O Poder da Palavra Certa

Silêncio


O Poder da Palavra Certa


Você já se pegou pensando em como gostaria de ter dado uma resposta melhor quando se encontrava em alguma situação complicada?

Acontece com todo mundo: Alguém faz uma pergunta irresponsável e nós ficamos surpresos, mudamos de cor, tentamos encontrar algo que faça sentido dizer e por fim falamos qualquer coisa. A obrigação de responder a altura nos leva - normalmente - a nos rebaixar.

Pois bem, e se eu lhe dissesse que existe uma resposta perfeita para estas ocasiões? Que existe um jeito certo de responder as perguntas erradas? Sim, existe!

Primeiro precisamos entender que você não é obrigado a nada. Gostamos de pensar que somos obrigados, pois isto nos conforta quando tomamos a decisão. Quem pode julgar alguém que não tinha escolha, não é mesmo? Mas a verdade é que sempre temos escolha. Até mesmo não tomar uma decisão é uma decisão, e em alguns casos será a escolha mais acertada. Você não é obrigado a reagir, a responder, todas as vezes que for abordado!

Te convido a fazer uma experiência: Na próxima vez que for submetido a uma situação difícil fuja do óbvio! Não faça o que esperam que qualquer um faria, pois você não é qualquer um. Surpreenda. Não dê a resposta que é óbvio que você daria normalmente. Se esperam que você fique irritado(a) não fique, sorria e mude imediatamente de assunto. Se continuarem o ataque não responda a altura, olhe e veja que muitas vezes as pessoas que enxergamos como inimigos são apenas crianças mimadas e crescidas que precisam esconder sua insegurança atacando os outros. Olhe nos olhos de quem lhe ofende e veja que ali dentro há uma alma, um coração confuso e desesperado buscando um motivo para viver, e por mais louco que pareça: a interação com você neste momento é o motivo que esta pessoa encontrou neste momento.

Não responda a altura de quem lhe ofende. Responda a sua altura. Qual é a sua altura?

A palavra certa estará sempre a sua espera, se você esperar por ela, porém a melhor resposta na maioria das vezes se resume em uma palavra: Silêncio.

Para a pergunta errada não tem resposta certa, tem jeito certo de responder: Silêncio. Chiiiiii!

E não se preocupe: As melhores respostas vem com o tempo.


Gilliard Lima

"Então lhe diziam: Dize, pois, Chibolete; porém ele dizia: Sibolete; porque não o podia pronunciar bem; então pegavam dele, e o degolavam nos vaus do Jordão; e caíram de Efraim naquele tempo quarenta e dois mil."
(Juízes 12:6)


Reflexão publicada originalmente no site FraseseReflexoes.Net


Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.