Sinergia – Água Social


Juntos nós somos mais? Isto é bom? Não, e não. Juntos podemos ser mais desorganizados, quanto maior a interação maior entropia. Então como podemos vencer a entropia e alcançar a sinergia, seja no ambiente de trabalho ou em nossa família? Aqui vão três atitudes que funcionam: 
  • Aprenda a desvincular: Pessoas não são problemas, podem ser problemas as atitudes delas, ou ainda a forma como estão pensando. É importante diferenciar, é importante saber a diferença entre ser e estar. Na maior parte do tempo estamos tratando com as pessoas como se elas fossem de tal maneira, quando na verdade elas apenas estão sendo assim no momento, e isto faz muita diferença.
  • Valorizar a diferença: Imagine um mundo de concordância, perfeito, não? Não! Quando só há concordância e não temos uma visão e conhecimento completo – e quem tem? – ficamos bitolados e impedidos de prosseguir, pois não enxergamos a necessidade de melhorar.
  • Ouvir as pessoas: Nem sempre ouvimos o que as pessoas querem falar, na maioria das vezes apenas ouvimos o que queremos ouvir. Ouça o que é dito e não o que é esperado. Aprender a ouvir pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. Em tudo. Em todos os lugares. Ouvir é o melhor remédio. 
Falar de sinergia é falar de algo que move o mundo, é ela a principal responsável por todas as grandes revoluções que fizeram parte da história da humanidade. Então se você quer ser revolucionário, revolucione divulgando o valor da Sinergia e não deixe que esta palavra nos engane, ela significa muito mais que apenas trabalhar em equipe. Escrevendo sobre este assunto me vem a mente um dos elementos mais importantes para nossa vida: a água, oxigênio é apenas oxigênio, hidrogênio sozinho não mata a sede, mas juntos eles se tornam vitais, como vital é a sinergia para nossa vida em sociedade.


Gilliard Lima

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.