Saber Fazer o Bem

Frases Evangélicas
Reflexão Bíblica

"Aquele, pois, que sabe fazer o bem e o não faz comete pecado." Tiago 4.17

O homem passa sua vida em busca de algo que justifique seus atos. Alguns poucos chegam mesmo a conseguir tal nível de abnegação que alcançam considerável limpeza espiritual, que conseguem abandonar e reprimir muitas atitudes que chamamos de pecado. E o que é o pecado? Consideramos como pecado aquilo que nos afasta de Deus, por ser contra Sua Vontade. Pecado é todo ato de desobediência a Deus. Quando Deus diz não matarás sabemos que matar é pecado. É comum considerar o "agir mal" como pecado, porém poucos entendem que o "não agir bem" também é um pecado.

Saber fazer o bem, poder fazer este bem e mesmo assim optar por não fazer o bem é pecado. Alguns - que buscam se justificar com seus atos de piedades - chegam a precipitada conclusão que estão perfeitas diante de Deus, quando estão longe de tal ponto, pois não me basta evitar o mal, eis que o fazer o bem é também apenas o princípio, porque mesmo diante da mais alta piedade e retidão o homem por sua própria natureza não pode alcançar a perfeição.

Estaria então o homem condenado a imperfeição e sem resgate para sua alma? Certamente não, pois Deus nos reservou um resgate para nossas almas. Jesus já se entregou por nossos pecados, e quem nele crê, e em Sua Palavra permanece, por Deus é Justifica, pois recebeu o presente de Cristo, e deixou de confiar em seus próprios méritos para ser vestido pela justiça dEle. Quando o recebemos, e com ele o perdão de nossos pecados, passamos a agir bem não por medo do inferno - que é lógico que buscamos evitar - mas por Amor Àquele que nos resgatou da escuridão. Passamos a temer unicamente a Deus, pois Ele é o Todo-Poderoso Criador do universo.

Então depois de tudo isto temos o que chamamos de novo nascimento, que faz com que a Alma renasça e seja limpa de todos os tipos de obras da carne, de toda mágoa, rancor, inveja, ciume, mentira ou desejo de se voltar contra Deus. E é desta forma que podemos cumprir integralmente este versículo sem errar: "Aquele, pois, que sabe fazer o bem e o não faz comete pecado."

As boas obras sem a fé em Jesus nada são, pois não se trata de uma transformação de dentro para fora, e apenas este tipo de transformação pode realmente fazer o homem chegar a praticar totalmente as boas obras. Porém, mesmo tendo recebido a Cristo como Único e Suficiente Salvador de nossa alma ainda corremos sérios riscos se deixarmos de olhar para Ele. Como está escrito: "E, por se multiplicar a iniquidade o amor de muitos se esfriará" (Mateus 24.12). Se olharmos para este mundo e para a iniquidade que se multiplica iremos sofrer com o esfriamento do amor, e passaremos a abandonar o Primeiro Amor, e deixaremos então de fazer o bem que sabemos fazer.

Durante muito tempo em minha vida não reconheci esta verdade, e acreditava mesmo que estaria tudo bem se apenas me esforçasse para evitar agir mal, até o momento que tive um encontro com Deus, e quando o encontrei ele me permitiu ver minhas grandes falhas. Ver que não bastava a piedade, nem mesmo as boas obras, mas me faltava a maior delas: fazer o bem que sabia fazer.

Assim como apenas o contínuo contato com o calor pode manter algo quente, apenas o constante contato com o Espírito Santo Consolador e com a Palavra de Deus pode nos manter verdadeiramente amando, pois Deus é Amor. (I João 4.8)

A pergunta que precisamos responder é: O que temos feito com o bem que sabemos fazer?

Vidas ansiosas estão a espera de uma palavra que lhe dê ânimo, que possa restituir sua esperança. E nós, o que poderíamos fazer para compartilhar a esperança que temos?

Vidas - todos os dias - são ceifadas sem esperança de Vida Eterna com Cristo, e nós o que fazemos? Ou melhor o que poderíamos fazer - o que saberíamos fazer - que de alguma maneira poderia mudar esta história?

A depressão invade casas e corações e com a alma abatida homens e mulheres passam por ti, e você que tem algo de bom a oferecer fica inerte? Tens recebido vida através das palavras de Deus? Compartilha então esta vida com as almas deprimidas.

Leva o bem que recebestes para os corações que necessitam também, e assim estará cumprindo a Lei de Deus, a Lei do Amor de Deus que provem de um coração sincero em servir a Cristo.

Que Deus lhe abençoe nesta caminhada!

Gilliard Lima


--- Artigo publicado originalmente no site FraseseReflexoes.Net ---

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.