Determinação x Medo


Determinação x Medo


Determinação x Medo



"Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste."
(Gênesis 32.28)

Determinação x Medo


Jacó foi um homem que se destacou por sua determinação. Ele não olhava para a dificuldade, ou mesmo impossibilidade, de algo acontecer. Ele não desistia por existir um impedimento qualquer. Ao nascer não foi o primeiro, ele não tinha a primogenitura, mas quando teve uma oportunidade a comprou de seu irmão. Como primogênito agora teria direito a benção, porém seu irmão não estava muito a fim de ceder esta parte para ele. Então sua mãe lhe deu instruções especificas para que ele recebesse a benção de seu pai. E ele conseguiu o que passara a ser seu por direito, pois seu irmão não valorizou a benção de ser primogênito, antes disse: "de que me serve a primogenitura, se estou a ponto de desfalecer" (Gênesis 25.32). Em sua determinação para buscar a benção Jacó acabou atraindo sobre ele a irá de seu irmão Esaú. E neste momento teve que fugir da casa de seu pai, para que seu irmão não lhe tirasse a vida. Fugiu para a casa de Labão, seu tio, e lá trabalhou durante muitos anos por amar Raquel. Depois que Raquel teve José ele recebeu uma ordem de Deus dizendo para ele que voltasse para a casa de seu pai.

Quando ele está no caminho de volta o terror da possível vingança de Esaú vem sobre ele. Jacó ficou com medo. Temeu a tal ponto que imaginou como haveria de fazer escapar ao menos uma parte de sua família. Separou eles em dois grupos, enviou presentes para seu irmão, bem como servos que iam adiante anunciando a sua chegada, numa tentativa de aplacar a irá de seu irmão.

Mas mesmo com todos estes cuidados Jacó continuava com medo. Ele não sabia o que esperar de seu irmão depois de tantos anos longe. Todos nós temos que conviver com o medo ou a determinação. E nós só podemos escolher entre um deles. Jacó caminhava até este momento debaixo da determinação, mas pesava contra ele tudo o que havia feito para chegar até ali. Havia lutado com os homens para obter o que buscava, lutou até mesmo com seu irmão, e agora o preço de tudo isto estava se revelando, e ele não sabia ao certo se poderia pagar este alto preço. Jacó ouviu Deus falar com ele, mas a fé que o tornara determinado agora estava escapando como a água escorre entre os dedos das mãos.

Dúvidas pairavam como nuvem de tempestade acima de sua cabeça.
A determinação queria sair de cena para dar lugar ao medo.

Foi neste momento que tomou a decisão mais acertada de todas. Ele escolheu ficar sozinho com Deus. Passou toda sua família para o outro lado do ribeiro, bem como todos os seus bens, e ficou a sós com Deus. Nesta noite sem igual ele teve um encontro com Deus, e lutou por toda noite para ser abençoado. A benção que ele havia passado toda sua vida procurando enfim estava perto dele, a maior benção que ele poderia receber. Jaco, o enganador (Este era o significado do nome Jacó), lutou a tal ponto que por fim recebeu sua benção, não seria mais conhecido como o enganador, agora ele tinha um novo nome, seu nome seria Israel, ou seja, aquele que contende/luta/persevera com Deus.

Podemos afirmar que Jacó tinha mais de noventa anos quando esta luta aconteceu, ele passou uma vida sendo chamado de enganador (ou suplantador), e agora tinha o que tanto buscara: a Benção de Deus. Ele não desistiu, ele perseverou, por isto ele venceu.

O que fica de lição para nós?


Tenha em mente que a maior conquista de um homem é receber de Deus um novo nome, ou seja, uma nova oportunidade de passar a escrever sua história com um caráter transformado que se adquire através de um verdadeiro encontro com Deus.

O medo sempre nos atingirá se da fé nos desviarmos, mas no momento de medo a nossa segurança está em Deus.
Nele se refugie sempre que o medo se levantar.

Nas lutas da vida não desista. A vitória sobre qualquer dificuldade está em não desistir.

A Fé nas Palavras de Deus vence o Medo, seja qual for o seu tamanho.

Perguntas para Reflexão:


1) Tenho perseverado na presença de Deus buscando a sua benção?

2) Reconheço que a maior de todas as bençãos é ter o meu caráter transformado por Deus?

3) Quando tenho medo o que eu faço? Normalmente eu vou me encontrar com Deus?

4) Valorizo a benção de Deus como Jacó valorizava? Ou a desprezo como Esaú a desprezou?

5) A fé nos leva a agir com determinação, a dúvida nos faz viver com medo. O que vamos escolher?

6) Estou lendo a Bíblia todo dia? Se a resposta for não, te convido a continuar comigo a partir de hoje, começando por Gênesis 32 hoje, e prosseguindo com um capítulo por dia, até o último, se Deus quiser e se vivermos. Combinado?

Seleção de Reflexões Evangélicas


Confira agora esta seleção de Reflexões Evangélicas!

Gilliard Lima
- Reflexão Bíblica publicada originalmente no site FraseseReflexoes.Net -

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.