







Olhe para Jesus








Olhe para Jesus








Olhe para Jesus.







Quando fizer isto com todo seu coração obterá as respostas que procura, e saberá o caminho que te levará para longe das dívidas deste mundo e para perto de Deus e da sua Verdade.

Olhe para o que deseja alcançar.

Olhe + para Jesus, pois Ele disse: "no mundo tereis aflições, mas tende bom animo, Eu venci o mundo!"




E anote isto em sua mente:


O que seus olhos vêem controla a sua atenção.


O foco da sua atenção determina o que você valoriza.


O que você valoriza se torna a sua semente.


E o que semear, por fim colherá.


Gilliard Lima


"Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo."
(João 16:33)



Reflexão publicada originalmente no site FraseseReflexoes.Net

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.