O Dia Em Que Tudo Mudou


Acredite em Deus


Os Sonhos de Deus Mudam a História



"Então mandou Faraó chamar a José, e o fizeram sair logo do cárcere; e barbeou-se e mudou as suas roupas e apresentou-se a Faraó."
(Gênesis 41.14)

"Tu estarás sobre a minha casa, e por tua boca se governará todo o meu povo, somente no trono eu serei maior que tu.
Disse mais Faraó a José: Vês aqui te tenho posto sobre toda a terra do Egito."
(Gênesis 41.40-41)

A Prisão é por um Tempo, O Reino é para Sempre


Dois anos haviam se passado desde o dia em que José interpretara o sonho do copeiro de Faraó. E José continuava preso. Um homem que tinha sonhos. Estava preso por um crime que não cometera. Mas Deus estava com ele.

Quantas vezes passamos por tempos difíceis, de prova e dor, de sofrimento e angústia. Estes momentos não são de conhecimento de nossos irmãos, nem de nossos familiares. São passados sozinhos, longe de todos que poderiam - ou deveriam - nos ajudar. Quando isto acontece podemos nos voltar contra Deus, ou nos voltar para Deus. Se entendermos que Deus sabe o que faz, que Ele conhece o melhor caminho, vamos nos voltar para Deus. Se olharmos apenas para nossas feridas e tristezas, poderemos nos voltar contra Deus, e este é um caminho muito perigoso.

Estando na prisão José já havia ajudado duas outras pessoas a entender seus sonhos, ele havia participado da realização do sonho do copeiro de Faraó. Porém os sonhos de José - até aquele dia - continuavam sem realização. Ele poderia ter se angustiado, ter entrado em depressão, se lamentado e até mesmo duvidado dos seus sonhos, mas não não foi isto que ele fez, José - felizmente - se voltou para Deus. Ele não estava sozinho no cárcere, ele estava com Deus. Não havia perdido a fé, estava mais firme do que nunca, pois sabia que Deus o haveria de auxiliar em todos os momentos.

Em um determinado dia, Deus deu a Faraó um sonho, um não, dois sonhos, que o deixaram angustiado. Ele chamou todos os seus conselheiros e os mais destacados de seus súditos, porém ninguém conseguia lhe dizer o que significavam aqueles sonhos. Neste instante o copeiro de faraó, que havia estado com José no cárcere se lembrou dele, e disse que sabia quem daria ao Faraó a interpretação destes sonhos. Rapidamente José foi levado a presença de Faraó e Deus lhe deu entendimento sobre o que significavam os dois sonhos. Ao ver como Deus abençoara a José com entendimento e sabedoria, Faraó entrega a José o governo de toda a terra do Egito.

Em só dia, em um dia determinado por Deus, José vai de Prisioneiro de Faraó a Governador do Egito. Isto porque ele não duvidou, não se voltou contra Deus, mas permaneceu firme, mesmo com todas as circunstâncias desfavoráveis. Olhe que Deus tem lhe dado sonhos também, a você que medita nesta reflexão, e talvez esses sonhos estão parecendo distantes e impossíveis, pode bem ser que não queira nem mesmo pensar sobre eles hoje, mas não se esqueça: uma Palavra de Deus muda qualquer circunstancia. Deus quer que sejamos bençãos nesta terra, bem pode ser que no caminho da sua benção Ele queira lhe usar para abençoar outras pessoas. Pode ser que antes de realizar os seus sonhos Deus te faça realizar os sonhos de outras pessoas.

E aí, o que acha de ser benção e realizador dos sonhos das outras pessoas, está disposto? Então, levante-se, tome folego, se aproxime de Deus e fique firme, pois pode até estar passando por um tempo no cárcere, mas chegará o dia em que, libertos pelo Senhor, reinaremos com Ele.

Talvez você já tenha auxiliado outras pessoas a sair de suas prisões, e até agora mesmo ainda se vê preso a suas próprias impossibilidades, dificuldades e problemas. Talvez você já tenha participado dos sonhos dos outros, e ainda não viu o seu próprio sonho "sair do papel". Pode ser que esta seja a sua realidade hoje, porém, pelos olhos da fé veja uma outra realidade: a realidade que somente quem crê pode ver, a realidade de que o impossível é a rotina de Deus. A realidade que a cada dia que passa o dia determinado por Deus se aproxima +&+ [mais e mais]. Os lugares que passamos e as dificuldades que enfrentamos são apenas um rápido treinamento para aproveitarmos melhor as vitórias que teremos. José sofreu até os 30 anos, mas depois disto reinou por outros 80. Pense nisto!


"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito."
(Romanos 8.28)

Não se esqueça que Deus determinou um dia para José se tornar governador, Deus também tem um dia determinado para mudar nossa história. Haverá um dia em que tudo irá mudar, só precisamos acreditar e este dia chegará.

Acredite em Deus, independente das circunstancias!

Perguntas para Reflexão:


1) Estou decidindo me voltar para Deus enquanto aguardo a realização de meus sonhos?

2) Estou disposto a abençoar outras vidas enquanto minha benção não chega?

3) Estou lendo um capítulo da Bíblia por dia?

Reflexão na Prática


Leia hoje o capítulo 41 de Gênesis.

Feche os olhos agora e fale com Deus sobre os seus sonhos, agradeça por Ele ter lhe dado estes sonhos.

Seleção de Reflexões Evangélicas


Confira agora esta seleção de Reflexões Evangélicas!

Gilliard Lima
- Reflexão Bíblica publicada originalmente no site FraseseReflexoes.Net -

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.