Vizinhos de Deus


Vizinhos de Deus


Morada do Altíssimo



"Depois disse Deus a Jacó: Levanta-te, sobe a Betel, e habita ali; e faze ali um altar ao Deus que te apareceu, quando fugiste da face de Esaú teu irmão."
(Gênesis 35.1)

Vizinhos de Deus


Betel significa "Casa de Deus". Este foi o lugar que Jacó viu a escada que subia ao céu quando era jovem e estava fugindo de Esaú. Agora Deus o convocava para ir morar lá. A casa de alguém é em uma rápida análise o lugar primeiro onde pode ser encontrado, por este raciocínio deduzimos que este era o meio pelo qual Deus estava dizendo a Jacó: vem morar comigo, ou ainda: quero você perto de mim.

Deus fez a Jacó/Israel este convite, pois desde a criação tinha como objetivo desenvolver uma profunda amizade com o ser humano, mas conforme podemos observar nos próximos capítulos do livro de Gênesis, isto não foi suficiente para que o homem entendesse e valorizasse a amizade de Deus. O homem pode ir a casa de Deus e não habitar com Deus, precisamos mais do que isto para sermos amigos de Deus. Um amigo não é aquele que frequenta a sua casa, mas aquele que tem acesso ao seu coração. O amigo mora no nosso coração. Não basta ser "vizinhos de Deus", precisamos ser morada de Deus.

Como podemos ser morada de Deus? A resposta vem logo a seguir neste mesmo capítulo:

"Então disse Jacó à sua família, e a todos os que com ele estavam: Tirai os deuses estranhos, que há no meio de vós, e purificai-vos, e mudai as vossas vestes." (Gênesis 35.2)

1° Tirar os deuses estranhos - Só há um Deus, e espaço para um único Senhor em nosso coração, não podemos servir a dois senhores, o primeiro passo é ter espaço apenas para o Verdadeiro Deus em nosso coração, amando-o acima de tudo. Jacó, agora chamado de Israel, sabia disto e foi a primeira atitude dele ao ir para a Casa de Deus.

2° Purificai-vos - Não basta eliminar os deuses que estavam tomando o lugar do Verdadeiro Deus, precisamos também dar um fim em tudo o que eles originaram em nossa vida. De pensamentos a palavras, de preconceitos as falsas verdades, dos costumes as tradiçoes, tudo precisa ser purificado. Como? Pelo constante ouvir da Palavra do Verdadeiro Deus. Eles estavam subindo para Betel, e para isto precisavam estar purificados, e isto dependia deles.

3° Mudai as vossas vestes - Aqui temos as vestes, que representam a justiça que cobre nossas falhas, a justiça que cobre o que nos causa vergonha. Hoje - pela Graça de Deus - temos a oportunidade de sermos justificados através da Justiça de Cristo, e por seus atos de Justiça recebermos perdão, aceitando que o que Ele fez, fez por nós, porque sabia que nós não conseguiríamos, Ele se propôs a ser Justo em nosso lugar. Se aceitarmos esta Oferta de Deus, seremos por Ele justificados, e novas Vestes espirituais receberemos. Na verdade o homem não pode, por mais que tente, se justificar diante de Deus, mas Deus pode justificar o homem, e Deus escolheu fazer isto para todo aquele que aceitar o sacrifício de Cristo Jesus. As vestes seriam mudadas, antes de ir para a presença de Deus.

Deus sempre buscou a presença do homem, não é interessante? O Criador sempre desejou estar conosco, e por que? Porque Ele nos ama. E nós, como estamos retribuindo tanto amor? Estamos também buscando a presença dEle? Eis que hoje ele não faz como nos tempos de Jacó, quando ele dizia vai para Betel, hoje Ele diz: Torna-te em Betel, pois quero habitar contigo. Ele te convida a ser Morada de Deus, e você aceita o convite? Então siga os três passos acima e Ele estará contigo nesta caminhada.

Hoje Ele está dizendo:

Eu Quero Estar Perto de você, se quiseres, vou hoje morar contigo.
E ao fim desta jornada te levarei para morar eternamente comigo.

Deus te ama tanto que não quer ser apenas seu vizinho, Ele quer morar com você!

Perguntas para Reflexão:


1) Algo, ou alguém, tem tomado o lugar de Deus em meu coração?

Seleção de Reflexões Evangélicas


Confira agora esta seleção de Reflexões Evangélicas!

Gilliard Lima
- Reflexão Bíblica publicada originalmente no site FraseseReflexoes.Net -

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.