Uma reflexão com algumas lições que o trânsito me ensinou.


24 de novembro de 2012


Incrível a quantidade de coisas que podemos aprender no trânsito. Da vida profissional ao casamento, as lições abrangem praticamente todas as áreas da vida. Aqui estão selecionadas algumas delas para refletirmos e compartilharmos:

Reflexão sobre o Trânsito - Lição 1:

Respeitar a Sinalização te Levará mais Longe!

Quando comecei a dirigir costumava andar pelas ruas sem se preocupar muito com as placas de sinalização, pois acreditava que elas me informavam apenas o óbvio: vire para a esquerda, tem uma lombada ali, pare e outros sinais "básicos" que meus olhos podiam ver na estrada sem nenhuma dificuldade. Porém em uma das primeiras vezes que sai de minha cidade passei por uma experiência que me fez mudar de idéia: atropelei um quebra-molas. Não foi uma sensação muito boa. O susto me fez repensar minha maneira de dirigir, e passei a entender que se não observo os sinais não estou preparado para o que vem a seguir, e assim é na estrada da vida, precisamos olhar atentamente para os sinais, aqueles sinais óbvios que estão diante do nosso nariz e com atenção nos prepararmos para o que está por vir. Quer um exemplo? Seu cônjuge/namorado(a) está "sinalizando" que está chateado com você, e você faz que não está nem aí, então o que acontece? Vocês batem o carro do relacionamento, e provavelmente sairão feridos. Então a primeira lição do trânsito é: Respeite a sinalização!

Reflexão sobre o Trânsito - Lição 2:

Cuidado com o Celular!

Que o trânsito mata todo mundo sabe, o que quase ninguém percebe é que ele o que mata não é o trânsito em sí, mas normalmente quem mata os seres humanos são os próprios seres humanos distraídos. O que causa um acidente? Possivelmente um dos três: falha mecânica, falta de manutenção ou erro do motorista. Resumindo: o ser humano errou em algum ponto. Destes três o que mais preocupa e causa acidentes é erro do motorista. E como acontece: Por um segundo uma decisão errada e "BAM!", temos uma batida. A decisão errada pode ser uma mudança brusca de direção, uma velocidade acima do que é seguro, ou uma simples olhada no celular. Infelizmente muitas ligações terminam em um acidente, pois a mente humana pode fazer muitas coisas ao mesmo tempo, mas tem coisas que precisam de atenção exclusiva para terminar bem. Pare por um segundo e pense em três coisas na vida que precisam de atenção exclusiva para ser bom, certamente não será difícil de lembrar, pois é um fato confirmado que fazemos melhor o que fazemos com exclusividade. Então a segunda lição é Faça uma coisa de cada vez e fará sempre o seu melhor.

Reflexão sobre o Trânsito - Lição 3:

Utilize os Retrovisores Quando Necessário

Já imaginou dirigir sem retrovisores, ou pior ainda dirigir olhando o tempo todo apenas para os retrovisores? Seria um caos, acidente na certa, ninguém em sã consciência faria isto, mas por incrível que pareça muitas pessoas vivem nesta situação diariamente. Algumas vivem sem olhar para trás, nem mesmo aprender com os erros do passado, outras passam a vida olhando para o retrovisor do passado, sem conseguir ver que o que está diante delas merece atenção. A terceira lição que o trânsito nos ensina é utilize os retrovisores quando necessário, mas não se esqueça de olhar para frente.

Reflexão sobre o Trânsito - Lição 4:

Limite de Velocidade Te Leva Mais Longe

Não se preocupe em correr muito, mas em manter uma boa velocidade de maneira constante, pois desta forma alcançará seu destino. Na estrada correr demais é arriscado, pois por mais que ultrapassemos os "que vão devagar", corremos o risco de não estar preparado para uma surpresa na estrada. Andar devagar demais também não é interessante, pois além de atrapalhar o trânsito iremos acabar chegando atrasados. Em nossa vida profissional isto é muito importante, quando corremos demais em um momento acabamos desacelerando depois, e passamos um tempo recuperando o folego. O melhor é sempre manter o ritmo, trabalhando com consistência alcançaremos nossos objetivos. Ande sempre com o compromisso de fazer o melhor possível sem extrapolar os limites do que é correto. Quarta lição do trânsito: Respeite os limites de velocidade, mas não ande como uma tartaruga ou terá sérios problemas.

Reflexão sobre o Trânsito - Lição 5:

Não Fique Andando em Círculos

Joãozinho é um excelente motorista. Certo dia, no entanto, ele decidiu que iria fazer uma viagem e saiu com seu carro até chegar em uma grande rotatória. Então ele entrou na rotatória e ficou dando voltas durante horas. Depois saiu e dirigiu pela estrada por alguns quilômetros e finalmente voltou para a rotatória e ficou andando em círculos até o sol se por. Estranho? Sim, certamente seria muito estranho, mas você já notou que nas estradas de nossos pensamentos fazemos exatamente isto? Andamos por muitos assuntos e de repente voltamos para os nossos favoritos [que na maior parte das vezes é algo que nos faz sofrer]. E depois que finalmente nos libertamos andamos um pouco em uma direção, mas sem mais nem menos retornarmos para a mesma rotatória, para os mesmos pensamentos. O que fazer? Bom na estrada uma boa maneira de evitar isto é pedindo ajuda, o orgulho poderá nos impedir, então muito cuidado aqui. Peça ajuda para a pessoa certa, para não receber uma informação errada e acabar indo para longe de seu objetivo. Eu - pessoalmente - pediria ajuda a Deus, que é o único que pode entender perfeitamente meus milhões de pensamentos. O importante é voltar a estrada, voltar a viver, encontrar um meio de seguir em frente. A quinta lição é: Tenha um objetivo e ande em direção a ele, ou acabará andando em círculos.

Reflexão sobre o Trânsito - Lição 6:

Sinal Vermelho Significa Pare

Temos inúmeros sinais vermelhos na vida: nos relacionamentos, no trabalho, no casamento, nas amizades e - é claro - no trânsito. O sinal vermelho, como todos sabemos, significa pare. Porque então muitas vezes não paramos? Continuamos falando mesmo após notar que não estamos sendo ouvidos. Continuamos o namoro que não está dando certo. Aceleramos em direção ao precipício, isto não parece sensato, mas é comum ver pessoas atravessando o sinal vermelho e batendo de frente em várias áreas da vida. O sinal vermelho normalmente vem após o sinal amarelo, se soubermos parar no momento certo logo teremos uma oportunidade de prosseguir diante de um sinal verde. Lição 6 das estradas da vida: Esteja atento ao momento de parar.

Reflexão sobre o Trânsito - Lição 7:

Excesso de Confiança Atrapalha a Visão

Todo excesso trás efeitos colaterais e o excesso de confiança tem reações nada agradáveis. O motorista que confia demais em sua habilidade acabará participando de situações embaraçosas. Confiar demais em sua própria habilidade não ajuda, antes atrapalha, pois impede o que é bom de se tornar ótimo. A insegurança também não é uma boa companheira. Ela acabará te convencendo a não tentar, a ficar parado, e parado você não será um bom motorista. A confiança excessiva não lhe permitirá ver seus próprios erros, e sem vê-los não poderá melhorar. Quem não melhora acabará por ficar para trás. Sétima lição: Na Estrada da Vida Tenha confiança, mas nunca em Excesso. O Equilíbrio é o Segredo do Sucesso.

No trânsito aprendemos muitas coisas que se escritas formariam um grande livro. Aprendemos que cada um tem o seu lugar, que respeitar as regras nos ajudará a chegar onde desejamos de forma rápida e segura, que se mantendo na estrada algumas vezes estaremos entre os primeiros e em outras entre os últimos, mas não é isto o mais importante, o que vale mesmo é aprender com as lições que a caminhada nos proporciona e saber onde queremos chegar.


Gilliard Lima



Veja mais Frases e Reflexões do FraseseReflexoes.Net!




--------------- Artigo publicado originalmente no site FraseseReflexoes.Net---------------