A Oração de Quem Não Tem - Gênesis 20

A Oração de Abraão

A Oração de Abraão


"E orou Abraão a Deus, e sarou Deus a Abimeleque, e à sua mulher,
e às suas servas, de maneira que tiveram filhos;"
(Gênesis 20.17)

A Oração de Quem Não Tem


Em Tiago 5.16 lemos que "A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.". Ao meditar sobre a oração de Abraão com mais atenção precisamos nos lembrar de alguns fatos interessantes:

1° Abraão estava orando por alguém que acabará de lhe causar grande tristeza: Abimeleque.

2° Abraão orou ao Senhor pedindo que Deus novamente permitisse que as mulheres da casa de Abimeleque tivesse filhos, "Porque o Senhor havia fechado totalmente todas as madres da casa de Abimeleque," conforme Gênesis 20.18.

3° Abraão e Sara ainda não tinham filho.

Abraão estava orando crendo que Deus faria o que estava pedindo, pois era justo pensar assim, tendo em vista que Deus já havia se manifestado em muitas ocasiões dando livramentos, bençãos e respostas a Abraão. Nada mais justo da parte de Abraão do que retribuir a confiança de Deus confiando nEle.

Das três considerações acima a que mais me chama a atenção é certamente a terceira, pois Deus fez com que Abraão se tornasse o canal de uma benção para outra pessoa que ele mesmo desejava para si. Não é incomum este acontecimento, muitas vezes somos convocados a entregar para outras pessoas algo que ainda não temos. Alguém poderá dizer ao ouvir isto: "É impossível!" Pois eu lhe afirmo que ocorre mais vezes do que imaginamos, vejamos alguns exemplos:

- Nós somos convocados a levar a Vida Eterna aos outros, porém a nossa Vida Eterna ainda não recebemos do nosso Senhor.

- Paulo pregava e levava libertação as pessoas estando boa parte do tempo encarcerado.

- Jonas pregou aos Ninivitas as Palavras da Revelação da Misericórdia de Deus e ele mesmo não havia ainda recebido o Entendimento sobre a Misericórdia de Deus.

- José interpretou os sonhos dos outros prisioneiros e a libertação de um deles, estando ele também preso, estando ele também aguardando a realização de seus sonhos.

Algumas vezes seremos chamados nesta terra para ser Canal de Benção, normalmente este é o momento que antecede a nossa própria vitória. Quando Deus nos permite ser abençoadores, estamos a um passo de sermos abençoados. Precisamos estar alertas, pois pode acontecer a qualquer momento. O importante é estarmos com o coração puro, purificado para toda boa obra.

"Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam,
fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas." (Mateus 7.12)

A verdade é que este é um momento de prova, imagine como deve ter sido esta oração para Abraão, orar para que aquelas pessoas viessem a ter filhos, sabendo de tudo que ele mesmo havia passado por conta deste mesmo impedimento. Orar por outras pessoas pedindo a Deus que lhes dê o que tanto necessitamos é um ato de fé, de esperança e de amor. É uma genuína demonstração de amor, e se olharmos para as Sagradas Escrituras vamos entender que este acontecimento é realmente mais comum do que imaginamos.

Lembre-se: Quando Deus quer nos Abençoar Ele sempre nos colocará diante de alguém que necessita ser abençoado.
A nossa atitude nestes momentos falará mais alto que a nossa própria oração.

"Porque assim lhe amontoarás brasas sobre a cabeça;
e o Senhor to retribuirá." (Provérbios 25.22)

O título desta reflexão é "A Oração de Quem Não Tem", mas precisamos aqui fazer uma pequena correção e incluir uma simples palavra que faz toda a diferença: "A Oração de Quem Não Tem, Ainda!". Creia: É certo que Deus lhe fará acontecer o que você tem feito acontecer as outras pessoas, pois isto é justo. Creia, pois isto é justo!

Perguntas que geram Reflexão


1) Tenho pedido a Deus para abençoar? Mesmo aqueles que me fazem chorar?

2) Sou um canal de bençãos? Ou não deixo que a Benção de Deus alcance aos outros?

3) Tenho abençoado as pessoas que Deus coloca em meu caminho?

Reflexão que gera Atitude


1) Medite hoje no capítulo 20 de Gênesis.

2) Pense nas pessoas também não tem o que você está pedindo a Deus e comece hoje a orar por elas.

Gilliard Lima
- Reflexão Bíblica publicada originalmente no site FraseseReflexoes.Net -

Clique aqui e receba estas Frases e Reflexões no seu email!

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.