Passar em um Concurso: Administrando o Tempo para sair na frente!


Ebook disponibilizado gratuitamente!
Passar em um Concurso! por Gilliard Lima




Continuação do ebook "Passar em um Concurso": [ver índice]




 As vinte e quatro horas de um dia






O dia tem vinte e quatro horas, e nos parecem apenas alguns minutos, o dia passa e nos  vamos como um trem veloz em direção ao amanhã, e quando abrimos os olhos, lá se foi mais um dia e já estamos de posse de novas vinte e quatro horas, ou será que o dia na verdade não tem vinte e quatro horas?
Bem, vamos analisar os fatos: tomando por base que todos comemos (cerca de 1 hora por dia), tomamos banho (pelo menos 30 por dia incluindo o tempo para nos arrumar) e dormimos (entre 5 a 12 horas por dia). Conclusão: Resta-nos talvez menos de 12 horas por dia!

O que fazemos com estas 12 horas é realmente muito variável, uns trabalham (8 horas?), outros estudam (4 horas), outros ainda trabalham e estudam, o que torna tudo mais complicado. Verdade é que mesmo não tendo tempo, sempre arrumamos tempo para aquilo que realmente queremos fazer, seja jogar uma bola, assistir um programa na televisão, um filme, um passeio ou mesmo um cochilo na rede. Antes que você fique tentado a ir para a rede quero apenas lhe dizer uma frase chocante que me causou verdadeiro alvoroço a alguns anos quando a escrevi: “O que te distrai hoje, te destrói amanhã!”. Nada pessoal, na verdade não escrevi para os outros mas para eu refletir sobre com estava agindo.


Porém,expressa uma realidade inegável: a distração destrói. Seu futuro, seu sucesso, sua carreira, seu casamento, sua vida, tudo depende de estar focado. De estar com sua atenção direcionada para o alvo, para o objetivo correto. 
Tudo o que você alcançou até hoje está diretamente relacionado com o que ocupou a sua mente nos últimos anos. E daqui a algum tempo você estará colhendo os resultados do que está plantando agora. Então hoje é o melhor momento para organizar o seu tempo.
Comece pensando em qual seria o melhor momento para se dedicar aos estudos. Uma dedicação exclusiva é privilégio de poucos, nem todos podemos passar o dia inteiro estudando. Mesmo que pudermos estudar o dia inteiro é interessante criarmos uma rotina organizada, para adquirirmos o compromisso de estudar naqueles horários.
Então lembre-se de não deixar o tempo passar sem se organizar, mesmo que exija um esforço extra, se vale a pena, vá em frente. Para escrever este  livro, por exemplo, abdiquei de um fim de semana, bem como passei a acordar mais cedo para não interferir em meus compromissos diários. Nem sempre será fácil, mas se temos um sonho, cada pequeno esforço será um passo em direção a ele, um degrau que iremos construir. E é apenas dando um passo após o outro, de degrau em degrau, que chegamos onde desejamos, não importa o tamanho da escada, o que importa é o tamanho da nossa vontade de vencer. Como servo de Deus, devo dizer que em tudo entrego a Ele a primazia, Ele me dirige os passos e me ajuda a caminhar, mas também me diz, se forte e corajoso, de maneira que confio nEle, não deixando, porém, de fazer a minha parte.
Quando tratamos com outras pessoas, normalmente através de contratos, deixamos expresso todos os detalhes, como e quando será feito, e inclusive as multas ou penalidades do descumprimento das clausulas contratuais. Quando nos comprometemos a fazer algo para nós mesmos, devemos também deixar claro todos os detalhes, sem ser inflexíveis.  E após assinarmos mentalmente o contrato, através de uma decisão, devemos nos esforçar para cumprir, pois a penalidade na maioria das vezes será adquirirmos um certo sentimento de “eu não consigo”, “já fracassei em outras vezes”, que nos impedirá de tentarmos novamente. Ou seja, a penalidade pode ser muito alta, pode nos custar nosso futuro.
Resumindo: Se o nosso dia não estiver bem preenchido, acabaremos por preenche-lo com ações que  não nos levam para mais perto de nossos objetivos, antes podem até nos afastar deles. Então o segredo é defina com que freqüência pretende se esforçar, em que horários e quanto tempo. Faça o contrato consigo mesmo e cumpra rigorosamente.




Gilliard Lima




Estou disponibilizando neste blog o livro "O que eu quero é... Passar em um Concurso!" para leitura online.




Para ter acesso ao índice e ler todo o livro clique no link abaixo:

 Ebook: Passar em um Concurso! - Por Gilliard Lima

Caso queira adquirir a versão impressa do livro clique aqui:


Procurando por Dicas para Concurso?

Artigo publicado originalmente em Ebook: Passar em um Concurso!
Todos os direitos reservados.

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.