Quem você está seguindo?


2 de novembro de 2015
Seguidores

"Vendo, pois, os homens de Israel que Abimeleque já era morto, foram-se cada um para o seu lugar." (Juízes 9:55)

Seguidores


Passamos a vida seguindo alguém. No princípio seguimos com os olhos a nossa mãe, o pai e todas as outras pessoas que se aproximam de nós. Depois, quando crescemos e encontramos forças para caminhar, passamos a seguir primeiro engatinhando, depois andando e logo já estamos correndo. Correndo atrás das outras pessoas. Porém tudo isto é apenas o princípio. Passamos a seguir os amigos, não mais apenas com o corpo, mas com o nosso modo de ser. E aprendemos então que podemos seguir não apenas quem está perto, mas também quem está longe. Seguimos as pessoas famosas, suas ideologias e crenças, seu modo de viver e se vestir. Seguimos até o seu penteado. Nos tornamos por fim seguidores anônimos, eternos seguidores.

Passamos a vida seguindo os passos das pessoas no Twitter, Instagram, Facebook e Youtube. Ou melhor: passamos pela vida. Ela está bem ao nosso lado, e nós passamos por ela, direto, sem a notar, sem conseguir ver que ela está logo ao lado, mas nossa visão cega não nos permite ver que não estamos vivendo a vida, estamos apenas passando pela vida, tentando viver a vida das outras pessoas, seguir os seus passos. Estamos seguindo as pessoas, e o pior: estamos seguindo as pessoas erradas.
E é por isto que não estamos chegando a lugar nenhum.

Assim passamos pela vida, seguindo todos e não alcançando ninguém, pois todos estão longe de nós, e quanto mais os seguimos, mais se afastam de nós, e mais descobrimos que eles também não sabem para onde estão indo. E nós procuramos então alguma outra pessoa para seguir, para logo perceber que esta outra pessoa também não tinha destino certo. Até que um dia finalmente encontramos com Cristo, alguém que sabe de onde veio, o que haveria de fazer aqui e para onde estava indo.
Alguém que - realmente - vale a pena seguir.

Abimeleque era um homem mau, muitas pessoas o seguiram durante vários anos, apenas para descobrir no final que ele não sabia para onde estava indo, apenas para entender que ele não estava indo para um bom lugar, que o seu destino não era nada bom. E ao seu tempo ele morreu, e todos os que o seguiam se foram, cada um para o seu lugar.

Diferente de Jesus, que cumpriu sua missão de se entregar em nosso lugar, para nos trazer a Paz com Deus, e nos reconciliar com o nosso Criador.
Diferente de Jesus, que está vivo, e nos abriu o caminho para uma eternidade ao lado do Pai.
Diferente. Seguir alguém que sabe o caminho é diferente. É muito melhor.

Israel seguiu Abimeleque, um homem que não conhecia o seu fim, que não sabia para onde estava indo.
E nós, quem estamos seguindo? Para onde estamos indo? Qual é o nosso destino?

Não precisamos mais ter dúvida, conhecemos o melhor caminho:
Sigamos, pois a Jesus Cristo, Ele nos levará para o mesmo destino dEle: Para junto de Deus.
Para junto do Pai.

Gilliard Lima

Leitura Bíblica Diária


Leia hoje o capítulo 9 do livro de Juízes


Reflexão publicada originalmente no site FraseseReflexoes.Net