Enquanto a Terra Durar - Gênesis 8


Reflexão Evangélica
Eterno x Temporal


Clique aqui e receba estas Frases e Reflexões no seu email!



"Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite não cessarão." (Gênesis 8.22)

Enquanto a Terra Durar


Deus havia criado a Terra, os animais, as plantas e o homem. Havia colocado o homem no jardim do Éden, e logo após a rebelião do homem o expulsou. A humanidade então se distanciou de Deus progressivamente, até que chegou ao limite e Deus decidiu que iria dar uma nova oportunidade ao ser humano. Ele escolheu então a Noé para ser um novo começo. Enviou o dilúvio, e após todos saírem da arca Noé edificou um altar ao Senhor. Foi neste momento que chegamos a este ponto:

"E o Senhor sentiu o suave cheiro, e o Senhor disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice, nem tornarei mais a ferir todo o vivente, como fiz. Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite não cessarão." (Gênesis 8.21,22)

Em meio a estes acontecimentos observamos a frase: "Enquanto a terra durar,...", e temos que concluir que isto significa que ela - a terra - não é eterna. A terra não dura para sempre. Enquanto a terra durar quer dizer que ela possui um fim. Isto pode parecer banal, mas imagine o mundo, imagine todo este complexo e gigantesco mundo. Ele está estabelecido na Terra. Toda esta organização humana, todo este sistema atual irá ter um fim. A economia, a ciência, a mídia, a tecnologia, tudo! Até a internet. Tudo isto terá um fim. O mundo é temporal. Passageiro.


Clique aqui e receba estas Frases e Reflexões no seu email!



O que é feito sobre bases sólidas terá capacidade de subsistir. O que é feito com bases fracas, que não permanecerão, irá ruir e por fim desaparecer. Se estivermos construindo nossa vida, nossa história, nosso futuro, olhando apenas para o mundo atual, precisamos estar cientes que não irá durar muito.

Deus nos chama para um compromisso eterno, um compromisso que não tem fim. Não tem data de validade. Não está vinculado ao tempo de duração da Terra. O Criador quer que sejamos benção para muitas outras pessoas. Para isto precisaremos apenas seguir suas orientações.

Quando Noé ofereceu holocausto sobre o altar ao Senhor, ele já havia passado por um dilúvio, ele já havia visto que a terra era algo pequeno e frágil diante da grandeza de Deus, algo que estava nas mãos de Deus. Algo que tem fim. Noé não olhou para o mundo destruído da época, nem para seus temores, nem para sua pequenez diante de um mundo gigantesco. Noé olhou para Deus, para Sua Eternidade, e para o Seu Poder. Noé confiava que este mundo pode passar, mas as Palavras de Deus não passarão.
Nós precisamos desta mesma fé.

A Terra não é nosso lar


A terra não foi feita para durar eternamente, ela não é o nosso lar. A terra não é o destino, é apenas a estrada. Ela é nossa habitação por um pouco de tempo. Considere no entanto a sabedoria de Deus e se prontifique a buscar a face do Todo Poderoso, para que você possa focar no que é eterno, no que é bom para sempre.

Perguntas que geram Reflexão


1) Meu foco está na eternidade ou no que é passageiro?

2) Como estou agindo com relação ao que é mais importante em minha vida?

Reflexão que gera Atitude


1) Faça uma lista de prioridades em sua vida e anote o que é eterno e o que não é eterno.

2) Vamos aprender junto sobre a sabedoria de Deus? Leia conosco o capítulo 8 do livro de Gênesis refletindo sobre o que podemos aprender sobre o que este mundo já passou.


Gilliard Lima


- Reflexão Bíblica publicada originalmente no site FraseseReflexoes.Net -

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.