Como não passar em um concurso!


Dicas para Passar em Concurso


Interessante verificar o que pode nos fazer não passar em um concurso. Para facilitar a análise teremos sete perguntas teste, veja se consegue passar em todas elas, vamos lá:
       1º      Não querer fazer o concurso: esta é obvia, mas mesmo assim muita gente ainda faz concurso sem querer. E você quer mesmo passar? Então siga para o segundo teste.
       2º      Não dar prioridade ao concurso: e não adianta dizer que tem bons motivos, pois tiver outras prioridades vai alcançar outros objetivos, o concurso não. E como dar prioridade? Separando tempo, dinheiro, vontade e o mais importante: forças (não adianta deixar para depois das duas da madrugada, você estará exausto!). Vamos então ao próximo:

       3º      Começar a estudar quando faltar apenas um mês: este é “batata”, se não quer passar é só deixar para última hora.
      Ser exemplo de multitarefa: sabe aquela pessoa que assiste televisão, fala com os colegas no MSN, com o pessoal na sala enquanto está “estudando”? Faça o seguinte vá na cozinha e pegue 1 copo com água bem gelada, agora pegue outro com água quente, conseguiu? Acredito que sim. Agora pegue mais um de cada. Isto. Perfeito! Parabéns! Agora mais um, e mais outro e... Ops, acho que temos alguns copos quebrados… é, não tem jeito o negócio é pegar um copo de cada vez, e se for pegar mais de um, escolha algo “na mesma temperatura”. Se o negócio é estudar, então estude. Tudo o que não comece com “ES” e termine com “TUDAR” tem que ficar de fora. Nem por um minute? Nem por um Segundo!
      Acreditar que sabe tudo: este é fantástico, quanto mais você acha que sabe, mais não sabe que não sabe nada. (sobre este assunto deixei alguns comentários no texto Voar mais Alto)
      Não acreditar que vai passar: Nããããão. “Isto non existe!” Ou não deveria existir. Fazer algo, se esforçar, sofrer, não ir passear. Encher a cabeça de fórmulas e fatos e acreditar que não vai passar é terrível. Mas então por que tantos fazem isto? Simples: temos mecanismos em nossa mente para nos fazer sentir dor, e também temos para evitar a dor. Passamos a antecipar derrotas na tentativa de nos conformar com elas. O problema é que quando o nosso cérebro se convence que é quase certo que não vamos passar ele já não fará mais tanto esforço para evitar a dor de não passar, e por culpa “dele” você não passa, entendeu? Então daqui para frente chame ele para uma conversinha e diga logo de cara: é o seguinte seu cérebro, gosto muito de você, mas se não quiser ter problemas é melhor me ajudar a passar, pois eu preciso passar neste concurso!
      Não ter um bom motivo para passar: Isto é fundamental. Qual é o seu motivo? Acredito que posso acertar em três tentativas, vamos tentar? Dinheiro, Status (ser reconhecido e valorizado) ou independência. São motivos válidos. Mas gostaria que comprasse um dos itens a seguir, eles podem se tornar grandes motivadores se você deixar: Ajudar outras pessoas, Ter mais tempo desfrutar com a família, Desenvolver habilidades ou talentos você aprecia, viajar. A lista poderia se maior. Acrescente o que achar interessante e motivador. Tenha um motivo.
Bom se você chegou até aqui, acredito que é por um de dois motivos: Ou você não caiu em nenhum destes erros, ou decidiu que não vai continuar fazendo algo prejudicial a sua – futura – carreira. De qualquer maneira é um forte candidato, Parabéns!

Artigos sobre Concurso

Gilliard Lima

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.