Atalhos: Caminhos Alternativos - Gênesis 16

Atalhos Caminhos Alternativos
Os Caminhos Alternativos que Chamamos de Atalhos

"E disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de dar à luz; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai."
(Gênesis 16.2)

Atalhos

Caminhos Alternativos


A reflexão de hoje fala de algo difícil de falar e difícil de viver, mas que exatamente por ser difícil tem muito valor. Vamos falar de algo que todos precisam e poucos fazem, algo que nem mesmo Abrão conseguiu, mas que nós temos a oportunidade de fazer. Vamos falar sobre atalhos.

Atalhos são meios rápidos de chegar a um destino, caminhos alternativos que se propõem a fazer o mesmo que o caminho principal faz, porém com um tempo melhor ou com uma distância menor.

Atalhos são fantásticos, você vai para o trabalho em 30 minutos pelo caminho principal até que num dia em que o trânsito estava horrível você decide seguir por outro caminho, encontra um atalho e a partir daí passa a chegar em 15 minutos, ou seja, na metade do tempo! Atalhos no asfalto ou na terra são bons, ajudam a economizar tempo e dinheiro (e gasolina!), porém nos assuntos relacionados aos céus atalhos são caminhos perigosos.

Abrão não poderia imaginar, mas seus filhos se tornariam em nações e fariam parte dos principais acontecimentos mundiais. Quando Sarai falou a Abrão para que ele lhe desse um filho por meio de sua serva eles imaginaram que este poderia ser o atalho certo para chegar a solução desejada. Difícil era imaginar que esta decisão seria responsável por momentos de grande sofrimento no futuro.

Em nossa experiência nesta terra por diversas vezes somos convidados a buscar uma alternativa, um meio mais rápido, porém precisamos aprender a diferenciar os caminhos de Deus dos atalhos da dúvida. Deus sempre nos dá uma direção a seguir, Ele nos revela qual é o caminho certo e verdadeiro que irá nos conduzir. Pode não ser fácil seguir por este caminho, mas é o caminho que nos levará seguramente ao nosso destino. Os atalhos da dúvida são facilmente reconhecidos, pois eles se destacam por colocar em dúvida as Palavras de Deus.

Você lembra o que aconteceu no Jardim do Éden? O homem e a mulher deram ouvido a serpente que disse que Deus estava mentindo a respeito do fruto da árvore que estava no meio do jardim. Eles aceitaram as palavras da serpente, e rejeitaram a Verdade de Deus. Eles duvidaram de Deus, e acabaram por colher os frutos de sua escolha (bem como todos nós juntamente com eles).

Eles queriam entendimento, queriam saber mais, eram curiosos. Deus nos fez assim, mas Deus também nos fez com a capacidade de decidir obedecer ou desobedecer, Ele nos deu o livre-arbítrio: nós podemos escolher. Eles tinham um caminho para o entendimento que era aprender algo novo todos os dias, e a cada dia conheceriam mais, e mais. Porém eles desejaram um atalho: "E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; (...)" (Gênesis 3.6)

O atalho algumas vezes cumpre o propósito, mas a um custo tão alto que torna até o que deveria ser uma benção em uma grande "dor de cabeça". Ismael, o filho desta decisão, se tornou primeiramente um problema para Sarai, logo depois também para Abrão, e para Isaque e por fim para os seus descendentes, pois até hoje os noticiários apresentam diariamente os conflitos da Palestina, o que nada mais é que a briga entre os filhos de Abrão.

Na nossa caminhada um item indispensável é reconhecer o caminho principal e permanecer nele.

Estar atento a Voz de Deus é imprescindível.

A Palavra de Deus nos ensina que para o céu não existe atalho, apenas um caminho e este caminho é Jesus Cristo, o Filho de Deus.

Sempre que se sentir tentado a pegar um atalho faça a seguinte pergunta: Estou buscando este caminho por acreditar que é esta a Vontade de Deus, ou porque não tenho - de fato - acreditado nEle? Acredite: Os Caminhos de Deus são Perfeitos. O Caminho de Deus é o Melhor Caminho.

Perguntas que geram Reflexão


1) Tenho buscado atalho para "agilizar" o agir de Deus?

2) Confio plenamente no que Deus diz?

3) Estou fora da estrada?

4) Estou atento aos sinais de Deus sobre o que preciso fazer?

5) Busco a Deus para conhecer Sua Vontade? Quanto?

Reflexão que gera Atitude


1) Comece a rever os atalhos que tem buscado e volte para o caminho principal.

2) Leia o capítulo 16 de Gênesis meditando em como uma decisão pode impactar vidas.

"A bênção do Senhor é que enriquece; e não traz consigo dores." (Provérbios 10.22)

Gilliard Lima


- Reflexão Bíblica publicada originalmente no site FraseseReflexoes.Net -

Clique aqui e receba estas Frases e Reflexões no seu email!

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.