Investimentos, Empréstimos, Seguros, Cartões de Crédito e Outros Novidades Antigas

Investimentos, Empréstimos, Seguros, Cartões de Crédito e Outros Novidades Antigas

Investindo na Bolsa de Valores - Empréstimos e Financiamentos - Seguros - Cartão de Crédito - Previdência - Consórcio - Capitalização - Criptomoedas


No mundo das finanças temos muitas oportunidades e também muitos riscos embutidos.


Digo isso por experiência própria.


Tenho mais de 15 anos de experiência nos dois lados, experiência por trabalhar na área de finanças e experiência por utilizar diversos serviços e produtos de diversas instituições financeiras.


Conhecer o básico já ajuda, mas no geral é melhor entender um pouco mais, pois isso pode ser a diferença entre ganhar dinheiro ou perder dinheiro.


Tenho certeza que você quer estar no primeiro grupo e nesta página você encontrará uma coleção de informações que vão ajudar a se localizar melhor e entender o que pode ajudar você hoje a ter um futuro mais próspero.


Além de apresentar o básico - em alguns casos o que não é tão básico - sobre os assuntos relacionados a finanças, você também terá acesso a diversos links para realizar uma investigação mais profunda dos assuntos que te interessarem mais.


Para ir diretamente para o tópico desejado clique no link abaixo que te levarei diretamente ao ponto da página que trata o tema:



  • Investindo na Bolsa de Valores
  • Empréstimos e Financiamentos
  • Criptomoedas
  • Seguros
  • Cartão de Crédito
  • Previdência
  • Consórcio
  • Capitalização

  • como investir na bolsa de valores


    Investir na bola de valores é hoje um assunto habitual em muitas conversas, principalmente dos homens que gostam de correr risco, mas também de muitas mulheres.


    Na maioria das conversas tudo gira em torno de comprar as ações que vão valorizar e não comprar as ações que vão perder valor.


    O que ocorre é que esse tema não deveria se limitar a "investir em ações", pois é muitíssimo mais abrangente e tem muitas outras oportunidades que vão além do básico que é comprar uma ação.


    Todavia, para algumas pessoas o básico já é um mistério, então vamos começar por aqui: o que significa comprar uma ação?


    Quanto uma empresa alcança uma certa maturidade no mercado e entende que ainda tem potencial para crescer pode optar por buscar sócios, e vender uma parte da empresa pode ser muito mais interessante que contrair um empréstimo.


    Alguns procuram um único sócio, outros decidem ir para a bolsa e de uma só vez conseguir milhares de sócios.


    Imagine que eu tenho uma empresa e decido que 10% do valor dela vou disponibilizar na bolsa de valores para os investidores. Ela vale 10 milhões e dessa forma estou disponibilizando 1 milhão para os acionistas. Também decidi que quero vender essa parte em 100 mil ações, ou seja, cada ação vai valer 10 reais. Lembre-se que é só imaginação então não se fixe nos valores e no formato, pois na prática tem várias outras questões que influenciam nesses números.


    Se você já fez os cálculos entendeu que alguém agora pode comprar um lote de 100 ações por mil reais.


    E se a minha empresa for bem e os investidores gostarem dos resultados pode ser que dentro de um certo tempo cada ação não tenha mais o valor de 10 reais, mas agora estejam avaliando que ela vale pelo menos 15 reais. Nesse cenário os mil reais que você usou para comprar 100 ações agora valem 1.500 reais.

    Então agora que o significado de comprar uma ação está bem claro vamos pensar a respeito de algo mais avançado.


    Imagine que alguém está olhando para os resultados da minha empresa e chega a conclusão que está caro e que daqui um tempo (ela imagina) que vai cair para 12 reais.


    Então ela faz o seguinte resolve alugar as ações de você.

    Ela aluga suas 100 ações e passa a te pagar uma pequena taxa por isso (que vai aumentar os seus ganhos!).

    E então depois disso ela vendeu as ações que alugou de você por 1500 reais na esperança que mais para frente pudesse comprar elas novamente, só que por um preço menor e dessa forma ficar com a diferença e depois te devolver suas 100 ações.


    Nesse ponto uma de duas coisas podem acontecer para a pessoa que alugou a sua ação.

    Ou ela vai ganhar dinheiro se as ações realmente baixarem de valor, ou vai perder dinheiro se ao contrário as ações subirem.

    É um jogo bem arriscado e quem entra sempre deve estar disposto a ganhar ou perder.

    Algumas perguntas ajudam a entender melhor os diversos jogadores que podemos encontrar na bolsa:


    Está operando alavancado?


    Qual o tempo médio de investimento?


    Vamos olhar para as possíveis respostas a essas perguntas:


    Quando alguém está realizando suas operações na bolsa com valor alavancado significa que fez um depósito na corretora como garantia de suas operações e a corretora fará um controle permitindo que ele compre mais do que o valor depositado.

    Exemplo: Se alguém depositar 1000 reais normalmente só poderá comprar 100 ações da minha empresa se cada ação custa 10 reais.

    Ocorre que se a corretora permitir alavancar em 5 vezes o valor depositado ao invés de comprar 100 ações ele poderá comprar 500 ações.

    Isso também significa que se a ação baixar para 8 reais ao invés de perder 200 reais ele terá perdido 1000 reais e terá zerado o valor inicialmente investido.

    Por outro lado se a ação subir para 12 reais ele terá ganhado 1000 reais (pois está alavancado em 5x) e dobrará seu capital inicial.


    É claro que o exemplo aqui busca retratar uma situação hipotética que melhor explique a alavancagem, mas essas duas situações (de dobrar ou perder tudo) ocorre com relativa frequência no dia a dia dos investidores, principalmente daqueles que investem no mais curto prazo.

    Nesse ponto chegamos a segunda pergunta “qual o tempo médio de investimento?” e aqui podemos separar os Traders em 4 grandes grupos:


    Position Trade

    Investidores que compram ações para médio e longo prazo, e isso pode significar habitualmente entre 2 meses até décadas.


    Swing Trade

    Investidores que realizam operações que terminam em cerca de 8 semanas no máximo. E em alguns casos pode durar um, dois ou três dias apenas.


    Daytrade

    Investidores que entram e saem das operações no mesmo dia.


    Scalper

    Investidores que entram e saem das operações rapidamente, e por rapidamente entenda que pode ser muito rápido, como em questão de poucos segundos. Acredite isso acontece, e muitos se especializam nisso.

    Todos eles são importantes para o ecossistema da bolsa. Todos têm o seu papel.

    Alguns com investimentos a longo prazo ajudam para que haja menos flutuação nova valor da ação, colaborando para uma maior estabilidade dos preços.

    Outros ao entrar e sair de operações com frequência ajudam a oferecer liquidez ao mercado, ou seja, tornam mais fácil a vida de quem precisa vender ou comprar, pois sempre vão encontrar alguém do outro lado que quer fazer negócio.


    Também é certo que nem só de ações vive a bolsa de valores e algumas questões vão além dela.


    Para citar alguns exemplos podemos lembrar que é possível investir em:

    Câmbio (Dólar, Euro, Iene, Franco Suíço, Libra esterlina, Yuan, Guarani, ...) ,

    Commodities (ouro, prata, cobre, petróleo, trigo, milho, soja, açúcar, platina, alumínio, níquel, boi gordo, ...),

    Índices (Ibovespa, Dow Jones, Nasdaq, Hang Seng, DAX, ...),

    Renda fixa, ETF, Fundos de Investimento, Fundos Imobiliários e até mesmo em criptomoedas.


    Alguns estão disponíveis na bolsa de valores brasileira - a B3 - outros em bolsas estrangeiras, outros ainda em corretoras que não estão vinculadas a B3.


    Existem é claro, muitas outras maneiras de investir na bolsa relacionadas a ações, como por exemplo comprando opções de compra, comprando opções de venda, vendendo opções de compra ou vendendo opções de venda.


    Opções (ou mais tecnicamente derivativos) são uma página a parte, pois envolvem um nível superior e mais requintado de investimentos, com regras e possibilidades ainda mais desenvolvidas.


    Só para dar uma palhinha dessas possibilidades com opções conseguimos criar muitas situações inusitadas, como garantir um rendimento mínimo, travar a perda máxima em uma operação, se defender da flutuação de valor um ativo, etc.


    Todas essas variações e os investimentos citados acima serão alvos de textos futuros nesta mesma página que você vai encontrar por aqui da maneira mais didática que estiver ao meu alcance.


    Antes de continuar nesse mundo das ações é importante fazer uma análise de perfil de investidor, e entender se esse é o melhor investimento para você.


    Vou te apresentar alguns caminhos para ingressar nesse maravilho (e perigoso :) mundo, onde o retorno é proporcional ao risco:


    Clear - O melhor custo do mercado


    XP - Serviço personalizado e ferramentas de alto padrão


    Banco Inter - Excelencia e baixo custo


    CAIXA - A Segurança de um grande banco para investir em ações


    Rico – simplicidade e suporte


    BTG Pactual – diversas opções


    Genial Investimentos – Custo Zero


    ModalMais – Corretagem zero para contrato cheio e minicontratos de dólar e índice


    EasyInvest – Agora é NuInvest


    Essas são algumas opções que devem ser consideradas, pois oferecem bom custo/benefício.

    Não estão ordenadas de qualquer maneira, pois cada uma delas possui suas características próprias que as fazem ideais para o público certo.

    Também não é nem de longe uma lista exaustiva, pois seria necessário listar dezenas de opções.


    Aliás, se você quiser a lista completa poderá acessar diretamente no site da B3.



    Alguns sites que podem ser úteis para os investidores (novatos ou experientes):


    Investing.com

    Na minha avaliação o melhor de todos que conheço. Possui inclusive um aplicativo muito bom.


    Money Times

    Várias informações a todo instante.


    Infomoney

    Muito famosos. Um bom site.

    O objetivo deste post é ser continuamente atualizado e contar com diversas outras informações relevantes na área de finanças, investimentos, seguros, empréstimos entre outros assuntos.


    A proposta é trazer os assuntos em uma linguagem clara e fácil de assimilar, mesmo que seja a primeira vez que o leitor – ou leitora – entra em contato com o tema.

    Por isso fique à vontade para salvar o endereço dessa página para futura consulta ou mesmo para ver as novidades que aqui estarão disponíveis.

    Segue agora um esboço dos outros assuntos que serão tratados nesta página:



    Empréstimos e Financiamento


    Perguntas que responderemos em breve:


    Como faço um empréstimo online?

    Quais as opções de empréstimo online disponíveis atualmente?

    O que é empréstimo consignado?

    Crédito pessoal ou Crédito Consignado?

    O que é e como aumentar o limite da sua conta?

    Qual a ordem de preferência nos diversos tipos de crédito?

    Quais os tipos de financiamento disponíveis?

    Onde posso financiar um imóvel?

    Onde posso financiar uma casa?

    Existe uma opção melhor que financiamento?

    O que – quase - ninguém te conta sobre financiamento?

    O que – quase - ninguém te conta sobre empréstimo consignado?

    O que – quase - ninguém te conta sobre empréstimo pessoal?

    O que – quase - ninguém te conta sobre limite de conta?



    Seguros


    Perguntas que responderemos em breve:


    Quais os seguros disponíveis para todos os brasileiros?

    Por que fazer um Seguro de Vida?

    Por que fazer um Seguro Residencial?

    Por que fazer um Seguro Auto?

    É seguro fazer seguro no Brasil?

    Onde posso fazer um seguro?

    Quem é a Caixa Seguridade? Como faço um seguro com eles?

    Quem é o BB Seguridade? Como faço um seguro com eles?

    Quem é Azul seguro? Como faço um seguro com eles?

    Quem é Bradesco seguro? Como faço um seguro com eles?

    Do que se trata o Cartão Porto Seguro?

    O que posso fazer no Banco Inter quando o assunto é seguro?

    Do que se trata a Conta Pag Seguro?

    Do que se trata o Seguro HDI?

    Porto Seguro é Seguro?

    Onde encontro um bom corretor de seguro?

    O que – quase - ninguém te conta sobre seguro de vida?

    O que – quase - ninguém te conta sobre seguro residencial?

    O que – quase - ninguém te conta sobre seguro auto?



    Previdência


    Perguntas que responderemos em breve:


    Quais os tipos de previdência?

    Preciso de uma previdência privada?

    Como funciona uma previdência privada?

    Onde posso fazer uma previdência privada?

    O que – quase - ninguém te conta sobre previdência privada?



    Consórcio


    Perguntas que responderemos em breve:


    Como fazer e como funciona o consórcio de veículos?

    Onde faço um bom consórcio para comprar uma casa?

    Quais os melhores locais para fazer um consórcio?

    Quais os melhores sites para fazer um consórcio?

    Como aumentar minhas chances de tirar minha carta de consórcio?

    Posso dar lance sem ter dinheiro?

    O que – quase - ninguém te conta sobre consórcio?





    Capitalização


    Perguntas que responderemos em breve:


    Quem precisa fazer (urgente) uma capitalização?

    Quem não deve fazer uma capitalização?

    Quais as opções para a capitalização?

    Quais as melhores capitalizações no Brasil?

    O que – quase - ninguém te conta sobre capitalização?



    Cartão de Crédito


    Perguntas que responderemos em breve:


    Qual o melhor cartão de crédito?

    Como pedir cartão de crédito?

    Como pedir cartão de crédito online?

    Como pedir uma máquina de cartão de crédito?

    Como pedir uma máquina de cartão de crédito online?

    Como solicitar a máquina Pag Seguro?

    O que aumenta o limite do cartão de crédito?

    O que reduz ou faz com que não liberem limite para cartão de crédito?

    Quais as maneira que podemos ter um alto valor de limite de cartão de crédito?

    Quais são os prós e contras do cartão de crédito da CAIXA?

    Quais são os prós e contras do cartão de crédito do Inter?

    Quais são os prós e contras do cartão de crédito do Digio?

    Quais são os prós e contras do cartão de crédito do Trigg?

    Quais são os prós e contras do cartão de crédito do NuBank?

    Quais são os prós e contras do cartão de crédito do Itaú?

    Quais são os prós e contras do cartão de crédito do Banco PAN/Meliuz?

    Quais são os prós e contras do cartão de crédito do Neon?

    Quais são os prós e contras do cartão de crédito do C6 Bank?

    O que – quase - ninguém te conta sobre cartão de crédito?



    Criptomoedas


    Perguntas que responderemos em breve:


    Como funcionam as criptomoedas?

    O que o tal do Bitcoin?

    Quais criptomoedas posso comprar com mais facilidade?

    Quais corretoras posso usar no Brasil?

    Como posso me proteger?

    Preciso de um Ledger? O que é um Ledger?

    É um mercado seguro?

    Quais os melhores sites sobre criptos?

    Quais os melhores canais de youtuber sobre criptomoedas?

    O que – quase - ninguém te conta sobre criptomoedas?

    Como pagar uma dívida impagável?

    Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.