Escola Bíblica - Idéias, Dicas e Sugestões

Gincana Bíblica EBD
Gincana Bíblica na EBD

Realizar uma gincana bíblica é algo fantástico. 

Unir este acontecimento a EBD - Escola Bíblica Dominical - é ainda mais interessante.
Todos as semanas cristãos se reúnem para ensinar e aprender sobre a Bíblia, compartilhando o grande presente de Deus para a humanidade: a Sua Palavra! 
E sempre estamos a nos pergunta:
Como podemos melhor compartilhar esta Mensagem Maravilhosa?
Uma das maneiras é através das gincanas bíblicas,
onde o conhecimento da Palavra de Deus é o que tem o maior valor.
Gincana Bíblica EBD
Escola Bíblica na Gincana
Como podemos então realizar uma gincana bíblica juntamente com a Escola Dominical?

Aqui vão 10 idéias para fazer Gincana Bíblica com a Escola Dominical:


  1. O professor extrai da lição 10 perguntas, que fará durante a lição, estas perguntas não precisam estar necessariamente na lição, mas precisam estar dentro do tema da lição, ou do livro estudado na lição. A cada pergunta o primeiro que responder será presenteado imediatamente com um presente simbólico, que pode ser um bombom, ou outro agrado que sua mente - e seu bolso - conseguir imaginar.
  2. Selecione três passagens bíblicas relevantes para a aula e em determinado momento diga aos alunos: - A primeira pessoa que encontrar tal passagem se coloque em pé. Após alguém encontrar peça para ele se manter em pé e aguardar. Faça novamente o mesmo processo para a segunda passagem. Quando todas as passagens forem encontradas peça que a primeira seja lida e a segunda, e assim por diante, após todos terminarem peça uma salva de palmas para os dedicados alunos que localizaram rapidamente os textos solicitados e prossiga com os comentários dos textos lidos.
  3. Comece a aula pedindo a todos que fechem suas revistas de Escola Bíblica, após isto faça uma pergunta relacionada ao texto da lição. Após a resposta parabenize os participantes que responderam corretamente e fale sobre a importância da leitura da lição.
  4. Na ultima aula do trimestre e/ou fechamento da lição utilize um tempo de cerca de meia hora para fazer perguntas sobre as lições que foram estudadas. Divida os alunos em dois grupos e faça uma pergunta para cada grupo. Após a finalização das perguntas parabenize a todos por participarem da Escola Dominical, e não faça nenhuma recriminação ao grupo que perdeu, pois eles podem não ter respondido, mas são alunos da escola bíblica e merecem o seu respeito.
  5. Antes de cada tópico da lição faça uma pergunta que será respondida durante o tópico. Não faça a pergunta esperando resposta, faça como quem está apenas lançando uma questão que será respondida.
  6. Cite um versículo relacionado ao tema da lição e peça que alguém diga onde está localizado na Bíblia. Parabenize quem responder corretamente.
  7. Faça uma pergunta e peça que apenas uma das mulheres dê a resposta.
  8. Faça uma pergunta e peça que apenas um dos homens dê a resposta.
  9. Faça uma pergunta e peça que apenas um dos jovens dê a resposta.
  10. No final da aula peça para que os alunos escrevam uma frase sobre o que foi aprendido na lição, e avise que na próxima Escola Bíblica Dominical será entregue um presente - livro, CD, DVD, você decide - a melhor frase.
Gincana Bíblica EBD

Enfim as idéias são muitas, não deixem de acompanhar esta página que estaremos atualizando com as novas idéias!

Agradeço por sua visita, 

Gilliard Lima


Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.