Aliança Eterna - Gênesis 9


Aliança Eterna
Aliança Eterna


Clique aqui e receba estas Frases e Reflexões no seu email!



"E estará o arco nas nuvens, e eu o verei, para me lembrar da aliança eterna entre Deus e toda a alma vivente de toda a carne, que está sobre a terra."
(Gênesis 9.16)


Quem não conhece uma aliança? União de duas ou mais pessoas com um mesmo objetivo.

Neste caso (Aliança entre Deus e os homens) o objetivo é exatamente a união. O dilúvio tinha o objetivo de fazer separação entre o certo e o errado, de dar a humanidade uma segunda oportunidade, e de recuperar a união que havíamos perdido.

Veja que o Maior - Deus - procura o menor - o homem - para restaurar a aliança que havia sido rompida.

Precisamos entender que se alguém busca a restauração de uma aliança, este alguém não é a parte mais fraca, mas sim a parte mais forte. Não é fraqueza, é força. Apenas os fortes perdoam. Apenas os fortes amam. Apenas os fortes são capazes de se submeter a situações difíceis para alcançar objetivos maiores e mais duradouros. Buscar a restauração é para os fortes.

Deus, na sua inigualável força, tem continuamente nos buscado. O desejo de Deus é que ninguém se perca, mas que todos recebam o entendimento da verdade que liberta. A Aliança Eterna é para aqueles que estão dispostos a lutar, a vencer a si mesmo todos os dias, e permanecer nas Palavras de Jesus Cristo.

Sábio é aquele que busca meios de solucionar com simplicidade problemas complexos, sem gerar novos problemas. A sabedoria passa por conhecer e controlar o que se passa no interior, e em reconhecer quais são suas consequências. Precisamos desenvolver métodos que nos permitam manter em nossa mente apenas o que pode nos dar esperança.

Deus, na sua insondável sabedoria, fez questão de criar um meio de sempre se lembrar do momento em que fizera esta Aliança com os homens. Mesmo sendo Deus Onisciente Ele criou o Arco-íris para representar esta Aliança. Por que Ele fez isto? Por nós, para acrescentar nossa fé. Para que olhando para o arco nas nuvens Noé e seus descendentes se lembrassem que Deus prometera que não haveria mais de destruir com Dilúvio toda carne. Ele fez a Aliança para nos dar esperança.

Aliança é para não ser quebrada, Aliança Eterna é para não ser esquecida, para ser lembrada sempre. Para todo o sempre.

E esta é a Aliança que Deus deseja estabelecer com seus filhos: Uma inabalável, indestrutível e inesquecível aliança.
Uma Aliança Eterna.

Perguntas que geram Reflexão


1) O que eu tenho feito para fortalecer a aliança que tenho com Deus?

2) Sou eu que tomo a atitude de buscar a reconciliação, ou sempre sou o que fica esperando?

3) Faço parte do grupo dos fortes, ou faço parte do grupo dos fracos?

4) Deus nos deu uma nova oportunidade, o que temos feito com as oportunidades que Ele tem nos dado?

5) Desenvolvo táticas para lembrar de coisas boas ou somente das coisas ruins?

Reflexão que gera Atitude


1) Leia o capítulo 9 de Gênesis e medite em como Deus valoriza a Aliança. Siga o exemplo dEle a partir de hoje: Busque a reconciliação, Dê uma segunda (ou terceira, quarta, quinta,...) oportunidade, e desenvolva métodos para lembrar do que é bom.


Gilliard Lima


- Reflexão Bíblica publicada originalmente no site FraseseReflexoes.Net -

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.