Gratidão e Louvor


gratidão e louvor a Deus


Louvor e Gratidão a Deus



"Vindo, pois, José à casa, trouxeram-lhe ali o presente que tinham em suas mãos; e inclinaram-se a ele até à terra.
E ele lhes perguntou como estavam, e disse: Vosso pai, o ancião de quem falastes, está bem? Ainda vive?
E eles disseram: Bem está o teu servo, nosso pai vive ainda. E abaixaram a cabeça, e inclinaram-se.
E ele levantou os seus olhos, e viu a Benjamim, seu irmão, filho de sua mãe, e disse: Este é vosso irmão mais novo de quem falastes? Depois ele disse: Deus te dê a sua graça, meu filho.
E José apressou-se, porque as suas entranhas comoveram-se por causa do seu irmão, e procurou onde chorar; e entrou na câmara, e chorou ali. Depois lavou o seu rosto, e saiu; e conteve-se, e disse: Ponde pão."
(Gênesis 43.26-31)

Gratidão e Louvor a Deus


José reencontra seus irmãos, e em especial Benjamim, que não via há tanto tempo. Não é fácil imaginar o que ele sentia naquele momento, mas certamente foi um encontro impactante. Aqueles que o haviam vendido, por inveja, hoje estavam diante dele e suplicavam por pão. Aqueles que não haviam ouvido suas súplicas. Aqueles que eram seus irmãos.

Ao passarmos por momentos de grande tensão emocional a maior dificuldade é manter a calma, o mais difícil é se conter. Ocorre que nossas emoções são subitamente elevadas a um nível quase insuportável. José estava passando por isto, ele mal podia segurar suas lágrimas, a garganta estava apertada, assim como o seu coração, e José chorou. Não chorou perto de seus irmãos, chorou longe deles, chorou sozinho, toda sua história passava ali diante dele. Agora ele compreendia mais um pouco de tudo que tinha acontecido em sua vida. José chorou, mas após chorar, ele lavou o seu rosto e se conteve.

Se conter é a grande dificuldade do ser humano, os fracos não conseguem se conter, o tolo expande toda sua irá, mas o sábio - que é quem é verdadeiramente forte - a contem e a reprime. Autocontrole, domínio próprio e temperança são características de um verdadeiro servo de Deus. Pode até chorar, sofrer e se angustiar, mas depois irá se conter e não se precipitará com suas palavras, nem com suas ações.

Muitas vezes nos encontramos nesta situação, onde somos provados quanto ao que iremos dizer, pensar, decidir e fazer.

Que possamos agir como José agiu, nos emocionar, mas nos conter. Agir com sobriedade, movidos pelo Amor, pois não importa o mal que o inimigo tentou fazer contra nossas vidas, o que importa é em qual benção se tornou para nós esta tentativa, pois Deus está sempre um passo a frente, fazendo com que nenhuma ferramenta forjada para nos fazer mal venha a prosperar, antes venha a se tornar em motivo de gratidão e louvor a Deus.

Perguntas para Reflexão:


1) Tenho buscado me conter? Por qual motivo busco me conter?

Reflexão na Prática


Leia hoje o capítulo 43 de Gênesis.

Seleção de Reflexões Evangélicas


Confira agora esta seleção de Reflexões Evangélicas!

Gilliard Lima
- Reflexão Bíblica publicada originalmente no site FraseseReflexoes.Net -

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.