A Glória de Deus

A Glória de Deus

A Glória de Deus


"Porquanto a nuvem do Senhor estava de dia sobre o tabernáculo, e o fogo estava de noite sobre ele, perante os olhos de toda a casa de Israel, em todas as suas jornadas."
(Êxodo 40.38)

A Glória de Deus



O livro de Êxodo conta a história de Israel, desde o momento em que era escravo no Egito até a construção do tabernáculo. Saíram da Terra da Dor para o Reino da Paz, do Período de Provação para o Tempo da Manifestação da Glória de Deus.

Eles passaram por muitos momentos difíceis, mas também por muitas vitórias. Sofriam como escravo, mas Deus lhes enviou Moisés - a quem haviam rejeitado - como seu libertador. Eram castigados no Egito, porém Deus retribuiu aos Egípcios com as Dez Pragas que enviou sobre Faraó e seu povo. Perderam muitos anos naquele pais, mas agora Deus começava um novo tempo para Israel, Deus dava início ao Calendário deles, instituindo o seu primeiro dia, a partir do qual haveriam de contar seus dias. Passaram por muitas privações, mas quando saíram do Egito Deus os supriu de todas as maneiras, enviando maná do céu para alimento e fazendo com que da Rocha brotasse água para saciar a sede de seu povo. Deu ao povo também os Dez Mandamentos, pelos quais - se os cumprissem - viveriam. E por fim instituiu um meio pelo qual manifestaria Sua Presença e Sua Glória aos Filhos de Jacó: o Tabernáculo.

"E disse o Senhor: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores." (Êxodo 3.7)

Em meio a escravidão o Povo de Israel clamou, e Deus os ouviu, os libertou, e lhes revelou a Sua Glória. Se Deus muda a história de uma nação, o que Ele não pode fazer por um homem ou uma mulher que clamar por socorro? Certamente Ele é poderoso e bom para nos atender, mesmo que estejamos tal qual o povo de Israel: cheio de imperfeições. Não importa a situação que você está agora, o importante é confiar que Deus é poderoso para transformar a nossa história, nos dar uma nova oportunidade e cumprir todas as suas misericórdias sobre nossas vidas. Creia, e faça o que Senhor tem lhe ordenado, e assim como o Povo de Israel, verás também a Glória de Deus se manifestar em sua vida.

"Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?" (João 11.40)

Perguntas para Reflexão:


1) Tenho buscado ao Senhor para receber libertação do que está me prendendo a este mundo?

Reflexão na Prática


Leia hoje o capítulo 40 de Êxodo.

Gilliard Lima

Seleção de Reflexões

Confira esta Seleção de Reflexões Evangélicas!

- Reflexão publicada originalmente no site FraseseReflexoes.Net -

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.