A Escravidão de Toda Uma Nação

Escravidão

Escravidão


"E os egípcios faziam servir os filhos de Israel com dureza;"
(Êxodo 1.13)

A Escravidão de Israel no Egito



Como vive alguém que tem que se sujeitar as regras impostas por uma outra nação? Como se sente um povo que está sob o terror da escravidão?

Hoje começamos a refletir sobre Êxodo, o segundo livro da Bíblia, que trata exatamente deste tema: escravidão.

No primeiro capítulo podemos ler que José e seus irmãos faleceram e depois de muitos anos se levantou um rei no Egito que não havia conhecido José, e não entendeu o quanto os filhos de Israel fizeram bem aos egípcios, nem mesmo se preocupava com isto, pois estava mais ocupado em temer a este mesmo povo, por que ele havia se multiplicado e se tornado extremamente poderoso.

O que ele fez então? Decretou dura servidão para os descendentes de Israel, e os fez sofrer de várias maneiras. Agora, uma pergunta antes de continuarmos: Como nós podemos entender melhor o que significa escravidão nestes "tempos modernos"? A resposta está na Palavra de Deus, em Provérbios 22.7 lemos que "O rico domina sobre os pobres e o que toma emprestado é servo do que empresta." Quando alguém contrai uma dívida, toma emprestado, se torna servo daquele que lhe emprestou, é um tipo de escravidão, a preocupação e a dependência que um empréstimo causa são provas desta verdade. Infelizmente nós não estamos livres desta situação, muitas vezes podemos entrar em um destes laços, que naturalmente não é nada confortável. Pois bem, de toda forma a comparação é apenas para mostrar que ainda hoje não estamos livres dela, mas é claro que foi muito mais pesada e triste a escravidão sofrida pelos Israelitas neste período no Egito, pois se estendia não a alguns indivíduos, mas a todo um povo.

Uma observação que temos que fazer aqui é que eles estavam longe da terra que Deus lhes havia prometido, a terra deles era Canaã, e eles agora estavam no Egito. Se tudo continuasse "as mil maravilhas" no Egito possivelmente eles nem iriam querer ir para Canaã. Na verdade, mesmo na escravidão mais dura, diante de grandes privações e fortes castigos, muitos deles não se animavam a sair do Egito, como veremos nos próximos capítulos. Portas fechadas nem sempre significam que temos insistir, muitas vezes significa que devemos olhar em outra direção. Temos que estar atentos, pois quando várias portas estão se fechando, Deus pode estar tentando chamar nossa atenção para buscarmos a terra que Ele nos prometeu. Precisamos estar atentos, pois Deus não usa somente palavras para falar com o seu povo.

Se não estivermos com os olhos abertos, deixamos de ver o que está a nossa frente. Se o povo de Israel não conseguisse entender que eles não eram "bem vindos" naquele lugar, não poderiam tomar a sábia decisão de partir. Necessário é estar disposto a se colocar de pé, e ir para onde Deus está a nos esperar. Isto pode não ser fácil, mas o caminho da terra prometida não é fácil, é recompensador. Fazer o que é certo custa mais do que fazer o que é errado, no momento presente. Com o passar do tempo, no entanto, aquele que faz o que é certo colhe frutos eternos, enquanto o que faz o que é errado colhe prejuízos eternos.

No primeiro capítulo de Êxodo vemos um povo sofrendo em meio a escravidão, mas também vemos que estar no lugar errado é o motivo de nossas maiores dores. Que possamos ter de Deus sabedoria para saber para onde ir a cada momento de nossas vidas, e ter coragem para sair de onde estamos sempre que a mudança for necessária para nos aproximarmos da vontade de Deus para nossas vidas.

Se estivermos no lugar errado precisamos olhar para a direção correta. Sempre há uma saída. Enquanto há vida, há esperança.

Perguntas para Reflexão:


1) Estou disposto a sair de onde estou se esta for a vontade de Deus?

1) A quem estou servindo, o que estou fazendo para buscar minha libertação?

Reflexão na Prática


Leia hoje o capítulo 1 de Êxodo e acompanhe aqui diariamente as reflexões sobre este maravilhoso livro.

Gilliard Lima

Seleção de Reflexões Evangélicas

Confira agora esta seleção de Reflexões Evangélicas!

- Reflexão Bíblica publicada originalmente no site FraseseReflexoes.Net -

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.