O Dever do Homem

O Dever do Homem

O Dever do Homem


"Então lhe disse Moisés: Em saindo da cidade estenderei minhas mãos ao Senhor; os trovões cessarão, e não haverá mais saraiva; para que saibas que a terra é do Senhor. Todavia, quanto a ti e aos teus servos, eu sei que ainda não temereis diante do Senhor Deus."
(Êxodo 9.29-30)

O Dever do Homem



Temor é reverenciar com devoção. Dar honra a alguém por considerá-lo superior era algo que Faraó não planejava fazer, pois não conseguia entender que alguém poderia estar acima dele. Ele não estava vendo a realidade, estava olhando para seus falsos deuses e para sua própria imagem, e seus olhos não viam bem. Sempre que olhamos na direção errada corremos o risco de não ver o que precisávamos ver. Quando não vemos a realidade tomamos decisões erradas, e a maneira mais comum de não ver a realidade é quando nos acostumamos com uma mentira a tal ponto que passamos a acreditar nela.

Vamos para um exemplo prático: você ouve noticias que o fazem acreditar que o dolar vai aumentar muito, então troca todo o dinheiro que tinha em reais por dólares, se depois de um tempo acontecer de o dolar cair o que acontecerá? você terá perdido seu patrimônio. Porque? Por que você acreditou em uma mentira. Nossas decisões são um resultado preciso e claro do que nós acreditamos. Se acreditarmos no que é verdade nossas decisões serão acertadas, se crermos na mentira erraremos dia após dia.

Pois bem, o Faraó acreditava que ele mesmo era um deus, e isto era mentira - é claro - ele era apenas um homem. Tomou então a decisão de enfrentar o único e verdadeiro Deus. Ele não podia temer a Deus, pois em seu coração não admitia conceder honra a alguém que não fosse ele mesmo. Os egípcios eram semelhante ao Faraó. Na verdade Deus dá aos homens um líder que possa representar o povo. Muitos reclamam das autoridades, mas poucos entendem que cada povo tem o líder que buscou, o líder que foi gerado em meio ao seu povo, em meio a tudo que o povo acredita.

Era certo que mesmo em meio as pragas que castigavam o Egito Faraó não se arrependeria, não temeria e não daria glória a Deus, mas também é certo que este é o único caminho para alcançar tanto o perdão quanto a misericórdia de Deus. Estejamos, pois, atentos e vigilantes para termos um coração que honra a Deus conforme a grandeza de seu poder, e que consequentemente é alcançado por sua graça e misericórdia continuamente.

"De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau."
(Eclesiastes 12.13-14)


Perguntas para Reflexão:


1) Reverencio ao Senhor como meu Deus diante dos homens, ou nego seu senhorio sobre minha vida?

Reflexão na Prática


Leia hoje o capítulo 9 de Êxodo.

Gilliard Lima

Seleção de Reflexões

Confira esta Seleção de Reflexões Evangélicas!

- Reflexão publicada originalmente no site FraseseReflexoes.Net -

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.